Megafin (3PL) digitaliza um dos maiores armazéns da Colômbia com o Easy WMS
Operador 3PL Megafin digitaliza seu centro logístico na Colômbia com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
O operador 3PL Megafin digitalizou seu centro logístico na Colômbia com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. O Easy WMS organiza a mercadoria considerando o tipo de alimento, o prazo de validade e a temperatura ideal de armazenamento.
Megafin: logística para empresas alimentícias
Megafin é um operador 3PL que administra os produtos de Agrofrut, empresa colombiana líder no processamento de frutas tropicais e exóticas, além de outras empresas do setor alimentício. Em La Estrella (Colômbia), a empresa possui um dos maiores centros logísticos do país, com uma superfície de 5.000 m², onde acomoda mais de 8.500 toneladas de produtos congelados, mais de 500 toneladas de produtos refrigerados e mais de 300 toneladas de produtos à temperatura ambiente. Além disso, o centro de Megafin conta com 12 câmaras de congelamento, três túneis de congelamento e 13 docas de carga.
DESAFIOS
|
SOLUÇÕES
|
BENEFÍCIOS
|
---|
A logística do operador 3PL Megafin é complexa e exigente. No dia a dia, a empresa administra uma grande variedade de produtos como aves, suínos, sorvetes, vegetais e polpas, principalmente para mais de trinta clientes. O principal desafio da empresa é armazenar cada item na temperatura certa e distribuí-lo na hora certa.
Diante do aumento da demanda nos últimos anos, a empresa se viu obrigada a transformar toda a sua cadeia de suprimentos. “Nossa prioridade é oferecer o melhor serviço aos clientes. Para conseguir isso, recorremos à tecnologia. A inovação faz parte do nosso DNA, é a única forma de nos aprimorarmos em nosso caminho para a excelência”, afirma Rogelio Betancourth, Diretor de Logística da Megafin.
Ao inaugurar o centro logístico em La Estrella (Colômbia) em 2010, a Megafin sabia que precisava digitalizar todos os processos. “Queríamos um software de gerenciamento de armazém que garantisse a rastreabilidade de alimentos. Em nosso setor, o monitoramento em tempo real dos produtos perecíveis é fundamental para garantir que sejam armazenados na temperatura correta e evitar a quebra da cadeia de frio”, explica Betancourth.
A empresa instalou Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, para controlar os alimentos desde o momento em que o sistema os registra na recepção até ao seu envio para a produção ou distribuição aos clientes finais. “Para tornar nossos operadores mais produtivos, eles recebem instruções do Easy WMS através terminais de radiofrequência. Com esse método de trabalho eliminamos erros”, comemora Betancourth.
Funcionalidades para uma logística em expansão
A indústria alimentícia exige operações eficientes e seguras que preservem o bom estado dos produtos quando chegam ao cliente final. Com a digitalização dos processos logísticos, a Megafin conseguiu um manuseio de estoques eficiente e sem erros. No entanto, à medida que o negócio se expandia e a logística se tornava mais exigente, o operador 3PL precisava de maior flexibilidade.
“Conforme nossa carteira de clientes aumentou e começamos a preparar um número crescente de pedidos, decidimos atualizar o software e adicionar funcionalidades que nos permitissem atender às novas necessidades de nossos clientes”, diz Betancourth.
Recentemente, Megafin atualizou seu centro logístico com a última versão do Easy WMS da Mecalux. “A instalação do sistema ocorreu sem interferir em nenhum momento no bom funcionamento do armazém. As expedições não sofreram atrasos nos dias de comissionamento”, comenta o diretor de Logística.
A equipe técnica da Mecalux definiu primeiro todas as funcionalidades que o software deveria incluir. Com esta informação, foi realizada a configuração e desenvolvimento do sistema nos escritórios da Mecalux. Posteriormente, o software foi instalado em um ambiente de teste para que a equipe Megafin pudesse se familiarizar com o novo sistema e, por sua vez, verificar se tudo funcionava corretamente. Finalmente, o comissionamento foi feito.
A nova versão do Easy WMS se destaca pela flexibilidade, adaptabilidade e escalabilidade. O software pode estender a funcionalidade para acomodar mudanças no ambiente, como flutuações na demanda ou novos requisitos do cliente. Agora, a Megafin está pronta para impulsionar seus negócios como operador 3PL especializado em produtos alimentícios. A empresa pode atender seus clientes com mais eficiência e aumentar a produtividade das operações logísticas.
Megafin instalou três funcionalidades adicionais do Easy WMS da Mecalux:
- Portal 3PL. Os clientes Megafin têm acesso remoto direto ao Easy WMS para saber a situação do estoque sempre que precisarem. “Temos uma clara vocação para o serviço e nossa prioridade é garantir a qualidade dos alimentos para garantir o bem-estar dos clientes. Nossos parceiros podem ser informados sobre os seus produtos sempre que quiserem”, enfatiza Betancourth. Eles também podem interagir com a Megafin, por exemplo, solicitando a preparação e distribuição de pedidos específicos.
