A empresa de packaging Intermark elimina erros em seu armazém digitalizado

A empresa de packaging Intermark elimina erros em seu armazém digitalizado

A empresa de embalagem e etiquetagem Intermark centralizou toda sua logística em um novo armazém de 2.500 m² gerenciado pelo software Easy WMS da Mecalux.

Intermark

O distribuidor de produtos de embalagem e rotulagem Intermark centralizou sua logística em um novo armazém equipado com o Easy WMS. O software rastreia a movimentação de mercadorias e, ao enviar instruções aos operadores, evita erros na preparação de pedidos.

Intermark: produtos de embalagem e etiquetagem

A Intermark é uma distribuidora de produtos de embalagem e rotulagem para grandes empresas. Em seus primórdios, fabricava sacolas plásticas e, com o tempo, acrescentou produtos de embalagem e rotulagem ao seu catálogo. O portfólio de produtos da Intermark se expandiu ao longo dos anos e hoje ela colabora com fabricantes conhecidos do setor em todo o mundo para oferecer soluções personalizadas a um preço competitivo.

  • Ano de fundação: 1972
  • Produtos: sacolas, envelopes, artigos para etiquetar e identificar mercadorias e embalagens para indústrias
  • Clientes: +1.500
  • Presença: Espanha e Portugal
  • Referências em estoque: 1.490

 

DESAFIOS

  • Centralizar toda a logística em um único armazém.
  • Eliminar erros na preparação de pedidos.
  • Acelerar a expedição de mercadorias.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Estantes para paletes.

BENEFÍCIOS

  • Controle exato de 1.490 referências em tempo real.
  • Preparação de pedidos mais eficiente graças às instruções precisas do Easy WMS.
  • Estratégia de cross-docking: distribuição imediata da mercadoria solicitada pelos clientes.

 

A empresa de embalagens e rotulagem Intermark lançou um plano de expansão do seu negócio que consistiu em transformar e modernizar toda a logística.

Antes, a empresa tinha um armazém que se tornou pequeno demais para armazenar toda a mercadoria, desde envelopes acolchoados até lacres de segurança. "A operação do armazém era rudimentar e manual", diz Sergi Jané, do Departamento de Engenharia de Intermark. À medida que o número de artigos e pedidos aumentava, o gerenciamento manual do armazém não era mais eficiente para a Intermark, que também desejava expandir seus negócios.

A preparação de pedidos era uma das operações que a empresa precisava melhorar. “Utilizávamos o software de gerenciamento empresarial para descobrir quais pedidos tínhamos que preparar. Os operadores, com uma lista impressa, percorriam o armazém localizando as referências”, acrescenta Jané.

A empresa também terceirizava o gerenciamento de alguns de seus produtos através de um operador 3PL. Determinada a prestar um melhor serviço aos clientes e a realizar um controle mais rigoroso de todas as mercadorias, a Intermark decidiu integrar a logística num único armazém de quase 2.500 m² em Terrassa (Barcelona), onde armazena 1.490 referências de características, dimensões e rotatividade variáveis.

Ao inaugurar o armazém, a Intermark aproveitou para modernizar a cadeia de suprimentos: “Um sistema capaz de gerenciar e otimizar os processos dentro do armazém era essencial”, diz Jané. A empresa digitalizou todas as suas operações logísticas com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, uma solução tecnológica que visa manter o controle preciso das referências com um objetivo básico: consolidar o crescimento da empresa.

O Easy WMS foi integrado ao ERP SAP da Intermark de modo a tornar todos os processos logísticos rentáveis. O software da Mecalux controla o gerenciamento de estoques em tempo real e rastreia exaustivamente os movimentos e tarefas do armazém. "O Easy WMS tem duas interfaces: no computador desktop, para os gerentes de armazém verificarem o desenvolvimento de tarefas, e nos terminais de radiofrequência, que os operadores utilizam para receber instruções sobre como realizar qualquer trabalho", explica Jané.

Operações otimizadas

“Com o Easy WMS, notamos uma melhoria notável na forma como trabalhamos. Graças ao recebimento das instruções pelos terminais de radiofrequência, os operadores são mais rápidos e o risco de errar é mínimo”, diz Jané.

O Easy WMS intervém em todas as operações do armazém e acompanha o desenvolvimento dos processos. “A característica que mais gostamos no software é o controle que ele exerce sobre todas as operações”, diz Jané. “Antes de instalar o Easy WMS, quando havia um desequilíbrio no estoque, tínhamos dificuldades para resolver e detectar a origem do problema. Agora, com o software Mecalux, temos um registro exato das movimentações de mercadorias e um histórico de entradas e saídas. A rastreabilidade dos produtos tem contribuído para melhorar o gerenciamento e evitar erros”, acrescenta Jané.

O software logístico começa a gerenciar as operações quando o armazém recebe os produtos que os fornecedores enviam da Alemanha, China, Coréia, Índia ou Turquia. Com o terminal de radiofrequência, os operadores leem o código de barras nos paletes para que o Easy WMS atribua uma localização a cada artigo, considerando a referência e o nível de exigência.

