Mecalux Software Solutions intensifica sua colaboração com a Universidade

10 mar 2017

Nos últimos anos a Mecalux Software Solutions, empresa do Grupo Mecalux, intensificou a cooperação com as instituições universitárias a fim de oferecer oportunidades profissionais a jovens recém-formados para permitir que os estudantes desenvolvam projetos de pesquisa no âmbito das linhas PD&I da empresa.

Recentemente a Mecalux abriu esta possibilidade à universidade de León e Cantabria, ministrando sessões informativas e acadêmicas sobre inovação tecnológica. O propósito desta colaboração consiste em facilitar a captação de novos recém-formados de acordo com as necessidades reais da empresa.

Por outro lado, a colaboração com a Universidade de Oviedo tem uma longa trajetória, tanto no campus de Oviedo, na Escola de Engenharia Informática, quanto no de Gijón, na Escola Politécnica de Engenharia (EPI).

Nos últimos dois anos cerca de vinte universitários fizeram estágio na Mecalux, onde a equipe de P&D monitorou seus projetos de TCC e Master (principalmente os Masters em ‘Engenharia Informática’ e ‘Engenharia de Automatização de Informática Industrial’ da EPI e em ‘Engenharia Web’ na Escola de Oviedo). A maioria destes alunos passou a fazer parte do quadro de pessoal das empresas após a conclusão do período de estágio.

Atualmente está em andamento – ou perto de serem executados – quinze projetos de PD&I de informática e automatização, que têm como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras para o software logístico. Por exemplo, o uso de óculos holográficos para interagir com o mapa do armazém, a criação de uma interface de usuário através de reconhecimento de voz, diferentes serviços para atender em forma de bot (programa informático que imita o comportamento humano), pedidos de usuário e aplicativos móveis de configuração de regras IFTTT (If That Then That), entre outras.

Além da Engenharia Informática, também há outras disciplinas que participam da Mecalux Software Solutions. A maior parte do pessoal é composto por engenheiros informáticos, seguidos de técnicos em Telecomunicações e Engenharia Industrial, mais uma percentagem de outras carreiras como Física ou Matemática. A empresa se encontra em fase de expansão e, consequentemente, aumentou consideravelmente seus recursos humanos, chegando a quadruplicá-los nos últimos oito anos.

A Mecalux também tem contato com os Centros de Formação Profissional de Gijón, para permitir que os alunos dos Ciclos de Formação de Grau Superior possam fazer estágio em seu departamento de suporte aos clientes. Em breve haverá palestras sobre este tema em vários destes centros.

No âmbito de seu trabalho de treinamento e emprego, a Mecalux participa ativamente em fóruns relacionados com o emprego de jovens que concluem sua carreira em Astúrias, como a Jornada da Sociedade de Partners da EPI, que integra 80 das empresas mais importantes dessa região; ou o Fórum de Emprego, organizado pela Universidade de Oviedo e que ajuda estudantes e recém-formados a encontrar seu primeiro emprego em empresas e instituições interessadas em captar e selecionar os profissionais melhor qualificados.