Módulos do Easy WMS: gerenciamento avançado de armazém

29/09/2020

O Sistema de Gerenciamentode Armazém (WMS) é responsável pela otimização de todas as operações que são realizadas em um armazém. A cadeia de suprimentos está sujeita a constantes transformações cujo objetivo é lidar com as mudanças de mercado. Nesta linha, as capacidades do WMS também devem ser ampliadas se processos e cenários cada vez mais complexos forem abordados. Tanto que a concepção do Easy WMS, o WMS da Mecalux, é escalável e modulado, de modo que novos módulos são continuamente desenvolvidos que adaptam o software a todos os desafios apresentados pela logística 4.0.

Módulos do Easy WMS

Mudanças no mercado, como novos hábitos de consumo ou a ascensão do e-commerce, forçam as empresas a repensar e modernizar suas estratégias logísticas para manter a qualidade de seu serviço. A incorporação de um WMS é um importante salto qualitativo no nível logístico, pois não apenas organiza fluxos, mas monitora o inventário permanentemente para que possa desenvolver todas as operações com sucesso e com o menor custo possível.

Easy WMS, o WMS da Mecalux, inclui as funcionalidades necessárias para gerenciar eficientemente todas as áreas de qualquer armazém, por mais complexas que sejam.

Além disso, ele pode ser personalizado com a implementação de alguns dos seguintes módulos:

  • WMS para e-commerce. Simplifica as operações de um armazém omnichannel e otimiza a preparação de pedidos.
  • Software para gestão da expedição logística. Automatiza os processos de embalagem, rotulagem e envio de pedidos.
  • Marketplaces & WMS Integration. Conecta suas lojas online diretamente ao seu armazém e tenha o estoque sempre sincronizado.
  • Store Fulfillment. Gestão eficiente e sincronizada do estoque entre o armazém e as lojas físicas.
  • WMS para ambiente produtivo. Um controle abrangente dos processos de fabricação e do fornecimento das linhas, bem como rastreabilidade total.
  • Value-Added Services (VAS). Personaliza os itens durante a preparação do pedido usando um processo guiado.
  • Cadeia de Suprimentos BI. Um sistema para analisar o status do armazém, identificar aspectos atualizáveis, tomar decisões e definir estratégias.
  • Labor Management System. Medir, comparar e melhorar a produtividade dos seus operadores de armazém.
  • Integração WMS com Pallet Shuttle. Uma interface única, simples e gerenciável para otimizar as operações do sistema de transporte de paletes.

O Easy WMS gerencia com eficiência todas as áreas de qualquer depósito

Com todos esses módulos, o Mecalux Easy WMS pode responder às especificidades reais de cada armazém, aumentar o desempenho das operações e garantir a mais alta qualidade e rastreabilidade em cada etapa. No entanto, diante de uma variedade de funcionalidades, um cliente pode se questionar: qual é o módulo mais adequado para o meu negócio? Não se preocupe, a equipe técnica da Mecalux analisará suas necessidades para lhe fornecer a melhor solução.

Em seguida, vamos ver o que cada um dos módulos Easy WMS da Mecalux consiste:

WMS para e-commerce

Um armazém omnichannel tem uma operação complexa e frenética: todos os dias, são preparados vários pedidos compostos por algumas linhas cada e entregues aos clientes no menor tempo possível. Além disso, muitas referências são gerenciadas, embora algumas delas não estejam em estoque e, portanto, devem ser solicitadas aos fornecedores.

O WMS para e-commerce simplifica e otimiza as operações deste tipo de instalação, seja qual for o seu tamanho, número de pedidos diários ou capacidade de armazenamento. Para isso, organiza itens à medida que chegam ao armazém e, em função da lista de pedidos pendentes, os classifica em pedidos um unica referencia (single-unit) e pedidos com mais de um produto (multi-unit) e itens que podem ser armazenados.

Com este sistema, você pode realizar um controle muito rigoroso do estoque e pedidos pendentes para preparação. E como resultado, a empresa reduzirá erros, melhorará os tempos e poderá expedir mais pedidos por dia.

O Easy WMS da Mecalux pode responder às especificidades de cada armazém

Software para gestão da expedição logística

A última milha tornou-se uma etapa crucial na logística do e-commerce, pois impacta diretamente nos custos e na satisfação do cliente. Qualquer ineficiência nesta fase pode significar uma grave perda econômica e reputacional da marca.

O Software para gestão da expedição logística simplifica o relacionamento diário do armazém com as agências de transporte. Organiza a embalagem dos itens que compõem os pedidos, imprime uma nota de entrega para cada pedido de saída e gera as etiquetas para a transportadora, bem como o número de rastreamento com o qual o cliente pode acompanhar a localização do seu pedido.

Com essa solução, a empresa mantém o controle total de todo o processo de expedição, desde a embalagem dos itens até a criação do código de rastreamento. O módulo também está integrado com as principais agências de transporte internacional como UPS, DHL, TNT ou DB Schenker, entre outras.

Módulos Easy WMS permitem gerenciamento  personalizado da logística

Marketplaces & WMS Integration

Um marketplace é um dos canais de distribuição mais populares na internet que tem transformado ainda mais os hábitos dos consumidores.

Marketplaces & WMS Integration da Mecalux integra o Easy WMS com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce do mercado (PrestaShop, Amazon, ebay, entre outros). Com essa solução, o estoque do armazém é coordenado com o que aparece na loja online e, ao mesmo tempo, o status do pedido pode ser rastreado.

