Incarlopsa e Mecalux: crescimento e automatização

13 mai 2020

A empresa cárnea Incarlopsa sempre adotou a tecnologia mais avançada em todos os seus processos logísticos para aumentar a produtividade e garantir a rastreabilidade da mercadoria em baixas temperaturas. A Mecalux contribuiu para a expansão da Incarlopsa ao longo dos últimos anos instalando soluções automáticas e implementando o Easy WMS em vários dos armazéns que a empresa possui em suas fábricas de Tarancón e Corral de Almaguer (Espanha).

Na localidade de Tarancón a Incarlopsa possui uma de suas fábricas mais modernas na Espanha, a qual está em constante ampliação e renovação. A Mecalux participou de inúmeros projetos: um armazém automático de paletes à temperatura ambiente, outro armazém automático em uma câmara frigorífica e um armazém equipado com três blocos de estantes compactas com carros automáticos que se deslocam pelo interior dos canais. Recentemente, entrou em funcionamento um novo armazém automático autoportante de 26 m de altura com quatro corredores de armazenamento. A fábrica de Tarancón gerencia um total de mais de 8.000 paletes.

Por outro lado, em Corral de Almaguer a empresa possui uma fábrica destinada à cura do presunto. Nessa fábrica a Mecalux também implementou dois armazéns automáticos: um em uma de suas câmaras de congelamento e o outro em uma de suas câmaras frigoríficas. A capacidade global de ambos os armazéns permite receber 6.560 paletes.

Victorino Carabantes González – Diretor-Geral de Engenharia na Incarlopsa
Gostaria de destacar a segurança e o controle da mercadoria que conseguimos com a automatização de nossa logística. Por um lado, aumentamos a segurança tanto de nossos operadores quanto de nossas instalações. As falhas de concentração provocam acidentes e os acidentes às vezes podem pôr em perigo a integridade dos colaboradores e isso na Incarlopsa é sagrado. Por outro lado, o controle que temos agora nos permite saber com certeza o que temos, quanto temos e onde está localizado. Graças à automatização, a variável do erro humano no controle do estoque desapareceu por completo.

A Incarlopsa aposta na automatização para gerenciar produtos cárneos

Primeiro produtor de suínos da Espanha

A Incarlopsa nasceu em 1978 com o objetivo de produzir e elaborar produtos cárneos de suínos de alta qualidade. A principal atividade da empresa foca no processamento de produtos suínos frescos, presunto curado, embutidos ibéricos e salsichas cozidas. A rede de supermercados Mercadona comercializa com exclusividade seus produtos para todo o mercado nacional. A Incarlopsa também exporta para a Europa, Coreia, Japão, Hong Kong, Filipinas e China.