Desguace Automatizado

31 ago 2011

Desguace Malvarrosa reduziu a área de suas instalações dos atuais 20 mil m2 para 6.900 m2 dos quais tem sua nova sede, com a incorporação de um armazém automático de 12 m de altura e capacidade para 3.200 paletes e 12.900 caixas. O novo armazém tem ajudado a organizar o negócio não como uma Desguace tradicional, mas como um silo em que as peças são indexadas e organizadas para responder rapidamente a qualquer pedido.

Desde a sua fundação em 1981, a especialidade da Desguace Malvarrosa é a venda de peças de recuperação (segunda mão), peças e acessórios para carros, uma tarefa que está certificada como Centro Autorizado para o tratamento de veículos fora de uso. Sua nova sede central localizada no parque industrial La Reva de Ribarroja del Túria (Valencia), conta com as seguintes áreas de trabalho: área de recepção de veículos, que emite o certificado de destruição; a área de descontaminação de 3.000 m2, com equipamentos para tratamento e reutilização da água e recipientes adequados para cada tipo de componentes; área de desmontagem com superfícies impermeáveis??; armazém automatizado com capacidade para mais de um milhão de peças, e área de mostruário para atender e assessorar o cliente. A área total construída é de 6.896 m2.

O novo armazém automatizado ajudou a organizar o negócio da empresa como um armazém no qual todas as peças estão com referencias e organizadas para que qualquer pedido possa ser imediatamente atendido.

O novo armazém automatizado ajudou a organizar os negócios da empresa não como uma Desguace tradicional, mas como um armazém em que todas as peças possuem referências e estão organizadas para que qualquer pedido possa ser imediatamente atendido. Com prateleiras de 12 m de altura e capacidade para 12.864 caixas e 3.200 paletes, este armazém é sem dúvida a mais importante inovação da nova sede. Quatro transelevadores são responsáveis ??pela movimentação e armazenagem das mercadorias.

As prateleiras para caixas (até três tipos de unidades, dependendo das peças a armazenar) são feitas de 135 módulos, com 24 níveis de carga em altura cada um, que são servidos por dois transelevadores. Na instalação para paletes, onde se armazena os itens de maior volume, tais como motores, níveis de carga em altura com sete. Além de paletes tradicionais, a empresa tem projetado para estas prateleiras gaiolas paletizadas que incorporam barras que deslizam sobre guias e servem para depositar verticalmente portas e vidros de veículos. Também aqui estão dois robôs encarregados de mover as mercadorias para as estações de picking localizada nas cabeceiras do armazém..

Antes de serem armazenadas, todas as peças são fotografadas e referenciadas por meio de códigos de barras, que contém todo o histórico da peça desde que entrou na instalação: carro a partir do qual, quem e quando a sucata e os comentários feitos pelo mecânico especialista. Toda esta informação é incorporada ao sistema da empresa. Este permite a localização imediata posteriormente e a ausência de erros de identificação.

Um poderoso software para controlar todos os processos: recepção do veículo, descontaminação, desmontagem, controle de qualidade, armazenagem e vendas.
Assim você pode sempre saber quais peças estão disponíveis e proporcionar confiança na hora de responder a quaisquer pedidos de material. Esta metodologia é especialmente importante nesta empresa, uma vez que cada peça armazenada provem de um carro diferente e, portanto, é uma referência única.

A decisão de instalar um armazém automático, o gerente da Desguace Malvarrosa, Pepa Fandos diz que "o armazém devia ser inteligente, porque em nossa atividade, se deixa nas mãos de uma pessoa a decisão sobre onde guardar uma peça, é habitual o erro humano na hora de ir busca-la. "

A armazenagem em alturas e a eliminação de corredores por meio da automação dos processos permitiram uma economia significativa de espaço. "Como não nos dedicamos a uma única marca, mas comercializamos todas –afirma Fandos- devemos ter um grande estoque. Mas o terreno é muito caro, por isso tivemos de otimizar o espaço. Com o novo armazem conseguimos passar de um área de 20.000 m2 para 6.000 m2 construídos. Anteriormente, por exemplo, os motores eram armazenados no solo e movidos com um guindaste, mas agora com
prateleiras de 12 m de alta ganhou-se capacidade e reduziu ao mesmo tempo o espaço ocupado ".

