Mecalux tem faturamento de 204,4 milhões de euros no primeiro semestre, 38,6% menos que no mesmo período do ano anterior

06 ago 2009

A Mecalux fechou o primeiro semestre de 2009 com o volume de negócios de 204,4 milhões de euros, o que supõe o descenso de 38,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado líquido do Grupo foi de -3,7 milhões de euros, o que significa um descenso de 113,2%. A Mecalux atribui o descenso das ventas a uma menor atividade econômica global e ao adiamento da tomada de decisões de inversão em equipamentos de muitas companhias. Por outro lado, a incorporação da Interlake significou um incremento no volume de pedidos de 34,4% na área NAFTA, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para a MECALUX, isso indica uma gradual recuperação da área NAFTA, que representa já 21,1% das vendas do Grupo. A Mecalux se encontra em uma situação estratégica neste mercado, em um momento em que é básico o posicionamento de liderança frente a uma progressiva recuperação da atividade econômica.

Vendas por áreas geográficas
Nos mercados do Sul da Europa (Espanha, França, Itália e Portugal), o faturamento decresceu 43,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Mercosul, o decréscimo foi de 42,1%. Esta área representa 11,3% das ventas do Grupo.

Por outra parte, o EBITDA deste período foi de 3,1 milhões de euros no primeiro semestre de 2009, o que supõe uma variação de -94% face ao mesmo período do ano anterior, devido a uma menor atividade.