Mecalux incrementa seu faturamento 6% e seus benefícios, 2%

27 fev 2009

Mecalux mantém um notável crescimento das vendas de 6% e um aumento de benefícios de 2%. As vendas consolidadas de 2008 se situam em 636 milhões de euros no fechamento de 2008, enquanto que, em 2007, estas vendas foram de 598 milhões de euros. Um dos mercados que mais contribuiu a este crescimento é o brasileiro, no qual as vendas aumentaram 71% na moeda local. O benefício líquido da companhia alcançou os 36 milhões de euros, o que supõe uma progressão de 2%. Por outro lado, se destaca a excelente liquidez da companhia com um forte aumento dos fundos próprios, que praticamente se dobraram, ao passar de 222 milhões a 388 milhões de euros, o que implica um incremento de 75%. Essa ótima situação representa, para a Mecalux, uma posição privilegiada e estratégica em face ao desenvolvimento futuro e à competitividade da companhia.

Vendas por áreas geográficas: significativo crescimento no Mercosul e na Europa do Leste.

EUROPA
Nos mercados do Sul da Europa (Espanha, França, Itália e Portugal), as vendas se mantiveram estáveis. A evolução dos mercados da Europa Central e do Leste resultou muito positiva, com um aumento de 30% no faturamento em comparação com mesmo período do exercício anterior. A filial polonesa experimentou um crescimento de 41% em seu faturamento.

NAFTA
Nos mercados americanos da área Nafta, se experimentou um descenso em torno a 3%, devido à conjuntura econômica atual. Esse mercado representa 14% das ventas do grupo.

MERCOSUL
Durante o presente exercício, as ventas na América do Sul ascenderam 53%. Na Argentina, onde o Grupo Mecalux mantém sua posição de liderança, as vendas cresceram 57% na moeda local.

A Mecalux mantém sua firme estratégia de expansão e crescimento assim como o lançamento de produtos e sistemas que consolidam a posição estratégica da companhia no âmbito internacional. Tanto a liderança como a excelente situação financeira da companhia situam a Mecalux em uma magnífica disposição com vistas a seu crescimento no mercado mundial.

Índices de rentabilidade e dívida
A dívida líquida da Mecalux é de 27 milhões de euros frente aos 169 milhões de euros do ano anterior, o que significa uma melhoria de 84%. Os fundos próprios se incrementam 75%, ao passar de 222 milhões a 388 milhões de euros neste exercício. O índice de dívida líquida sobre fundos próprios descende, portanto, 91% e se coloca em 0,07% frente a 0,76% do exercício 2007. Por outro lado, o índice dívida líquida sobre Ebitda é de 0,34% em comparação a 2,04% do exercício 2007, com um recorte de 83%. O Ebitda da companhia alcançou 78 milhões de euros frente a 83 milhões do exercício anterior.

É preciso recordar a ampliação de capital de 168 milhões de euros em julho de 2008, que proporcionou a entrada de Caixa Madrid na companhia com um 20%.