A distribuição ideal da mercadoria no armazém resultou em uma operação mais fluida e eficiente. Os artigos são organizados estrategicamente para facilitar as entradas e saídas (por exemplo, os produtos com maior demanda ficam localizados próximos às docas de carga para facilitar sua distribuição no momento certo).

A operação mais otimizada com o Easy WMS é a preparação de pedidos. "O software organiza o trabalho dos operadores e os orienta por todo o armazém, indicando os itens a serem localizados e a quantidade exata a extrair de cada local", explica Jané.

O cross-docking também é utilizado no armazém da Intermark, um método de preparação de pedidos em que a mercadoria é distribuída diretamente sem ter que ser armazenada. “Recebemos muitos produtos que precisam ser enviados imediatamente, pois, foram solicitados por um cliente. O cross-docking é um processo fundamental para nós”, diz Jané. “Ao identificar os artigos com os terminais de radiofrequência, o Easy WMS informa aos operadores se os paletes podem ser armazenados ou devem ser movidos para a área de cross-docking, próximo às docas. O software permite-nos fazer um gerenciamento imediato da mercadoria”.

Módulos para uma operação mais produtiva

A Intermark implementou dois módulos Easy WMS adicionais para atender aos requisitos de negócios. "O software da Mecalux é escalável: nos ajudou a otimizar os processos de armazém e tornar mais eficaz a organização da nossa cadeia de suprimentos", diz Jané.

  • Software para gestão da expedição logística. O sistema automatiza o gerenciamento dos embarques, organizando a embalagem e rotulagem dos produtos. “Os operadores leem o código de barras dos produtos e, dependendo de suas características, o Software para gestão da expedição logística informa se podem embalá-los em uma única unidade de carga ou em várias unidades”, acrescenta Jané. O módulo também comunica o armazém com as duas agências de transporte que distribuem a mercadoria. Dessa forma, o Easy WMS gera a documentação necessária para que as transportadoras sejam mais rápidas. Quando chegam ao armazém de Intermark, só têm de coletar os pedidos, porque já têm toda a informação de que necessitam no seu sistema informático. “Graças ao software, podemos monitorar totalmente as expedições e garantir que os produtos cheguem aos clientes nos horários combinados”, comenta Jané.
  • Supply Chain Business Intelligence. É uma ferramenta que possibilita conhecer o estado das operações logísticas para tomar melhores decisões. O módulo oferece dados úteis sobre as principais atividades que ocorrem no armazém, o que ajuda os gerentes de logística a introduzir melhorias estratégicas que aumentam a produtividade. De relance, podem ser verificados diferentes indicadores da cadeia de abastecimento, como as expedições feitas a tempo ou a percentagem de ocupação por tipo de localização. “O módulo inclui um conjunto de painéis com todos os processos do armazém. Esta solução permite-nos identificar possíveis erros e corrigi-los antecipadamente. Ao ter todas as informações registradas, podemos tirar conclusões para melhorar a eficiência das operações”, diz Jané.

Transformação digital com futuro

Digitalizar o armazém significa dar um passo à frente na eficiência logística. “No início, tivemos dificuldade em imaginar que poderíamos transformar nossa cadeia de suprimentos. Graças ao trabalho em estreita colaboração com a equipe da Mecalux, implementamos um software logístico que melhorou nossas operações e otimizou a maneira como trabalhamos", diz Jané.

O Easy WMS da Mecalux ajudou a Intermark a fortalecer sua cadeia de suprimentos. Em um único armazém, a empresa acomoda todos os produtos que são utilizados para atender às demandas dos clientes e, com o software de logística, todos os artigos ficam bem organizados para obter operações rápidas e eficientes.

O software da Mecalux é escalável, capaz de se adaptar às mudanças da Intermark, como o crescimento da empresa ou o lançamento de novas linhas de negócios. Agora, a empresa de embalagens e rotulagem de produtos controla tudo o que acontece em seu armazém para eliminar erros, melhorar processos e alcançar a máxima eficiência.

O Easy WMS é um software escalável que nos ajudou a otimizar os processos do armazém e tornar a organização da nossa cadeia de suprimentos mais eficaz. O sistema controla todos os processos e nos oferece total rastreabilidade dos produtos, para evitar erros.

Sergi JanéDepartamento de Engenharia de Intermark

 

Intermark responde:

Entrevista com Juan Pablo Calvo, CEO de Intermark

  • Como era a logística da Intermark antes de inaugurar o armazém?

