Armazenamento semiautomático de 'big-bags'

05 mai 2021

O operador logístico SATAR equipará seu novo armazém em Agen (sul da França) com treze blocos de estantes com o sistema Pallet Shuttle semiautomático. Seu objetivo é claro: otimizar a área de armazenamento.

Sistema Pallet Shuttle no armazém do operador logístico SATAR na França

No novo centro, especificamente desenvolvido para o armazenamento de sementes de cereais em big-bags, a mercadoria será administrada de acordo com os critérios LIFO ou FIFO. As estantes terão 9,5 m de altura e quatro níveis de armazenamento. No total, cerca de 4.400 paletes de 1.000 x 1.200 mm serão armazenados em canais com capacidade para no máximo 15 paletes de profundidade.

O principal benefício que este sistema proporcionará é a utilização de espaço, além de reduzir os tempos de carga e descarga de mercadoria das estantes. Ao evitar que o caminhão entre nas ruas, o risco de acidentes ou danos às estantes será reduzido a praticamente zero. Os operadores utilizarão um tablet com conexão wi-fi para transmitir os pedidos aos carros motorizados.

O sistema Pallet Shuttle não é novo na SATAR. Já equipamos um dos nossos armazéns em Agen em 2015 e agora temos uma capacidade de armazenamento para 5.000 paletes. Na época, éramos os pioneiros no uso desta solução de armazenamento porque ninguém a havia usado para armazenar big-bags antes. Além de reduzir o número de operadores que trabalham com este sistema de armazenamento, o carro motorizado aumenta consideravelmente o número potencial de referências e paletes armazenados. O fato de já conhecermos o sistema e o aconselhamento sempre profissional da equipe técnica da Mecalux fez-nos voltar a escolher esta solução.

Nicolas Laveau, Responsável de Logística SATAR

Quem é SATAR

SATAR é um reconhecido operador logístico no sul de França que oferece serviços de armazenamento e transporte de frutas e vegetais, sementes e produtos industriais de todos os tipos. Atualmente, a empresa possui centros logísticos em Carbon Blanc (7.000 m²), Marmande (4.000 m²), Agen (18.000 m²) e Montauban (4.000 m²). SATAR é uma empresa subsidiária do grupo Primever Network, um dos principais players franceses especializados na logística e transporte de frutas e legumes.