Moderna: inovação e tecnologia que impulsionarão o crescimento

27 jan 2021

A fabricante de artigos plásticos para animais de estimação Moderna pretende posicionar-se como uma das empresas líderes neste segmento na Bélgica e duplicar suas vendas nos próximos cinco anos. Para o efeito, construirá uma nova fábrica em Izegem (Bélgica) e um armazém autoportante automatizado de 40 m de altura que oferecerá uma capacidade de armazenamento para 12.560 paletes.

A nova fábrica da Moderna incluirá a sede da empresa e uma nova fábrica de produção totalmente automatizada. Todos os fluxos serão conectados entre si para fornecer um serviço muito mais eficiente e um movimento seguro e controlado das mercadorias.

O armazém, composto por cinco corredores com estantes de profundidade dupla em ambos os lados, desempenhará duas funções. Por um lado, abastecerá automaticamente as linhas de produção com componentes semiacabados e produtos usados na fabricação usando um circuito transportador. Por outro lado, receberá produtos acabados da fábrica para armazenamento antes de distribuí-los aos clientes.

Para controlar todas estas mercadorias e operações de forma eficaz, será implementado o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Integrado ao ERP SAP da Moderna, atribuirá uma localização a cada produto de acordo com as suas características e nível de demanda. Será também instalado o módulo WMS para Ambiente Produtivo, que irá dotar o Easy WMS das funcionalidades necessárias para integrar o armazém com as linhas de produção e controlar a rastreabilidade total dos produtos. Finalmente, o módulo Supply Chain Business Intelligence ajudará a monitorar os processos desta instalação logística em tempo real.

Bart BONTE - Proprietário e CEO da Moderna
"A construção da nova sede está integrada ao nosso projeto de sustentabilidade ambiental do Moderna Green Pact. Nosso objetivo é triplicar nossa capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, cortar os custos de manuseio pela metade. Procurávamos um parceiro capaz de nos oferecer uma solução chave na mão. A Mecalux conseguiu oferecer-nos um projeto completo, que integra as partes de hardware e software".

Nova sede da Moderna com armazém automatizado para paletes

Funcionalidade e design

A Moderna é fabricante e distribuidora de artigos para animais de estimação, desde comedouros e bebedouros até caixas transportadoras e camas. Se há algo que diferencia esta empresa é a busca pela inovação constante. Por exemplo, a Moderna pretende usar novas técnicas de moldagem por injeção de alta pressão para refinar as caixas de transporte de animais que comercializa e torná-las mais resistentes, leves e fáceis de usar. Todas as inovações e construção desta nova sede estão alinhadas à iniciativa do Moderna Green Pact, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.