    A nossa logística dependia de um pequeno armazém, composto por 1.000 localizações de paletes, onde organizávamos os produtos por famílias. Também terceirizamos o gerenciamento de embalagens industriais de produtos. Percebemos que, se quiséssemos crescer, tínhamos que manter um controle rígido da mercadoria e foi aí que pensamos em centralizar a logística. A cadeia de suprimentos é essencial para nós, faz parte do nosso negócio. Otimizar e facilitar todas as tarefas do armazém é fundamental para a Intermark, pois, sem uma boa organização, teríamos dificuldade em atender os clientes e enfrentar a chegada diária de uma infinidade de mercadorias da Alemanha, China, Coreia, Índia ou Turquia.

  • Que necessidades logísticas tiveram ao entrar em contato com a Mecalux?

    Quando decidimos mudar para um novo armazém maior, entramos em contato com a Mecalux para decidir como distribuir o espaço. Já havíamos trabalhado com eles antes, por isso estávamos familiarizados com suas soluções de armazenamento e pensamos que seriam bons parceiros. Perguntamos a equipe técnica da Mecalux qual sistema poderia nos fornecer a maior capacidade possível: eles projetaram um layout adaptado ao espaço disponível, nossos fluxos de trabalho e as particularidades dos produtos.

    Passando de um armazém para outro maior, também sabíamos que precisávamos mudar a forma como trabalhamos e que precisávamos de um software de logística. Após consultar diferentes alternativas, optamos pelo Easy WMS da Mecalux, pois, era o software que oferecia as melhores garantias e funcionalidades. Também consideramos a experiência de sua equipe técnica e a possibilidade de integração do programa com nosso ERP SAP.

  • Queríamos digitalizar o gerenciamento de armazéns para obter maior controle dos produtos, otimizar processos e evitar erros.

     
  • Por que foi tão importante digitalizar sua logística com o software Mecalux?

    Porque ampliamos a capacidade de armazenamento e precisávamos manter um controle mais preciso de um número maior de artigos. Também lançamos uma estratégia de digitalização para todos os processos da empresa, desde o faturamento até as notas de entrega e a própria logística. Queríamos digitalizar o gerenciamento de armazéns para obter maior controle dos produtos, otimizar processos e evitar erros.

  • Quais vantagens o Easy WMS trouxe para você?

    Para nós, a principal vantagem do Easy WMS é sua capacidade de integração com outros programas, como o SAP ERP e o sistema utilizado pelas agências de transporte. A integração com o ERP é essencial para que ambos os sistemas compartilhem informações e sejam coordenados. Por exemplo, quando lançamos novos artigos, referências e famílias de produtos, o ERP notifica automaticamente o Easy WMS de todas essas mudanças para organizar os processos do armazém. A integração do Easy WMS com o software da agência de transporte também nos permite organizar os envios com muita facilidade.

  • O Easy WMS minimizou os erros no armazém.

     
  • Como o Easy WMS contribuiu para a redução de erros no armazém?

    O software informa aos operadores quais artigos localizar e onde podem encontrá-los. Os operadores simplesmente digitalizam o artigo e, se não for o correto, o Easy WMS informa. Antes de usar o sistema Mecalux, o risco de erros dos operadores era muito alto, pois, temos referências muito semelhantes, com dimensões e cores semelhantes. O Easy WMS minimizou os erros no armazém.

  • Como foi o processo de implantação do software Easy WMS?

    A equipe técnica da Mecalux visitou nosso armazém e, após analisar as operações, adaptou o software ao nosso negócio para melhorar a eficiência dos processos. O Easy WMS foi ajustado à nossa forma de trabalhar e resolve as nossas necessidades.

    Para nós, instalar o software de gerenciamento o foi um grande desafio. Embora estejamos trabalhando com o Easy WMS há pouco tempo, os operadores do armazém já entendem perfeitamente como ele funciona, se acostumaram muito bem com suas instruções e são mais produtivos. Estamos satisfeitos com o Easy WMS, pois, podemos tirar muito proveito dele.

  • Implementaram o Supply Chain Business Intelligence, um módulo que analisa todos os dados que são produzidos diariamente no armazém. Por que é tão importante para a Intermark monitorar o desenvolvimento das operações?

    O módulo Supply Chain Business Intelligence mostra como os processos são desenvolvidos e nos ajuda a introduzir melhorias estratégicas com base no desempenho das operações diárias. Nosso mercado é muito dinâmico e os requisitos de nossos clientes mudam rapidamente, forçando-nos a transformar nossos negócios para atender às demandas dos clientes em constante mudança. Com este módulo, passamos a ter informações baseadas em dados para propor mudanças que nos ajudem a melhorar nossa logística.

  • Quais são as perspectivas futuras para a Intermark?

    Em Intermark crescemos quase 50% nos últimos cinco anos e, até 2022, esperamos crescer 12%. Para isso, estamos introduzindo novas linhas de negócios, como materiais ecológicos e reciclados, que nos permitem ajustar às demandas do mercado. Esperamos não só aumentar o nosso volume de negócios, mas também o volume de mercadorias que temos de movimentar. Esta expansão só é possível com o investimento que fizemos no novo armazém e com o software da Mecalux, que nos permite gerenciar rapidamente todos os produtos.

Fale com um especialista