Os novos transportadores de roletes com acumulação mecânica

27/01/2017

O equipamento de PD&i da Mecalux desenvolveu um eficiente sistema de transportadores de roletes com acumulação mecânica, que está preparado para deslocar entre quatro e oito paletes com um peso máximo de 1.000 kg cada um, utilizando para tal unicamente um motor.

Este mecanismo permite que os paletes sejam transferidos de forma automática ao longo do transportador sem a necessidade de instalar motores nem sensores em todos os módulos. Os paletes, de forma sequencial, vão avançando e colocando-se no espaço livre deixado pelos paletes anteriores.

Para que o sistema funcione os roletes foram unidos por anéis com correias ou cadeias de transmissão. Dessa forma, os transportadores estão em contínuo movimento e dispõem de acionamentos mecânicos que, quando o palete se posiciona em cima, separam os roletes da correia e, portanto, de sua atividade. Quando o palete avança e o acionamento foi desativado o movimento dos roletes é reiniciado permitindo que o palete situado atrás possa ocupar sua posição.

Sua aplicação mais destacada consiste em interligar duas áreas de produção incorporando todos os grupos de transportadores necessários. Também são muito úteis nas áreas de pré-cargas: podem sincronizar até quatro linhas de transportadores ao mesmo tempo, com capacidade de acumulação para oito paletes cada um (um total de 32) e com um único motor.

Os transportadores de roletes com acumulação mecânica são uma solução inovadora que apresenta as seguintes vantagens:

  • Aumento da capacidade de transporte a um custo de investimento mais acessível.
  • Velocidade de deslocamento suave (7 m/min).
  • Podem operar com qualquer tipo de palete padrão (no caso dos meios paletes devem ir unidos de dois em dois ou colocados sobre paletes escravos).
  • Menor consumo energético ao utilizar apenas um motor para transferir até oito paletes.
  • Fácil montagem.

 

GuardarGuardar
Guardar