Descontaminação

Até que um pedaço desfeito chegue as prateleiras, segue-se um longo processo que começa quando os veículos chegam na instalação. A entrega do carro é evidenciado pelo Certificado de Destruição, que é totalmente gratuito, para garantir o fim da vida útil do veículo e iniciar imediatamente sua descontaminação como de resíduos perigosos. Também servem para justificar (é obrigatório desde fevereiro), a baixa definitiva no Registro de Veículos no Departamento Geral de Trânsito.

Na seção de descontaminação se extrai todos os líquidos e materiais que agridem o meio ambiente (combustível,  líquido da transmissão, óleos de motor, do diferencial, da caixa de câmbios, líquidos de refrigeração, de freio, anticongelante, baterias, motores de arranque, filtros de óleo, etc.) e são armazenados em recipiente apropriado para posterior transferência para as empresas autorizadas para a reciclagem desses materiais. Então, na seção de desmontagem, são extraídas as peças que são capazes de serem reutilizadas, enquanto as partes de metal são enviadas para uma máquina trituradora adequada (uma prensa). Os componentes adequados para reutilização são enviados para a seção de controle de qualidade para análise e posterior armazenagem.

A empresa adaptou suas instalações para evitar danos ao meio ambiente, uma questão relevante, dado que é um tipo de empresa que recebe uma grande quantidade de resíduos. Como parte de seu compromisso de manter seu ambiente nas melhores condições possíveis, Malvarrosa tem sido, afirmam desde a empresa, a primeira empresa do ramo em que atua de Valencia aprovada pelo ATISAE, por atender todos os requisitos necessários para o tratamento de resíduos.

Serviço a domicílio

Quando são de segunda mão, algumas peças de automóvel não cumprem as normas de segurança, assim são os primeiros a ser descartados quando um carro chega para a demolição. Para esses casos, a empresa oferece peças de reposição novas para completar o seu produto.

Malvarrosa tem a sua própria prestação de serviços nas províncias de Valencia, Castellón, Alicante, Tarragona, Albacete e Cuenca. Os despachos para outras províncias são servidos por agências de transporte. O principal cliente desta empresa localizada em Valência é a oficina automotiva e os profissionais, que fazem as suas encomendas por telefone e são atendido em casa. No futuro existe a possibilidade de que os pedidos sejam feitos através da Internet com a possibilidade de consultar o estoque em tempo real.

Foi precisamente o serviço a domicilio que permitiu que a empresa se destacasse da concorrência. Malvarrosa mudou a filosofia de trabalho e começou a sucatear carros com seus próprios funcionários. No primeiro momento, a mão de obra encarecia o produto, mas o resultado final foi uma economia de custo "para o usuário que só queria um piloto – afirma Fandos- pouco se importava se rasgou para removê-lo do carro (basicamente estragou tudo o que era em torno da parte)." A competição não demorou a copiar este modelo, mais tarde, em 1987, Malvarrosa já acrescentou um armazém com prateleiras para guardar as peças recuperadas.

Produto ao homem

Aplicando o princípio de que são os bens que se aproxima do homem e não vice-versa, graças ao novo armazém "as vendas são mais rápidas, pois os transelevadores trazem as peças e o operário não deve se mover. Além disso, o erro humano reduziu, e também economizou-se o tempo anteriormente perdido em devolver a peça errada e retornar com a correta –assegura a gerente de Desguace  Malvarrosa ".

Continuando com as razões que levaram a empresa a optar pela implementação de um sistema automatizado. Uma vez que a alegação da empresa foi que, para trabalhar com prateleiras desta altura, “se fizéssemos com pessoas, teriam que tomar muitas medidas de segurança, que no final resultaria em um investimento mais caro que os transelevadores”. Por outra parte, a aplicação de novas tecnologias para as tarefas de armazenamento também libertou o pessoal e foi possível alocá-los para outras tarefas. Fandos comenta a respeito que "nós costumávamos ter muitos funcionários dedicados a manter as peças nas prateleiras, mas agora temos mais pessoal designado para controle de qualidade".

Certamente, a implementação de um armazém automático não é comum em um negócio de demolição e vendas de peças usadas. No entanto, este setor tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos, e já não basta mais apenas ter um pedaço de terreno para acumular o lixo. Atualmente, para abrir um Centro de Tratamento de Veículos Autorizado (CAT) fora de uso devem atender às normas estritas antes de obter a licença administrativa (renováveis a cada cinco anos). Além disso, a concessão limita o número de veículos por ano que um CAT pode descontaminar, e essa limitação é estabelecida com base na capacidade das instalações, desde que a lei diz que os carros de demolição não podem ser armazenados por um longo tempo.

Em suas instalações antigas de Alborada (Valencia), Desguace Malvarrosa podia recepcionar 5.000 veículos por ano, enquanto o novo centro de Ribarroja del Túria a empresa solicitou, em primeiro lugar, para limpar 10 mil unidades anualmente. No entanto, Pepa Fandos garante que, na prática, agora "não há limite, depende da rapidez que os carros passam ser descontaminados, e temos muitos pontos de descontaminação e podemos fazer vários turnos."

FICHA TÉCNICA DO ARMAZÉM AUTOMÁTICO PARA PALETES

Comprimento das prateleiras: 74 m
Largura das prateleiras: 13,8 m
Altura das prateleiras: 12 m
Número de corredores: 2
Níveis de carga: 7

Unidade de carga: Palete de 1.000 x 1.200 mm
Peso máximo: 1,00 kg / palete
Capacidade total: 3.280 paletes
Transelevador: 2 unidades
Postos de picking: 2

FICHA TÉCNICA DO ARMAZÉM AUTOMÁTICO PARA CAIXAS

Comprimento das prateleiras: 74 m
Largura das prateleiras: 4,5 m
Altura das prateleiras: 12 m
Módulos: 135
Níveis de carga: 24
Unidade de carga: Caixas de 400 x 600 x 370 mm
Carga máxima: 50 kg / caixa
Capacidade total: 12.864 caixas
Transelevadores: 2 unidades
Postos de picking: 2

DESENHO E CARACTERÍSTICAS DA INSTALAÇÃO – Divisão de Robótica

ABORDAGEM INICIAL

Desguace Malvarrosa levantou a necessidade de gerenciar um grande número de referências únicas no menor espaço possível, com um controle cuidadoso da origem da peça, assim como as datas em que a mesma foi incorporada no armazém.

Todas as referências que estejam localizadas no armazém são fotografadas e referenciadas por códigos de barras. Esses códigos possui qualquer informação histórica da peça (veículo de origem, a pessoa que o demoliu, etc.). Esses recursos permitem que as peças possam ser localizadas por qualquer conceito, evitando erros na identificação.

Devido aos tamanhos diferentes que podem ser encontrados optou por um armazenamento misto, ou seja, com um sistema de paletização de dupla profundidade e com um sistema de armazenamento constituído por recipientes de plástico, formado cada um por dois transelevadores.

O armazenamento de paletes de dupla profundidade permite uma alta densidade de armazenamento sem sacrificar a operação que oferece uma instalação automática.

Necessidades a cobrir

O processo de operação da Desguace Malvarrosa se inicia no momento em que recebem os veículos e se submetem a um processo de descontaminação. Em seguida, desmontam todas as peças que possam ser reutilizadas e as armazena para posterior venda em lojas ou para pessoas particulares.

