Würth Modyf: armazém vestido de inovação

Würth Modyf: armazém vestido de inovação

Würth Modyf adapta sua logística para omnichannel com o sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux

Würth Modyf

Würth Modyf, especialista em vestuário de trabalho, uniformes corporativos e calçado de segurança para profissionais, renovou a sua cadeia de suprimentos. A empresa mudou-se para um novo armazém em Polinyà (Barcelona) equipado com o sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

Würth Modyf: a loja de roupas de trabalho

A Würth Modyf é uma empresa especializada em vestuário de trabalho, uniformes corporativos e calçado de segurança para todos os tipos de profissionais. A empresa, que faz parte do Grupo Würth, grupo multinacional de ferramentas e elementos de fixação, baseia seu modelo de negócios em B2B (business-to-business) e fornece às empresas em muitos países europeus.

  • Colaboradores: +200
  • Produtos em estoque: +430
  • Clientes: +255.000
  • Presença internacional: Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Espanha, Holanda, Itália, Noruega, Portugal e Suíça, entre outros.

 

DESAFIO

  • Enfrentar o aumento do volume de negócios (de três para vinte milhões de euros em apenas quatro anos).
  • Facilitar a introdução de melhorias constantes no armazém.
  • Organizar mais de 430 referências que incluem diferentes tamanhos e cores.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Módulos: Supply Chain Business Intelligence, Labor Management System e Software para gestão da expedição logística.
  • Estantes para paletes.
  • Estantes para picking M3 e M7.

BENEFÍCIOS

  • Controle preciso e em tempo real de todos os processos do armazém.
  • Expedição de até 1.500 pedidos por dia na alta temporada.
  • Comunicação automática com agências de transportes como MRW, DHL, Grupo CARRERAS ou CBL.

 

Würth Modyf, uma empresa de vestuário de trabalho, uniformes corporativos e calçados de segurança, experimentou um crescimento sem precedentes nos últimos anos: “Entre 2015 e 2020, passamos de um faturamento de três milhões de euros para vinte milhões de euros", disse Juan Martínez, diretor de Operações da empresa. Este crescimento do faturamento, de mais de 550%, obrigou Würth Modyf a transformar as operações de sua cadeia de suprimentos: “Necessitávamos de mais capacidade de armazenamento e de uma nova forma de trabalhar que nos proporcionasse um maior controle do estoque”, explica Martínez.

Como Würth Modyf conseguiu impulsionar seu crescimento e atender a mais de 1.500 pedidos por dia na alta temporada? Em primeiro lugar, a mudança para um novo armazém de 8.000 m² no município de Polinyà (20 km de Barcelona). Em segundo lugar, implementando o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para eliminar erros e manter um controle muito rígido de todos os processos logísticos.

A empresa também instalou três módulos adicionais do Easy WMS que permitem adicionar novas funcionalidades para se adaptar às mudanças de negócios: Supply Chain Business Intelligence, Labor Management System e Software para gestão da expedição logística.

O armazém Würth Modyf é omnichannel: a partir daí abastece a flagship store, a loja mais representativa que a empresa possui em Sant Boi de Llobregat, e as empresas que, através do site, compram calçado de trabalho, calçado de trabalho e calçado de segurança para os seus colaboradores.

Nova logística

O ritmo de trabalho no armazém Würth Modyf é agitado. Um grande volume de materiais é recebido todos os dias. Na alta temporada, podem ser preparados e expedidos por dia mais de 1.500 pedidos, muitos deles com mais de 10 linhas cada. “Temos picos de trabalho muito marcantes. Abril, maio, junho, outubro, novembro e dezembro são os meses mais intensos, com maior número de pedidos a preparar”, comenta o diretor de Operações.

Antes de modernizar sua logística, todos os pedidos eram preparados com o auxílio de papel. Os operadores eram orientados por uma guia de remessa com uma lista dos artigos que deveriam localizar e a quantidade necessária para completar cada pedido. “Com o crescimento da nossa empresa, essa forma de preparar os pedidos deixou de ser eficiente e apostamos na digitalização de nossas operações com sistemas de gerenciamento de armazém logística”, afirma Martínez.

Instalar o sistema de gerenciamento de armazém em um armazém é uma decisão importante para qualquer empresa porque tem um impacto direto no desempenho dos negócios. “Estávamos comparando diferentes sistemas de gerenciamento de armazém, existentes no mercado e, por fim, optamos pela solução Mecalux. O Grupo Würth deu-nos referências muito boas sobre o software, devido à sua boa experiência na instalação de um armazém autoportante Mecalux em La Rioja gerenciado pelo Easy WMS”, acrescenta Martínez.

Três sistemas de armazenamento

A Mecalux equipou o armazém Würth Modyf com três sistemas de armazenamento: estantes para paletesestantes para picking M3 e estantes para picking M7. De acordo com o diretor de Operações, esses sistemas “aproveitam ao máximo nosso espaço de armazém”.

As estantes para paletes e as estantes para picking compartilham um denominador comum: oferecem acesso direto aos produtos, o que é essencial para facilitar as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Além disso, os locais podem ser adaptados a qualquer tipo de produto. “As estantes são ideais para os nossos produtos porque gerenciamos uma infinidade de referências diferentes”, afirma Martínez.

Como funciona o Easy WMS

Würth Modyf optou pelo Easy WMS por ser um software muito intuitivo e fácil de usar. “Os colaboradores se acostumaram a utilizar este sistema, mais rápido do que esperávamos”, diz Martínez.

Easy WMS intervém em todos os processos do armazém. Os operadores, com a ajuda de terminais de radiofrequência, seguem as instruções do software para concluir qualquer operação logística:

  • Recebimento de mercadoria: os operadores identificam os artigos que chegam diariamente lendo o código de barras com seu terminal de radiofrequência. Uma vez inseridos no sistema, o Easy WMS atribui a eles uma localização com base em sua referência, tamanho e rotatividade, notificando o ERP Würth Modyf para que possam ser integrados ao sistema.
  • Armazenamento: os operadores deslocam os produtos até a localização indicada pelo Easy WMS, quer nas estantes para paletes, quer nas estantes para picking. O software organiza esta operação de forma que as localizações onde é feita o picking sejam primeiro reabastecidos para ter a mercadoria precisa disponível a todo momento e evitar qualquer interrupção por falta de estoque.
  • Preparação de pedidos: os pedidos são preparados por agrupamento e por áreas de trabalho. Isto significa que um operador trabalha apenas na área que lhe é atribuída e, uma vez aí, coleta os produtos que constituem vários pedidos no mesmo percurso ao mesmo tempo. O Easy WMS informa aos operadores como preparar cada pedido: indica a localização para onde ir, os artigos a localizar e a quantidade a extrair.
  • Consolidação: uma vez concluídas as tarefas sugeridas pelo Easy WMS, o operador desloca a mercadoria para a área de consolidação. Nesse local, o WMS agrupa os artigos que compõem o mesmo pedido e que vêm de diferentes áreas de trabalho do armazém. Da mesma forma, os operadores reúnem os produtos com dimensões semelhantes para que possam ser distribuídos pela transportadora ideal de acordo com seu volume e área.
  • Expedições: depois de embalada, etiquetada e impressa toda a documentação pertinente, os pedidos são entregues nas diferentes agências de transporte e enviados ao seu destino.

Logística escalável

A cadeia de suprimentos da Würth Modyf está em constante transformação. Para se adaptar às novas necessidades do mercado, a empresa expandiu as funcionalidades do Easy WMS com os seguintes módulos adicionais que aumentam a escalabilidade logística:

Software para gestão da expedição logística

  • Controle abrangente do processo de embalagem, rotulagem e expedição.
  • Criação da documentação necessária para a agência de transporte e o número de rastreamento.
  • Comunicação com as agências de transporte que distribuem os pedidos.
  • Agrupamento de pedidos por rota e agência de transporte.

As expedições representam uma das fases críticas no armazém Würth Modyf, considerando a grande variedade de destinos para os quais seus pedidos são entregues. Antes de entregar a mercadoria às diferentes agências de transporte, a empresa realiza um conjunto de processos que vão desde a preparação, embalagem e etiquetagem dos pedidos, até à criação da documentação para a transportadora.

O Software para gestão da expedição logística facilita e agiliza todas essas operações para evitar atrasos e erros nas entregas. Para isso, envia instruções aos colaboradores sobre como embalar cada pedido e gerar etiquetas e documentação para cada transportadora.

O programa também se comunica com as agências de transporte que entregam os pedidos da Würth Modyf para gerar as etiquetas e o número de rastreamento automaticamente. “O Software para gestão da expedição logística se comunica com as diversas agências com as quais trabalhamos, o que facilita as expedições e nos ajuda a fazer um acompanhamento muito mais rigoroso das embalagens”, afirma o diretor de Operações.

Supply Chain Business Intelligence

  • Controle integral de todas as atividades no armazém.
  • Acompanhamento das informações dos processos no armazém.
  • Melhoria contínua do armazém graças à análise de dados.
  • Customização do software ao ser capaz de adicionar indicadores de desempenho complementares.

Würth Modyf está ciente de que para conseguir uma cadeia de suprimentos ágil e flexível, deve introduzir melhorias constantes em todos os processos. Para isso, é essencial entender seus prós e contras.

Würth Modyf utiliza o Supply Chain Business Intelligence para analisar detalhadamente sua logística. É um software que oferece dados úteis sobre as principais atividades do armazém para realizar melhorias estratégicas que aumentem a produtividade. Este módulo contém painéis de controle e fornece gráficos comparativos com informações sobre o funcionamento do armazém. Num relance, os gestores de logística podem verificar indicadores como entradas, saídas, capacidade disponível, o número de referências, pedidos preparados ou pedidos pendentes.

Labor Management System

  • Acompanhamento do desempenho das operações.
  • Identificação de oportunidades de melhoria no fluxo de trabalho.
  • Planejamento da força de trabalho para o armazém.
  • Aumento da produtividade dos operadores.

