Software para controlar o estoque em lojas e armazém

02/12/2021

Embora as vendas online estejam crescendo sem precedência, os clientes continuam a ir às lojas físicas para comprar alguns dos produtos de que precisam. Para promover esta realidade mista entre o mundo online e offline, a Mecalux lançou o módulo Store Fulfillment, uma extensão do Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS que permite que as empresas monitorem em tempo real o status do estoque em seus armazéns e lojas físicas. Este sistema também sincroniza as operações de abastecimento, picking, reposições e devoluções.

A expansão da logística omnichannel está transformando completamente a forma de operar em armazéns e lojas físicas, diluindo as fronteiras que tradicionalmente existiam entre os dois.

As lojas tornaram-se armazém de proximidade

As lojas, mais de um ponto de venda, tornaram-se armazém de proximidade: os clientes vão lá para fazer suas compras e coletar pedidos online. Os armazéns também assumiram novas funções: além de epxpedir produtos para os clientes online, eles geralmente abastecem às lojas ou recebem devoluções, transformando-se em estabelecimento cash and carry, onde os clientes escolhem os produtos em apresentações por atacado.

Uma das soluções para enfrentar o crescente número de pedidos é integrar a gerenciamento de estoque entre o armazém e a rede de lojas

Diante desse cenário, fica claro que a gerenciamento da logística das empresas é cada vez mais complexa. Uma das soluções para lidar com o crescente número de pedidos e produtos é integrar a gerenciamento de estoque entre o armazém e a rede de lojas.

Como esta integração pode ser alcançada? Easy WMS da Mecalux tem a resposta graças ao módulo Store Fulfillment, o software que controla o inventário em cada armazém e ponto de venda. O sistema otimiza as reposições e transferências de artigos entre lojas e armazéns de forma eficiente e sem erros.

Software para controlar o estoque em lojas e armazém

Store Fulfillment se adapta a qualquer loja e armazém

  1. Armazém central e lojas independentes. A mercadoria das lojas localizadas em diferentes pontos geográficos é reabastecida com o estoque disponível no centro de distribuição.
  2. Loja integrada ao armazém. É uma loja localizada dentro do mesmo armazém. A loja tem estoque próprio e, quando termina, é reabastecida com a mercadoria do armazém.
  3. Armazém com balcão. Os clientes vêm ao balcão do armazém para solicitar os produtos de que precisam e os operadores são responsáveis por buscar os artigos. Uma vez feita a venda, o sistema atualiza automaticamente o inventário.
  4. Armazém de venda direta. Os clientes acessam o armazém para coletar o estoque que querem diretamente das estantes e, em seguida, ir para o balcão para pagar.

As 7 funções de Store Fulfillment da Mecalux para um gerenciamento eficiente de estoque

O Store Fulfillment consegue um gerenciamento eficiente de estoque no armazém e nas lojas através de:

  1. Integração com terminais de ponto de venda (PDV). Nas lojas, todas as transações são feitas a partir de um PDV, ou seja, um dataphone que permite cobrar com cartão de crédito ou débito e criar e imprimir um boleto de compra. Store Fulfillment integra-se a estes terminais para que, ao final de uma compra, o PDV informe o sistema de gerenciamento e modifique o estoque disponível na loja e no armazém.
  2. Gerenciamento de devoluções. A logística reversa é uma verdadeira dor de cabeça para qualquer empresa. Quando um cliente devolve um produto que havia comprado anteriormente, o PDV informa o Store Fulfillment para atualizar o estoque disponível na loja e no armazém. Com essas informações, a empresa pode decidir com maior agilidade o que fazer com cada produto com base em sua política de devolução. Por exemplo, os produtos podem ser enviados para o armazém para reparo ou devolução ao fornecedor.
  3. Envio de mercadoria da loja para o armazém. Store Fulfillment também controla a mercadoria que retorna ao armazém procedente das lojas (por exemplo, os artigos que são substituídos como lançamento de uma nova coleção). Obviamente, se a loja está fisicamente integrada ao armazém, esse movimento é muito mais rápido. Em vez disso, se a loja estiver fora, Store Fulfillment deve encaminhar o transporte (geralmente com caminhões). Para isso, o sistema gera uma etiqueta para cada produto que ajuda os operadores de armazém a identificar cada um dos artigos recebidos e conhecer a loja onde provêm..
  4. Controle de estoque na loja. Easy WMS rastreia em tempo real toda a mercadoria disponível no armazém (entradas, saídas, movimentos dentro do próprio armazém, preparação de pedidos, etc.). Com o Store Fulfillment, essa funcionalidade é ampliada e o WMS também pode saber qual é a mercadoria em cada loja e, qual é a rotatividade de estoque nas lojas.
  5. Contagem de estoques na loja. Os colaboradores das lojas podem fazer o inventário de seus estabelecimentos. Esse processo consiste em contar o estoque da loja, um a um, de modo a conhecer o estoque disponível e contrastar o estoque real com o registro de inventário teórico ou contábil. Uma das peculiaridades do Store Fulfillment é que a contagem pode ser interrompida e continuada posteriormente, para evitar interromper outras tarefas (por exemplo, atender um cliente).
  6. Reposição de lojas. Nas lojas é configurado um nível mínimo de estoque que permite sempre ter a mercadoria necessária para atender os clientes. Com Store Fulfillment, a comunicação entre o armazém e as lojas é muito fluida, mantendo um nível de estoque adequado: por um lado, as lojas podem solicitar mercadoria a qualquer momento necessário; por outro lado, a Store Fulfillment revisa o estoque das lojas em tempo real e programa as reposições considerando critérios de periodicidade estabelecidos (diariamente, semanalmente, etc.).
    Os operadores também podem verificar o status dos envios. Através da tela do computador eles podem visualizar em detalhes qual estoque cada loja recebeu, qual está a caminho e quantas linhas de estoque não foram possíveís de ser expedidos do armazém central.
  7. Criação automática de relatórios. Graças à integração dos PDV e Store Fulfillment, este software pode acompanhar os produtos que foram vendidos e as devoluções. O sistema gera automaticamente relatórios sobre o aumento, diminuição e rotatividade de estoques em lojas e armazéns.

