Estantes sobre bases móveis Movirack: FAQS

08/02/2021

As estantes sobre base móvel Movirack da Mecalux são um sistema de armazenamento de alta densidade que otimiza a área de superfície disponível para aumentar a capacidade de armazenamento. Colocadas sobre bases móveis e equipadas com motores e dispositivos de segurança, as estantes se movem suavemente para abrir o corredor de trabalho selecionado, oferecendo acesso direto a todas as mercadorias. Neste artigo responderemos às perguntas mais comuns sobre este sistema, cada vez mais utilizado em todos os tipos de armazéns e presentes em mais de 500 instalações em todo o mundo, a fim de refletir seu verdadeiro potencial e contribuição em busca de uma logística mais eficiente.

O sistema Movirack aproveita toda a superfície para ganhar capacidade

Quando devo instalar estantes Movirack?

Se deseja se beneficiar dos recursos fornecidos pelas estantes de paletização convencionais (acesso direto à mercadoria, capacidade, versatilidade e FIFO) e, além disto, necessita de um sistema de compactação, as estantes sobre bases móveis são feitas para você. Eles não só têm as mesmas vantagens que as estantes de paletes, mas também otimizam a superfície de armazenamento. Tudo em um.

Além disso, este sistema de armazenamento pode ser adaptado às características físicas de qualquer instalação. Isto significa que a aplicação e distribuição das estantes móveis levará em conta os requisitos, fluxos e espaço disponível. Podem ser implantados intercambiavelmente em novos armazéns de construção ou em armazéns existentes que precisam ser reformados. Por sua vez, eles têm um alto grau de escalabilidade, podendo ser expandidos sempre que as necessidades logísticas assim aconselharem.

As estantes Movirack possuem dispositivos de segurança

 

 

 

 

Componentes básicos das estantes Movirack:

  1. Quadro principal exterior
  2. Barreira da segurança externa
  3. Quadro móvel
  4. Botão de emergência
  5. Trilho guia
  6. Trilho de rolagem
  7. Barreira de segurança interior e fotocélula de proximidade
  8. Suportes (opcional)

 

Seus componentes e características de construção os tornam adequados nas seguintes situações:

  • Maior capacidade de armazenamento no mesmo espaço. Ao minimizar o número de corredores, este sistema de compactação acomoda um maior número de paletes em um espaço específico e limitado, sem perder o acesso direto aos produtos.
  • Manutenção da capacidade de armazenamento atual, reduzindo o espaço dedicado ao armazenamento ou, o que é o mesmo, aproveitando ao máximo. Ao agrupar todas as mercadorias em um só lugar, você pode liberar espaço no armazém e destina-lo para outras operações ou escritórios.
  • Elaboração de pedidos. Os operadores efetuar o picking nos níveis mais baixos das estantes, removendo as caixas de que precisam diretamente dos paletes.
  • Conseguir uma maior rentabilidade de uma câmara frigorifica. Por ser um sistema de compactação, o espaço para controlar é menor, assim como o custo para manter a temperatura fria ou congelada.

É um sistema de armazenamento seguro?

É claro que as estantes são especificamente calculadas e reforçadas para que seus movimentos sejam completamente seguros e, assim, garantam a integridade das mercadorias, dos operadores e do próprio sistema.

Tudo é tratado em detalhes, respeitando as diretrizes da UNE 15095. Além disso, as estantes possuem a marcação CE, por isso atendem aos requisitos legais e técnicos mínimos em termos de segurança. O sistema de armazenamento também possui dispositivos de segurança para alcançar uma operação eficiente e ininterrupta:

  • Barreira de segurança externa. Na parte frontal da instalação, são colocadas barreiras de segurança que cortam a energia no momento em que detectam qualquer movimento no corredor de trabalho, seja um operador a pé ou em uma empilhadeira.
  • Barreira interna de segurança. São barreiras ópticas longitudinais localizadas paralelas ao corredor de carga. Sua função é detectar a presença de objetos ou pessoas dentro do corredor que impediriam o funcionamento correto do sistema. Há também fotocélulas de proximidade para uma parada suave e segura.
  • Botões de emergência. Eles estão localizados nos quadros a bordo ou dentro dos corredores quando são muito largos. Eles servem para parar as estantes se movendo em caso de qualquer incidente.

Vai me custar muito caro?

Um sistema de controle de iluminação acende as luzes no corredor aberto

Não é um sistema de armazenamento particularmente caro. Mais do que um custo, terá que avalia-lo como um investimento que ajudará a impulsionar o seu negócio.

O retorno do investimento das estantes da Movirack está assegurado. Ao otimizar a área disponível, precisará de menos desembolso em espaço de armazenamento e, à medida que o número de localizações aumentam, o custo por palete também diminuirá.

Além disso, com este sistema de armazenamento poderá ter um gerenciamento muito mais eficiente da mercadoria, tendo mais espaço de armazenamento. Um corredor abre em pouco tempo, e em seguida poderá inserir ou remover paletes de suas localizações muito rapidamente.

As estantes também incluem um sistema de controle de iluminação que acende apenas as luzes no corredor aberto. Esta é uma economia significativa de energia para sua empresa.

