Groupe Bert: mesma capacidade de armazenamento em 73% menos superfície

Groupe Bert: mesma capacidade de armazenamento em 73% menos superfície

Mecalux equipou seis armazéns do Groupe Bert, atingindo uma capacidade de armazenamento de 70.000 paletes

Groupe Bert: mesma capacidade de armazenamento em 73% menos superfície

A relação entre o operador logístico Groupe Bert e a Mecalux continua a dar frutos. Já existem seis armazéns que foram colocados em operação juntos, atingindo uma capacidade global de armazenamento de cerca de 70.000 paletes. Há alguns meses, o Groupe Bert mudou sua sede para uma moderna plataforma logística de 30.000 m² na comuna francesa de Albon. A Mecalux equipou-o com estantes de paletes, estantes cantilever e estantes com o sistema Pallet Shuttle. Este último é um sistema de compactação perfeito para otimizar a área de armazenamento, já que a empresa gerencia em 8.000 m2 praticamente a mesma quantidade de paletes que armazenava anteriormente em estantes convencionais que ocupavam 30.000 m2.

  • Imagens
  • Ficha técnica
    Sistema Pallet Shuttle
    Capacidade de armazenamento: 23.264 paletes
    Dimensões paletes: 1.000 x 1.200 mm
    Peso máximo de paletes: 1.200 kg
    Altura da estante: 11,5 m
    Estantes cantilever
    Altura da estante: 9 m
    Comprimento da estante: 60 m
    Comprimento do braço: 1,2 m
    Estantes de paletes
    Capacidade de armazenamento: 519 paletes
    Dimensões paletes: 800 x 1.200 mm
    Peso máximo de paletes: 1.000 kg
    Altura da estantes: 9 m
  • Baixar PDF

Uma entrega a cada 12 segundos

Fundada em 1964, a Groupe Bert é uma renomada operadora de logística francesa que atende milhares de clientes em toda a Europa. A empresa fatura mais de 200 milhões de euros por ano, tem 1.650 funcionários e possui 25 centros logísticos espalhados pelo território francês, totalizando 350.000 m² da área total de armazenamento.

O volume de atividade do Groupe Bert é muito alto. Com uma frota de 3.100 veículos, os motoristas viajam 280.000 km/dia para atender cerca de 10.000 clientes diariamente. Em outras palavras, Groupe Bert entrega um pedido a cada 12 segundos.

Ao longo dos anos, o Groupe Bert e a Mecalux criaram uma estreita colaboração que resultou no startup de seis armazéns. A Mecalux equipou-os com soluções de armazenamento capazes de armazenar uma grande variedade de produtos de características, rotatividades e pertencentes a setores muito diferentes.

As estantes Mecalux nestes seis armazéns oferecem uma capacidade total de armazenamento para cerca de 70.000 paletes e se destacam pela agilidade e eficiência na preparação de pedidos.

Segundo Sébastien Hoog, chefe da plataforma logística do Groupe Bert em Albon, “a Mecalux é um parceiro histórico do nosso grupo. Depois de muitos anos e vários projetos colaborando juntos, nosso relacionamento continua forte e benéfico para nossa logística".

Nova sede central

O crescimento que o Groupe Bert experimenta ano após ano fez com que este operador logístico mudasse a localização de sua sede em várias ocasiões. Nos últimos meses, foi transferida para a cidade de Albon, na região de Rhone-Alpes, muito perto da A7 a autoestrada francesa que liga as principais estradas europeias.

Em uma área de 30.000 m2, o Groupe Bert construiu uma moderna plataforma logística dividida em três armazéns. Cada um deles tem sua própria área de carga e descarga de mercadorias, bem como suas docas correspondentes.

O chefe desta plataforma diz que "nossa prioridade na construção deste novo armazém foi otimizar ao máximo a área de armazenamento disponível".

Ao mesmo tempo, havia duas condições essenciais para o Groupe Bert que Mecalux tinha de respeitar. Por um lado, teve que armazenar uma grande variedade de produtos, o que geralmente é comum em operadores logísticos. Por outro lado, possuem um sistema de armazenamento capaz de gerenciar produtos volumosos para um de seus clientes.

Diante desta situação, a Mecalux instalou três sistemas de armazenamento totalmente diferentes e eficientes: estantes para paletes, estantes com sistema Pallet Shuttle semiautomático e estantes cantilever para produtos volumosos.

No total, mais de 5.000 referências podem ser armazenadas em 23.783 paletes de dimensões variadas. Da mesma forma, o armazém está preparado para receber diariamente cerca de 700 paletes dos clientes e emitir outros 700 que devem ser distribuídos principalmente na França.