- Faturamento. O software registra os processos que foram desenvolvidos no armazém, relacionados a um preço e a um dono de estoque específico. Desta forma, a Megafin pode gerar um relatório de cobrança especificando os serviços prestados a cada cliente.
- Labor Management System. O sistema mede o desempenho das diferentes atividades que ocorrem no centro logístico para detectar oportunidades de melhoria. “Temos clareza: queremos aumentar a produtividade do nosso armazém. Ao monitorar o desempenho das operações, podemos planejar a força de trabalho e organizar os processos com mais eficiência”, observa Betancourth.
Logística de um operador 3PL
Todos os dias, o armazém da Megafin recebe uma infinidade de paletes com as mais variadas referências alimentares enviadas pelos clientes. O software de gestão empresarial (ERP) da Megafin comunica ao Easy WMS os produtos que chegarão com antecedência para que o sistema da Mecalux verifique se não houve nenhum erro nas entregas das mercadorias.
Os operadores leem o código de barras de cada palete com os terminais de radiofrequência para que o Easy WMS os registre no banco de dados. Com este sistema digital, a Megafin mantém um controle detalhado dos paletes recebidos e, para cada um deles, conhece o lote e o prazo de validade.
Antes de serem armazenados, todos os alimentos devem passar por rigorosos controles de qualidade para garantir que os produtos estejam em boas condições. Também é realizado um processo de captura do peso de cada palete para verificar a quantidade de alimentos disponíveis na instalação.
Em seguida, a maior parte dos alimentos é enviada diretamente para câmeras de conservação. O Easy WMS decide em qual câmara depositar cada produto: congelamento, refrigeração ou temperatura ambiente. O operador logístico Megafin possui três túneis de congelamento rápido. Cada um destes túneis tem capacidade para congelar entre sete e doze toneladas de alimentos a -30ºC num intervalo de 12 a 36 horas dependendo da composição físico-química e do diâmetro do produto.
“Uma das maiores vantagens da digitalização da logística é a organização correta da mercadoria. O sistema atribui uma localização a cada palete considerando questões como o tipo de alimento que contém e a temperatura pretendida. Alguns paletes não podem ser armazenados juntos: devemos considerar as normas e especificações de cada produto para garantir a aplicação de nossos programas de segurança alimentar, sistema HACCP e controle de alérgenos”, explica Betancourth.
Nas diferentes câmaras do centro logístico, os paletes são organizados seguindo os critérios FEFO ( first expired, first out): os artigos com a data de validade mais próxima são os primeiros a serem distribuídos, permitindo uma rotatividade perfeita dos artigos.
Ao fazer o picking, o Easy WMS informa aos operadores qual caixa eles precisam para preparar cada pedido. Dependendo das referências e do tamanho do alimento, o sistema decide usar uma caixa ou outra. “Seguindo as instruções do Easy WMS, nossos operadores são muito mais rápidos e não cometem erros. Todas as operações são devidamente planejadas para que sejamos mais eficientes”, diz Betancourth.
Cada operador é atribuído a uma área específica do centro logístico onde fazer o picking. Os pedidos são preparados em ondas, ou seja, conforme vão retirando a mercadoria dos locais, vão classificando nas caixas que serão utilizadas para fazer os embarques. Terminada a tarefa, os operadores só têm de transferir os produtos para as expedições para os distribuir.
Gerenciamento avançado da logística alimentar
A cadeia de abastecimento da Megafin caracteriza-se por movimentar, armazenar e expedir produtos que, pelas suas características e composição, estão sujeitos a deterioração. Para garantir a correta distribuição da mercadoria, a operadora 3PL renova constantemente seus processos logísticos. Com o auxílio da digitalização, a empresa opera em plena capacidade, sem incidentes e com rígido controle de estoque. Todos os alimentos são mantidos nas condições ideais e as tarefas de separação são muito mais rápidas e precisas graças às instruções do Easy WMS.
Megafin também otimizou o gerenciamento com seus clientes. “Somos um operador logístico de referência na Colômbia. Uma infinidade de empresas alimentícias do país, confiam em nossos serviços e profissionalismo. Graças à digitalização, podemos atender às necessidades de nossos clientes com solvência e isso constitui uma verdadeira satisfação”, acrescenta Betancourth.
A digitalização do nosso centro logístico com o Easy WMS trouxe-nos inúmeras vantagens, entre as quais destaco o controle de estoque em tempo real, a otimização do picking e a análise do desenvolvimento das operações com vista à detecção de oportunidades de melhoria. Estamos preparados para atender com eficiência as necessidades de nossos clientes.
Galeria
Centro logístico do operador 3PL Megafin na Colômbia com Easy WMS
Fale com um especialista