Store Fulfillment otimiza os envios de mercadoria do centro de distribuição para as lojas, bem como as devoluções

Um sistema para multiplicar a produtividade das empresas omnichannel

A integração do estoque entre lojas físicas e o armazém é uma das prioridades do paradigma omnichannel. Diante de uma movimentação cada vez mais frenética de mercadorias no armazém (envio para lojas, para outros armazéns ou diretamente para clientes), é essencial realizar um controle preciso que evite possíveis erros e atrasos.

Store Fulfillment da Mecalux é um software que proporciona total visibilidade da mercadoria em tempo real. Graças a ele, o estoque disponível nas lojas e no armazém é conhecido, enquanto as reposições também são organizadas no momento apropriado.

O módulo Store Fulfillment é uma das soluções da Mecalux para multiplicar a produtividade das empresas com uma estratégia omnichannel, bem como os módulos SGA para e-commerce, Software para gestão da expedição logística e Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration.

Benefícios de Store Fulfillment

  • Estoque sempre atualizado em armazém e lojas.
  • Eliminação de quebras de estoque nas lojas.
  • Sincronização das operações entre armazém e lojas.
  • Controle das transferências de produtos entre lojas e armazém.
  • Gerenciamento eficiente de devoluções.
  • Controle do consumo nas lojas de acordo com a rotatividade.
  • Monitoramento da rotatividade de artigos nas lojas.
  • Visibilidade de end-to-end da distribuição em tempo real.
 

Perguntas frequentes sobre Store Fulfillment

Quais empresas este módulo pode ajudar?

Aqueles que possuem um centro de distribuição com diferentes pontos de venda e precisam de uma única ferramenta que gerencie todos os produtos.

Em quais lojas ou armazéns pode se instalar?

Em qualquer uma das seguintes situações:

  • Armazém central com lojas independentes em diferentes pontos geográficos.
  • Loja integrada no mesmo armazém (com um balcão para atender os clientes e com uma área de armazenamento específica).
  • Armazém com balcão onde os clientes solicitam os produtos de que precisam e os operadores os fornecem.
  • Armazém de venda direta, onde os clientes extraem os produtos das estantes e pagam no balcão.

Quais são as funções do Store Fulfillment?

O software conhece a quantidade de estoque disponível nos pontos de venda e organiza a reposição automática da mercadoria. Cada loja pode definir um nível mínimo de estoque para cada um de seus produtos, e no momento em que esse nível é atingido, o Store Fulfillment notifica automaticamente o centro de distribuição para enviar o estoque faltante o mais rápido possível. O módulo também controla as transferências de produtos entre lojas e logística reversa, ou seja, o envio da mercadoria da loja para o centro de distribuição.

Quais são os benefícios desta solução?

Store Fulfillment é uma solução que ajuda qualquer empresa a controlar totalmente seu estoque, tanto no centro de distribuição quanto nos pontos de venda. Ao dispor destas informações precisas da mercadoria, pode organizar automaticamente tarefas de reposição e evitar erros nas transferências de produtos entre as lojas e também das mesmas lojas para o centro de distribuição.

Como instalo este módulo?

A implantação do Store Fulfillment é rápida e fácil; É necessário apenas que o PDV esteja integrado ao Easy WMS e ao ERP. Desta forma, ao registrar uma transação, o PDV notifica o ERP para que este acompanhe as vendas. Ele também comunica ao Easy WMS para que o nível de estoque disponível seja atualizado na loja e no armazém.

Quais operadores possuem acesso às informações do Store Fulfillment?

O acesso de cada um dos operadores, tanto ao Easy WMS quanto ao Store Fulfillment, é configurável. A partir do armazém pode acessar todas as informações sobre o estoque e em cada loja apenas o estoque disponível no próprio estabelecimento é conhecido.