Em uma indústria deste tipo a necessidade de espaço é muito grande, esta forma de gestão exige trabalhar com um grande número de referências e locais que devem estar sempre acessíveis ao operador. Uma solução automática se encaixa perfeitamente com as exigencias da Desguace Malvarrosa, bem como proporciona a resolução para os problemas de classificação, solicitando um espaço menor que os sistemas tradicionais.

Assim, há um estoque de peças de reposição de segunda mão, todas codificadas e introduzidas em uma base da dados do sistema . Os pedidos dos clientes são consultados nessa base de dados, e posteriormente se o prepara no armazém para sua expedição.

Os clientes realizam pedidos de duas maneiras:

- Mostruário: os clientes se locomovem até o armazém da Desguace Malvarros e realizam seu pedido de peças.
- Telefone: os clientes contatam a Desguace Malvarrosa por telefone e realizam o pedido das peças que desejam.

Os clientes que se locomovem até a Desguace Malvarrosa têm prioridade sobre os clientes que contatam por telefone.

Integração com o sistema de gestão existentes
Desguace Malvarrosa implementou na sua nova sede um Sistema de Gestão Central (SGC) que trabalha em um conjunto de áreas da empresa. Uma das suas tarefas é gerar um banco de dados de todos os itens contidos no armazém contendo as características da peça e fotos da mesma, para visualização pelo potencial cliente interessado.

Para cada uma das peças que superam o controle de qualidade, o SGC atribui uma referência. Cada referência é um código alfanumérico que representa diferentes campos.

Usando o código alfanumérico é feita uma impressão de um código de barras para atribuir à peça e identificá-la unicamente. O rótulo dado a cada peça é impresso os dados da família, isto permite que os operários identifiquem a referência, a sua família, para garantir a armazenagem no armazém correspondente.

Usando a interface de importação de dados fornecidos pelo Sistema Mecalux de Gestão de Armazém (SIMEGA) se realiza a transferência de dados das referências desde o SGC ao SIMEGA. Esta interface também permite a alteração ou eliminação dos dados de referências.
O SGC pode bloquear as referencias até que o SIMEGA comunica sua entrada física no armazém para disponibilidade de venda.

DESCRIÇÃO
Da Solução instalada

O novo armazém de VICENTE FANDÓS S.L. foi dividido em quatro áreas:


- Armazém A. Caixas. Formado por dois Miniload  "In a Box" para a armazenagem de caixas contendo peças pequenas.
- Armazém B. Paletes. Formado por dois armazéns de paletes para o armazenamento de peças pesadas e/ou médio porte.
- Armazém C. Cantilever. Formado por um corredor com dois corpos de prateleiras cantilever servida por empilhadeiras para armazenagem de cargas longas.
- Armazém. Manual. Formada por dois corredores de prateleira manual servida por empilhadeiras de buscam pedidos em altura.

Sistema automático de armazenagem de caixas
Desde o armazém automático, servidos por miniloads, os recipientes vazios são entregues para as posições de picking para que se possa colocar as referencias indicadas pelo sistema de gestão (SIMEGA).

Então o sistema irá colocar o recipiente dentro do armazém de acordo com os critérios definidos pelo artigo mestre. Uma vez que esta ação esteja finalizada o SIMEGA informará o SG da conclusão da ação.

Sistema automático de armazenagem de paletes

O funcionamento é basicamente o mesmo que o do armazém de caixas, tendo como principal diferença o tipo de referências que são armazenadas nessas posições.

Há também a possibilidade de que um palete possa ser removido e incorporado ao sistema de modo que seja mais cômodo a manipulação das referencias que se situem neste suporte de armazenamento.

Transelevadores
Transelevador de cagas leves
No armazém A foi instalado dois transelevadores para cargas leves de profundidade simples tipo Miniload, com uma altura aproximada de 12 m e uma capacidade de carga máxima de 50kg.

Transelevador de paletes
No armazém B foi instalado dois transelevadores para paletes de dupla profundidade, com uma altura aproximada de 12 m e uma capacidade de carga máxima de 1.000 kg.