Estamos encantados com nosso novo armazém e as soluções de armazenamento da Mecalux porque eles foram capazes de resolver o principal problema com o qual nos preocupamos: como armazenar cerca de 24.000 paletes ocupando o mínimo de área possível

Sébastien Hoog, Responsável pela plataforma logística do Groupe Bert em Albon

Sistema Pallet Shuttle semiautomático
Anteriormente, o Groupe Bert armazenava cerca de 24.000 paletes de um de seus clientes em 30.000 m² e em estantes de paletes. Com este novo armazém, um dos principais objetivos era minimizar a área de superfície necessária para armazenar esses produtos, especificamente sacos com alimentos (tipo big bags).

A Mecalux propôs o Pallet Shuttle semiautomático por duas razões: é um sistema de economia de espaço, é ideal para gerenciar um grande volume de paletes da mesma referência e oferece alta produtividade no armazenamento e extração de mercadorias.

Como resultado, foram instalados sete blocos de estante de 11,5 m de altura, com no máximo sete níveis e até quinze paletes de profundidade. Assim, 23.264 paletes são armazenados em aproximadamente 8.000 m², 73% menos área de superfície em relação ao sistema anterior. A disposição dos blocos permite gerenciar as mercadorias com base em dois critérios: FIFO (first in, first out) ou LIFO (last in, first out).

"O sistema semiautomático de Pallet Shuttle da Mecalux nos trouxe vários benefícios. O mais óbvio é a otimização da superfície de armazenamento. Também destacaria o aumento da eficiência nas tarefas de armazenamento e a notável melhoria no gerenciamento de mercadorias”, diz Sébastien Hoog.

Para o funcionamento deste sistema, basta colocar o carro no canal correspondente com o auxílio de empilhadeiras retráteis; em seguida, depositar os paletes na primeira posição das estantes e automaticamente o carro move-os para a localização livre dentro do canal. Para pegar a mercadoria, o mesmo processo é realizado, mas em ordem inversa.

Os operadores utilizam um tablet com conexão Wi-Fi para direcionar os movimentos do carro motorizado. Este tablet tem uma interface muito intuitiva que permite fazer o inventário, selecionar o carro para trabalhar ou carregar e descarregar um canal continuamente, por exemplo.

Estantes cantilever
Dois blocos de estantes cantilever de 60 m de comprimento foram colocados onde grandes caixas de madeira são depositadas para outro de seus principais clientes.

A estrutura deste tipo de estantes é muito simples, pois consiste em colunas nas quais são colocadas uma série de braços suspensos (onde a carga é depositada) de 1,2 m de comprimento. Estes braços são facilmente configuráveis, de modo que os localizações podem ser adaptadas às dimensões da mercadoria.

As estantes proporcionam acesso direto aos produtos, o que facilita o manuseio manual das caixas de madeira e permite um controle visual de cada um deles.

Estantes de paletes
Finalmente, foram colocadas estantes de paletes com capacidade para 519 paletes. Eles são especificamente projetados para armazenar cargas de medidas, pesos e formas variáveis, por isso foram destinados a bens paletizados e algumas caixas de madeira.

Este é um sistema de armazenamento que se destaca por sua alta resistência, adaptabilidade e versatilidade. Por exemplo, estantes foram instaladas onde caixas de madeira descansam com total segurança.

As estantes de paletes são a peça chave, ideal para armazenar diversas mercadorias com segurança, fato indispensável para qualquer operador logístico. Além disso, o acesso direto às mercadorias facilita a carga e descarga dos produtos.

Mecalux e Groupe Bert: aliança bem sucedida

O novo armazém do Groupe Bert em Albon é mais uma prova da excelente e frutífera relação entre o operador logístico e a Mecalux. Sébastien Hoog, chefe deste armazém, ressalta que "estamos muito satisfeitos com as diferentes soluções de armazenamento, pois foram instaladas cumprindo os prazos e adaptando-se às particularidades do nosso negócio. Nota-se que a Mecalux é uma empresa especializada com experiência em necessidades logísticas".

A Mecalux acompanha o Groupe Bert desde sua criação, ajudando a torná-lo um operador logístico de referência na França e na Europa. Esta nova plataforma logística é mais um passo no crescimento do Groupe Bert, com o qual poderá continuar a atender eficientemente os quase 10.000 clientes que possui em todo o continente.

Benefícios para o Groupe Bert

  • Otimização de superfície: o sistema Pallet Shuttle proporciona uma economia de espaço significativa. Cerca da mesma quantidade de paletes é armazenada em cerca de 73% menos área de superfície.
  • Mercadoria variada: todos os três sistemas de armazenamento podem lidar com mais de 5.000 referências de uma grande variedade de dimensões, características e clientes.
  • Operação ágil: as três soluções de armazenamento da Mecalux são especificamente projetadas para facilitar tarefas de armazenamento e garantir a recepção e expedição de cerca de 1.400 paletes por dia.
Sistema Pallet Shuttle
Capacidade de armazenamento: 23.264 paletes
Dimensões paletes: 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo de paletes: 1.200 kg
Altura da estante: 11,5 m

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento