Análise preditiva em armazéns: logística preparada para o futuro

28 out 2022
VISÃO EMPRESARIAL

A análise preditiva em armazéns consiste na aplicação de um conjunto de técnicas e tecnologias como análise de dados, inteligência artificial ou machine learning com o objetivo de otimizar os processos logísticos, entender o comportamento do cliente e antecipar as mudanças do mercado antes que elas ocorram. Mecalux aplica análises preditivas para planificar a demanda e configurar cenários que ajudam as empresas a se adaptarem a ambientes em constante mudança.

Mecalux aplica a análise preditiva em armazéns

A logística é cada vez mais exigente: as empresas devem adotar estratégias flexíveis para enfrentar as flutuações do mercado, se adaptar a mudanças nos hábitos de consumo dos clientes, garantir entregas no menor tempo possível e alcançar a máxima eficiência em todas as operações, entre outros desafios.

Como as empresas podem se adaptar rapidamente às mudanças, sem deixar de atender às necessidades de seus clientes?

Uma das soluções mais eficazes é a análise preditiva, pois, permite antecipar as necessidades crescentes da cadeia de suprimentos. Com a análise preditiva, as empresas podem prever a demanda, bem como organizar tarefas de armazenamento e preparação de pedidos com antecedência.

A análise preditiva está em alta. As empresas estão reformulando suas cadeias de suprimentos, com a ajuda de tecnologias avançadas e análise de dados, para obter maior lucratividade. De acordo com o relatório Innovation driven resilience, publicado pela consultoria Deloitte e associação norte-americana Material Handling Industry Association, 31% das empresas já utilizam análises preditivas em seus negócios e a taxa de adoção deve subir para 48% nos próximos cinco anos.

O que é análise preditiva?

A análise preditiva consiste em aplicar diferentes técnicas estatísticas aos dados gerados no armazém para realizar uma análise detalhada de todas as operações, planificar recursos, medir o desempenho do negócio e tomar decisões estratégicas. Embora não preveja o futuro, a análise preditiva em armazéns contribui para criar modelos matemáticos que determinam o grau de probabilidade de qualquer cenário com base em padrões e tendências.

Um armazém gera um volume muito grande de dados com um enorme potencial. A análise preditiva utiliza um grande conjunto de dados atuais e históricos para prever cenários e melhorar a tomada de decisões empresariais. Com estas informações, as empresas podem prever o número de produtos a armazenar para cada referência, o espaço para armazenar os artigos, o número de operadores e turnos necessários ou o estoque de segurança para evitar interrupções no serviço.

A análise preditiva utiliza dados históricos do armazém para prever cenários e facilitar a tomada de decisões estratégicas

Um relatório de MIT Center for Transportation & Logistics mostra exemplos de empresas que estão aplicando com sucesso a análise preditiva em suas cadeias de suprimentos: de uma agência marítima capaz de prever quando descarregará contêineres e quando as transportadoras estarão disponíveis para o próximo carregamento, a uma empresa capaz de antecipar o momento ideal para efetuar os envios. Com a análise preditiva, as empresas procuram minimizar os riscos em suas cadeias de suprimentos e evitar possíveis interrupções e atrasos.

Como a Mecalux aplica a análise preditiva?

A Mecalux Software Solutions, divisão da Mecalux dedicada ao desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS, aplica a análise preditiva para detectar pontos de melhoria na cadeia de suprimentos. Utilizado em mais de 1.000 instalações em 36 países, o software Easy WMS pode ser implementado em centros logísticos com operação manual ou automática.

Mecalux analisa os dados sobre o desempenho do Sistema de Gerenciamento Easy WMS, bem como os movimentos que ocorrem no armazém. Com todas essas informações, são criados modelos estatísticos sobre a logística do cliente e são feitas previsões projetando possíveis cenários.

Através da ferramenta Easy Monitor de Mecalux, as empresas podem monitorar tudo o que acontece em seus armazéns para reagir de forma proativa a qualquer possível incidente ou queda de desempenho. O programa coleta dados no armazém e aplica estratégias de machine learning para analisar a situação e ajudar os clientes a tomar decisões para melhorar o desempenho das operações.

A análise preditiva aplica técnicas estatísticas aos dados do armazém.

Por meio da análise preditiva, Mecalux aconselha e propõe soluções flexíveis que ajudam os clientes a enfrentar os desafios em três processos-chave da cadeia logística: preparação de pedidos, gerenciamento de estoque e expedição de mercadorias.

Melhoria na preparação de pedidos

Um dos desafios de qualquer armazém é o gerenciamento de um número crescente de pedidos. A análise preditiva permite que o picking seja organizado com antecedência, considerando variáveis como o tamanho e o número de pedidos a serem preparados, os operadores necessários para realizar a tarefa e a velocidade necessária para garantir entregas em 24 horas.

Com a análise preditiva, Mecalux pode prever o número de artigos que um pedido deve incluir sem conhecer o volume dos produtos. O objetivo é saber com antecedência o espaço necessário para armazenar os pedidos preparados: o sistema pode saber quanto as caixas de pedidos vão ocupar antes mesmo de serem preparados.

A análise preditiva também contribui para a planificação da preparação dos pedidos, de modo a evitar atrasos e garantir a expedição da mercadoria no prazo. Por exemplo, as empresas podem antecipar o tipo de contêiner ou caixa mais adequado para embalar os produtos, ou quanto tempo levará para concluir um pedido.

Gerenciamento eficiente do estoque

Uma organização eficiente do estoque através de análises preditivas é essencial para poder realizar todas as operações do armazém. As empresas podem prever uma estratégia de slotting, ótima distribuição de estoque, que garante o desempenho da instalação.

Mecalux utiliza dados históricos para fazer previsões de vendas e consumo de artigos. Com dados objetivos sobre seus produtos e vendas previstas, as empresas podem definir um estoque de segurança confiável para atender às necessidades dos clientes. A aplicação da análise preditiva no gerenciamento de estoque permite evitar o excesso de mercadorias no armazém, o que pode causar a deterioração dos artigos e aumentar os custos de armazenamento, ou a quebra de estoque, que ocorrem quando a empresa não possui os artigos que os clientes solicitaram.

Eficiência nas expedições

A prioridade de qualquer negócio é garantir que os pedidos sejam enviados a tempo. A aplicação de análises preditivas na fase de distribuição de mercadorias permite traçar estratégias para programar a ocupação das docas de carga, planificar rotas de distribuição e otimizar a comunicação com as agências de transporte.

Com a análise preditiva, as empresas podem detectar antecipadamente se pode haver algum risco que impeça que um pedido seja preparado dentro do prazo estimado.

Com essas informações baseadas em dados objetivos, as empresas podem tomar decisões como, por exemplo, habilitar um posto de picking adicional ou alocar mais pessoal para a operação de expedição de mercadorias. O objetivo básico é garantir a entrega dos pedidos aos clientes no destino e horário acordados.

Análise preditiva: o poder dos dados

Dados impulsionam o crescimento econômico das empresas. Ao medir todos os processos, as empresas obtêm um mapa detalhado da situação e do nível de qualidade de suas instalações logísticas. A análise preditiva proporciona maior controle das operações e permite a aplicação de medidas que antecipam processos ideais para se adaptar a ambientes em mudança.

Com todas as informações geradas diariamente em um armazém, a análise preditiva tem um enorme potencial para avaliar o modelo de negócios atual e introduzir melhorias estratégicas para enfrentar qualquer possível mudança no mercado. Mecalux utiliza a análise preditiva para ajudar seus clientes a modernizar suas cadeias de suprimentos e adaptá-las às novas necessidades com maior eficiência.