Jim Sports ampliará as funcionalidades do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS

28 jul 2022

A distribuidora de materiais esportivos implementará três funcionalidades adicionais que melhorarão seus processos e facilitarão um controle rigoroso de 15.000 referências em tempo real.

Easy WMS no armazém da distribuidora de materiais esportivos Jim Sports

“Jim Sports cresceu muito nos últimos anos e nossa forma de trabalhar teve que se transformar para se adaptar às mudanças. Se quisermos nos manter competitivos, precisamos ampliar o gerenciamento digital dos processos no armazém”, explica Javier Casal, diretor de Operações de Jim Sports.

Em seu centro de distribuição em Palas de Rei (Lugo, Espanha), equipado com um armazém automático de paletes, Jim Sports utiliza o software Easy WMS da Mecalux para gerenciar a mercadoria. A empresa sempre recorreu à digitalização para organizar os produtos e otimizar as operações do armazém. “Em um mercado tão exigente como o nosso, o tempo é crucial para atender às necessidades dos clientes. Para que a cadeia de abastecimento seja suficientemente fluida, é fundamental ter um armazém organizado, em que o espaço seja bem aproveitado”, afirma Casal.

Jim Sports ampliará o Easy WMS com três módulos para automatizar, padronizar e analisar o maior número possível de tarefas do armazém: Software de Slotting para armazéns, Supply Chain Business Intelligence e Software para gestão da expedição logística.

O Software de Slotting para armazéns é um sistema que ajudará a Jim Sports a determinar a localização ideal para cada referência. Com uma boa distribuição e organização da mercadoria, a empresa obterá maior eficiência na preparação de pedidos e no abastecimento. “Temos cerca de 15.000 referências diferentes que variam consoante a época do ano e as tendências do mercado. Um número tão grande de artigos requer uma boa organização. Com este módulo, esperamos poder analisar melhor a rotatividade de artigos, a rota do picking e a sazonalidade para atribuir a melhor localização a cada produto”, afirma o diretor de Operações.

Por sua vez, o Supply Chain Business Intelligence é um programa projetado para controlar com precisão o status do armazém e, assim, ajudar os gerentes de logística a tomar decisões estratégicas de melhoria. “Queremos analisar constantemente o funcionamento do armazém e a produtividade das operações. Com a ajuda dos dados, conseguiremos detectar e solucionar no menor tempo possível qualquer ponto fraco ou desvio que ocorra em nossos processos logísticos”, afirma Casal.

Por fim, a empresa também implementará o Software para gestão da expedição logística, um módulo que automatizará o gerenciamento dos envios e que o armazém comunicará com as diferentes agências de transporte para lhes enviar os dados necessários ao gerar as etiquetas e o tracking number. “Nosso principal objetivo com este módulo é reduzir processos na fase de expedição, economizar tempo, otimizar recursos e, em última análise, ser mais eficiente. A integração com as agências de transporte é, sem dúvida, um dos pontos mais interessantes deste programa, pois, atualmente perdemos tempo entrando no aplicativo de cada transportadora para gerar as etiquetas”, completa Casal.

Com os três módulos adicionais do Easy WMS, Jim Sports se beneficiará de uma cadeia de suprimentos muito mais controlada e otimizada. Os operadores seguirão as instruções do software para concluir as diferentes tarefas de forma eficiente, rápida e sem risco de erros.

Sobre Jim Sports: compromisso com o esporte

Jim Sports é um dos maiores distribuidores de materiais esportivos em Espanha. A empresa dedica-se à comercialização de equipamentos esportivos das principais marcas do mercado em mais de 30 países. Entre as 15.000 referências que tem em estoque, encontram-se artigos para a prática de qualquer esporte, desde o atletismo e natação ao padel ou basquetebol.