Mecalux, eleita pela Airbus para equipar seu armazém em Hamburgo

08 nov 2021

Mecalux foi eleita pela Airbus, líder mundial na fabricação de aeronaves, para instalar diferentes sistemas de armazenamento de modo a agilizar os fluxos, maximizar a capacidade e otimizar o espaço em seu armazém em Hamburgo, uma importante cidade portuária localizada no norte da Alemanha.

Armazém da Airbus em Hamburgo com peças para fabricação de aeronaves

Mecalux ofereceu uma solução de logística global, composta por um circuito de transportadores em espiral, destinado a movimentação automática de caixas, canais dinâmicos para paletes, estantes cantilever e estantes para paletes e picking.

Os transportadores permitem a movimentação automática de mercadoria de modo a reduzir os movimentos dos operadores e agilizar os fluxos de movimentação. Os transportadores de caixas irão conectar diferentes áreas do armazém da Airbus, enquanto os canais dinâmicos para paletes transportam os paletes para a área de expedição.

As estantes para paletes caracterizam-se por serem altamente versáteis e resistentes a todos os tipos de cargas. Deste modo, e colocando estantes fechadas em alguns níveis, a Airbus pode armazenar diferentes tipos de paletes com segurança. As estantes de picking, tanto M3 como M55, também apresentam um alto grau de resistência, podendo armazenar caixas individuais ou produtos avulsos. Por último, as estantes cantilever foram utilizadas para o armazenamento de mercadoria de grande comprimento ou comprimentos variáveis. Como nas estantes de paletes, as estantes foram colocadas de forma a armazenar praticamente qualquer tipo de produto.

Esses três sistemas de armazenamento, além de permitirem à Airbus organizar um estoque tão variado de forma eficiente, caracterizam-se por oferecer acesso direto à mercadoria, fato essencial para agilizar a preparação de pedidos.

A solução global da Mecalux, que inclui sistemas de armazenamento e transporte, ajudou a Airbus a ter uma logística eficiente e competitiva. Tudo isso com o objetivo de continuar a ser uma referência internacional no setor aeroespacial.