Dada a importância dos operadores no desenvolvimento das diferentes tarefas, a empresa pretendia monitorizar de forma objetiva o desempenho das operações para detectar oportunidades de melhoria.

Com o módulo Labor Management System, Würth Modyf pode medir o desempenho de várias atividades de armazém e, assim, tomar decisões destinadas a melhorar a eficiência. “Com o Labor Management System podemos acompanhar o fluxo de trabalho em nosso almoxarifado para melhorar a produtividade”, explica o diretor de Operações.

Logística digital e omnichannel

Würth Modyf é uma empresa com grande ambição de crescer e que passou por uma grande expansão nos últimos anos. Para enfrentar este aumento no faturamento e no volume de pedidos, a empresa teve que transformar e modernizar todos os seus processos logísticos para se adaptar ao omnichannel.

Com a ajuda do Easy WMS, Würth Modyf pode controlar todas as referências em seu estoque com muito mais precisão e preparar mais de 1.500 por dia com mais rapidez. A tecnologia ajudou a empresa a enfrentar sua expansão e permitirá continuar crescendo no futuro.

Estamos satisfeitos com o Easy WMS, pois, é um sistema totalmente adaptado às nossas necessidades. Além disso, os operadores se acostumaram a utiliza-lo mais rápido do que esperávamos. Com o software da Mecalux podemos garantir um serviço de 24 horas com praticamente zero erros.

Juan MartínezDiretor de Operações da Würth Modyf

 

Würth Modyf responde:

Entrevista com Juan Martínez, Diretor de Operações da Würth Modyf

Por que você decidiu digitalizar toda a sua logística com um sistema de gerenciamento de armazém?

Entre 2015 e 2020 a nossa empresa passou de um faturamento de três milhões de euros para vinte milhões de euros. O Grupo Würth sempre atribuiu um papel muito relevante ao departamento de logística, pois, nossa prioridade é entregar os pedidos aos clientes no prazo máximo de 24/48 horas. Com um faturamento tão alto e um número crescente de pedidos, fomos instados a digitalizar nossos processos para evitar qualquer possibilidade de erro. A única forma de garantir um serviço 24 horas com praticamente zero erros é com a ajuda de um sistema de gerenciamento de armazém. Temos muita clareza de que, para continuar crescendo, precisamos de um gerenciamento correto de todo o nosso negócio, que inclui tanto a parte administrativa e comercial quanto a logística.

Como era o picking antes de ter um sistema de gerenciamento de armazém?

Inicialmente, o picking era muito manual, dependíamos do papel. Os operadores utilizavam uma guia de remessa em que os artigos e a quantidade exata eram especificados para completar cada pedido. Quando o número de pedidos começou a aumentar, trabalhar assim não funcionou mais. Era fundamental encontrar uma solução para um gerenciamento de estoque muito mais precisa.

Com a ajuda do software Mecalux garantimos um serviço 24/7, com praticamente zero erros.

Então, implementaram o Easy WMS da Mecalux.

Correto. Mudamos para um novo armazém maior em Polinyà, a poucos quilômetros de Barcelona, onde triplicamos nossa capacidade de armazenamento. Aproveitamos a oportunidade para transformar a forma de como trabalhamos com a ajuda do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Queríamos modernizar nossa logística com este software para dobrar a produtividade, aumentar o número de pedidos e, acima de tudo, garantir um atendimento 24 horas sem interrupções. Graças ao software Mecalux, nosso armazém agora está muito mais controlado. Também temos nosso armazém mais organizado. A ordem é básica para diferenciar áreas de trabalho, fluxos e produtos. Caso contrário, teríamos dificuldade em entregar pedidos aos clientes.

Por que a inovação é tão importante para o seu negócio?

Porque, ano após ano, as necessidades dos nossos clientes mudam e também o número de empresas que confiam em nós. A satisfação dos nossos clientes é fundamental para nós, por isso devemos adequar a nossa logística e a nossa forma de trabalhar às suas necessidades.

Analisar o estado do armazém é fundamental para melhorar os processos.

Com o sistema de gerenciamento, eles têm um controle exaustivo dos processos do armazém. Por que é uma prioridade para Würth Modyf analisar o estado das operações?

Para nós, é fundamental analisar o estado do armazém, pois, os dados permitem-nos melhorar as operações. Sem analisar o que acontece no armazém, é impossível detectar quais operações podemos melhorar ou quais medidas podemos aplicar. Nossa intenção é otimizar o armazém e aumentar constantemente a produtividade.

Como Würth Modyf vivenciou a pandemia por coronavírus e quais são suas perspectivas futuras?

Felizmente, a pandemia não teve um impacto negativo em nossos negócios, pois, fomos capazes de nos adaptar às dificuldades. Embora as vendas de vestuário e calçado tenham diminuído devido ao encerramento de muitas empresas, vendemos outros tipos de produtos que a situação que vivíamos exigia. Agora, aos poucos estamos voltando à normalidade. Nossos planos são muito otimistas: esperamos dobrar o faturamento de nossa empresa nos próximos cinco anos e planejamos abrir novas lojas em Madrid e outras cidades de Espanha.

Fale com um especialista