A Família Carrillo (Grupo Mecalux) recompra as participações minoritárias da Corporación Financiera Alba (Artá Capital) e da Corporación Industrial REA

02 mai 2019

A Família Carrillo, fundadora e acionista majoritária do Grupo Mecalux, assinou a recompra das participações minoritárias da Corporación Financiera Alba (Artá Capital) e da Corporación Industrial REA. Através desta operação a família Carrillo recuperará 90% da Mecalux, o que lhe permitirá empreender seu plano de crescimento nos próximos anos.

A operação foi realizada mediante dois contratos de financiamento de longo prazo. Um dos empréstimos foi estruturado através de uma tranche sênior bancária, com um vencimento de 6 anos. Esta tranche foi complementada com uma linha de crédito compromissada (Revolving Credit Facility - RCF). Ambas as tranches foram garantidas pelo Banco Santander. A operação tem uma tranche de financiamento adicional com uma duração de 7 anos e uma estrutura de amortização tipo bullet. Esta tranche foi garantida em sua totalidade pela Tikehau Investments.

Alantra atuou como assessor financeiro, enquanto Cuatrecasas, Pérez Llorca e DLA foram os assessores legais.

Trata-se de um passo importante para o planejamento estratégico da Mecalux

Com esta operação as famílias Carrillo e Zardoya darão continuidade ao planejamento estratégico da Mecalux, projetado para os próximos 5 anos, no qual se prevê um crescimento de até 1,4 bilhão de euros, o que significa dobrar a cifra de negócios atual de 720 milhões de euros previstos para este exercício de 2019.

A Mecalux espera para este ano um EBITDA próximo dos 70 milhões de euros, e em 5 anos, cumprindo o planejamento estratégico, a Mecalux se situará acima dos 150 milhões de euros de EBITDA.

Tal planejamento baseia-se no crescimento orgânico das diferentes divisões e atuais mercados da empresa. Mas também serão analisadas possíveis alianças estratégicas e/ou investimentos tecnológicos.

A empresa elaborou um plano de investimento tecnológico muito ambicioso, visando reforçar sua atual divisão de Software para gestão de armazéns.

Ainda este ano essa divisão deverá atingir a cifra de 20 milhões de euros de faturamento, e em 5 anos poderá chegar a 100 milhões.

Além disso, o referido planejamento estratégico baseia-se no crescimento da divisão de Armazéns Automáticos, onde se espera uma contratação em 2019 de 200 milhões de euros, com expectativas de atingir a cifra de 500 milhões de euros de contratação nos próximos 5 anos.

Geograficamente, a Mecalux tem atualmente filiais próprias em 20 países, basicamente na Europa e América do Norte. Atualmente a Europa é responsável por 45% de suas vendas, os Estados Unidos por 45% e a América do Sul pelos 10% restantes, especificamente nos mercados do Brasil e Argentina. A Mecalux prevê continuar desenvolvendo-se nesses mercados nos próximos 5 anos, uma vez que se espera um crescimento muito significativo da demanda de tecnologia para armazéns, devido à profunda mudança em todas as áreas de produção e distribuição que envolve o comércio eletrônico.