Posso instalá-los em câmaras frias?

Sim, claro. Embora as estantes Movirack sejam adequadas para armazéns que funcionam a qualquer temperatura, elas são particularmente adequadas para câmaras frigoríficas. Este sistema de armazenamento reduz significativamente o consumo de energia necessário para manter a câmara frigorífica a uma temperatura controlada graças à distribuição de frio ideal entre um maior número de paletes armazenados.

E outra vantagem, há melhor circulação de ar em horários de parada por meio da opção de estacionamento, função que permite aumentar a separação entre estantes, espalhando o espaço dos corredores de forma igualitária.

Que vantagens as estantes Movirack proporcionam?

Caso ainda tenha dúvidas ao implementar estantes Movirack em seu armazém, lembre-se de todas as suas vantagens:

  • Economia de espaço. As estantes Movirack compactam o espaço para multiplicar a capacidade de armazenamento em uma determinada superfície, proporcionando 100% mais capacidade em comparação com estantes estáticas de paletização.
  • Redução de custos. O retorno do investimento é assegurado graças à economia de espaço, o que pode tornar desnecessária uma extensão da instalação. No caso das câmaras frias, além disso, há também uma notável diminuição no consumo de energia, diminuindo o volume necessário para manter a câmara em baixa temperatura.
  • Acesso direto aos produtos. Ao abrir um corredor de trabalho, os operadores ganham acesso direto às referências, permitindo o manuseio com maior facilidade.
  • Versatilidade. As estantes se adaptam a qualquer espaço enquanto convivem com outros sistemas de armazenamento (sejam manuais ou automáticos). Suas estantes aceitam produtos de diferentes pesos e tamanhos.
  • Escalabilidade. Estão preparadas para serem ampliadas, adicionando mais blocos de estante de acordo com as necessidades da empresa. Elas também podem ser facilmente desmontados se tiverem que ser movidas do local.
  • Segurança máxima. As estantes são equipadas com inúmeros dispositivos de segurança (botões de emergência, barreiras internas, barreiras externas e fotocélulas de proximidade) destinados a proteger os operadores e os bens armazenados.
  • Gestão eficiente. Para aproveitar ao máximo as estantes, poderá incorporar um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) como o Easy WMS da Mecalux que desenvolve estratégias de localização do estoque baseadas em operações e direciona os operadores em todos os momentos.
  • Garantia Mecalux. Todos os componentes do sistema Movirack são da mais alta qualidade. A Mecalux é uma fornecedora única e responsável pela concepção e implementação destas estantes em conformidade com as normas ISO, certificações de qualidade e gestão ambiental, bem como todas as diretrizes relacionadas a esse tipo de instalações.

Besafilm (Itália)

Esta empresa italiana triplicou a sua capacidade de armazenamento graças às estantes sobre bases móveis Movirack. Antes seus racks convencionais tinham capacidade para apenas 600 paletes e, agora, na mesma superfície armazena 2.032 paletes com bobinas e rolos de plástico e papel.

As estantes Movirack superaram nossas expectativas. Estamos especialmente satisfeitos com o aumento da capacidade de armazenamento alcançado sem perder o acesso direto aos produtos. Depois de usar as estantes 24 horas por dia durante um ano inteiro, nunca tivemos problemas.

Youri Beltrame, Proprietário da Besafilm

Os operadores podem efetuar o picking entre os níveis mais baixos das estantes


Olot Meats Group (Espanha)

Um dos grupos mais poderosos do setor de carne na Espanha ampliou sua capacidade de armazenamento para acomodar o aumento da produção para expandir sua rede comercial. A empresa colocou em operação dois novos armazéns operando a uma temperatura controlada de -28 °C e são equipados com estantes sobre bases móveis com capacidade de 19.506 paletes.

Estamos muito satisfeitos com os dois armazéns que a Mecalux equipou para nós, pois os operadores se adaptaram muito bem à operação e nossa operação é mais eficiente. Agora, temos um controle minucioso da mercadoria. Outro ponto a favor: a montagem das estantes Movirack ocorreu dentro dos prazos acordados.

Xavier Roca, Diretor Geral de Càrniques Celrà y Càrniques de Juià (Olot Meats Group)

O sistema Movirack armazém de Olot Meats Group


Mooijer-Volendam B.V. (Holanda)

Esta empresa atacadista de frutos do mar, peixes defumado e frutas e hortaliças congeladas teve que expandir suas instalações logísticas para absorver os produtos que distribui na Europa e enfrentar o aumento das vendas.

Para este projeto, ficou claro que tinham que colocar estantes Movirack, pois lhes proporcionariam uma maior capacidade de armazenamento e, acima de tudo, facilitaria a elaboração de pedidos.

As estantes Movirack aproveitam toda a superfície do nosso armazém e nos fornecem a capacidade de armazenamento para abastecer nossos clientes. Além disso, os corredores são largos o suficiente para operar dentro e, acima de tudo, efetuar o picking.

René Mooijer, Diretor Geral da Mooijer-Volendam B.V.

O sistema Movirack adapta-se às particularidades de qualquer armazém