Com este módulo, a comunicação entre o armazém e o e-commerce diferente é automática e muito mais fluida. Da mesma forma, erros que podem ocorrer em qualquer um dos processos são eliminados, desde a compra pelo cliente até a entrega do pedido.

Store Fulfillment

Uma das maiores dificuldades que as empresas enfrentam é controlar o estoque em tempo real, tanto em seu armazém quanto em suas lojas físicas. A coordenação é essencial para agendamento de coleta, reposição e troca de mercadorias entre as lojas.

Store Fulfillment da Mecalux integra a WMS do armazém com terminais de ponto de venda. Dessa forma, você pode coordenar as operações, fazer transferências de itens de forma controlada e adaptar o sistema às particularidades de cada loja.

Com este software, as tarefas de armazém e loja são sincronizadas, de modo que o estoque está sempre atualizado e qualquer chance de quebra de estoque é reduzida.

Os módulos são projetados para adaptar o WMS às demandas do mercado

WMS para ambiente produtivo

Para serem mais competitivas, as empresas precisam controlar em detalhes todos os processos relacionados à produção. Isto implica monitorar exaustivamente o estado das matérias-primas, a quantidade exata que foi utilizada em cada etapa e o andamento da fabricação.

WMS para ambiente produtivo controla a transformação das matérias-primas em produtos acabados e supervisiona os processos de fabricação. Para isto, possui informações detalhadas sobre cada um dos materiais que compõem os produtos e ordena seu envio para as linhas de produção no momento oportuno.

O sistema não só sincroniza as operações de armazém com processos de produção para garantir o fornecimento just-in-time, como fornece rastreabilidade completa desses processos e visibilidade de todos os artigos em tempo real.

Value-Added Services (VAS)

Na logística, o conceito VAS (Value-Added Service) refere-se à transformação de um produto para atender a solicitações específicas do cliente (por exemplo, impressão de tela de uma camiseta). No armazém, os operadores localizam os itens e os transferem para as estações de trabalho correspondentes para processamento. Uma vez concluído esse processo, os produtos são emitidos para serem entregues diretamente aos clientes.

VAS da Mecalux é um módulo que minimiza erros durante esses processos. Os operadores recebem instruções precisas e detalhadas sobre o que fazer em todos os momentos (quais itens localizar, para onde levá-los, o que fazer na estação de trabalho...).

Com este sistema, maior agilidade e visibilidade é alcançada nas tarefas de VAS. Graças à supervisão do WMS, os operadores personalizam os produtos mais rápido e sem cometer erros.

Supply Chain Business Intelligence

O primeiro passo para alcançar uma logística ágil e inteligente é entender sua operação aprofundada e analisar as operações envolvidas. Com todas essas informações parametrizadas, decisões informadas podem ser tomadas para o negócio.

Supply Chain Business Intelligence armazena e analisa milhares de dados gerados diariamente em um armazém, desde a relação de pedidos preparados até a porcentagem de ocupação do armazém. Com essas informações, o gerente do armazém ou gerente de logística da empresa pode planejar as operações e estar preparado para enfrentar o pico de demanda.

O Supply Chain BI tem todos os dados necessários para tomar decisões com mais facilidade. Este sistema possui indicadores que podem ser personalizados e comparar os resultados obtidos em diferentes armazéns.

Easy WMS otimiza a gestão dos fluxos de produtos do armazém

Labor Management System

Reduzir ineficiências, otimizar recursos e apostar na melhoria contínua de todos os processos de armazém são algumas das prioridades de qualquer empresa. Para tirar o máximo do armazém, às vezes é especialmente útil reorganizar todos os recursos, mas como fazer-lo se não tem informações suficientes?

Esta extensão Easy WMS monitora as atividades e analisa a produtividade de cada turno ou departamento para identificar oportunidades de melhoria. Para isso, registra os tempos reais utilizados durante a realização das operações, levando em conta os deslocamentos e distribuição do espaço. Em seguida, compara-os com os tempos padrões estimados.

A principal vantagem do Labor Management System é a visibilidade dos dados para definir quais recursos são necessários com base na carga de trabalho. Com essas informações, o responsável pelo armazém pode prever e planejar o trabalho com base em dados objetivos e quantificáveis.

Integração SGA com Pallet Shuttle

O Pallet Shuttle semiautomático é um sistema de armazenamento com um carro motorizado que é introduzido nos canais de armazenamento para carregar e descarregar mercadorias paletizadas.

Com este módulo, os operadores utilizam um tablet onde recebem instruções do WMS e, ao mesmo tempo, podem controlar os movimentos do carro.

Um armazém eficiente é aquele em que tudo está integrado: operadores, tarefas, sistemas de armazenamento e gestão. Este software permite gerenciar as tarefas do armazém a partir da mesma tela e combinar em um único dispositivo todas as funções que até agora exigiam vários terminais.

Uma solução para cada requisito

Os módulos e funcionalidades desenvolvidos pela Mecalux proporcionam às empresas uma gestão abrangente e personalizada de sua logística. Estes sistemas são projetados para refinar o WMS e adaptá-la às novas demandas do mercado, otimizando o gerenciamento dos fluxos de produtos, desde sua entrada no armazém até sua entrega até o destino.

A Mecalux é uma das empresas líderes no mercado de sistemas de armazenagem com mais de 50 anos de experiência e presença em mais de 70 países. Mais de 900 instalações em 36 países são gerenciadas por soluções de software Mecalux.