A consultoria Capgemini destaca a relevância dos semicondutores e da inteligência artificial generativa (ou genAI) na evolução dos diferentes setores industriais e das cadeias de suprimentos que os alimentam.
Especialistas da Capgemini enfatizam que a genAI, cujo potencial está apenas começando a ser compreendido pelas empresas, pode se tornar a inovação mais disruptiva dos últimos tempos. As indústrias já estão aproveitando seus recursos para melhorar diversas áreas, desde a automação de tarefas simples até projetos complexos, como a descoberta de medicamentos.
A genAI pode se tornar a inovação mais disruptiva dos últimos tempos e, para atingir isso, os chips nos quais opera, devem estar à altura da tarefa
As empresas estão explorando como usar IA generativa para transformar seus negócios, mas, para isso, os chips nos quais opera, devem estar à altura da tarefa. A expansão da genAI se tornará um fator determinante na demanda por chips. Tanto é assim que se espera que a indústria de semicondutores ultrapasse US$ 1 trilhão em receita globalmente até 2030.
O papel das simulações
A IA generativa tem recursos avançados para analisar grandes volumes de dados complexos de diversas fontes. Entre suas possibilidades, está também, a capacidade de gerar diferentes versões do resultado proposto ou, como Capgemini as chama, “futuros simulados”.
A genAI e o software
Esta tecnologia pode ajudar a acelerar o tempo de comercialização de novos softwares e, por sua vez, contribuir para reduzir a dívida técnica das empresas. A genAI facilita grandes atualizações em sistemas legados e torna os programas mais seguros, identificando erros e vulnerabilidades e identificando maneiras de corrigi-los.
Manutenção preditiva
À medida que as fábricas e os centros de produção se tornam mais eficientes graças à genAI, as empresas aproveitarão a tecnologia para antecipar potenciais falhas de equipamentos e aplicar uma manutenção preditiva. Dessa forma, os incidentes são resolvidos antes mesmo de ocorrerem, e falhas no sistema que poderiam interromper as linhas de produção ou exigir horas de reparos e testes são evitadas. Da mesma forma, a genAI também pode dar suporte ao controle de qualidade e minimizar perdas ao prever possíveis anomalias antes que elas ocorram.
Os semicondutores são um dos materiais mais comercializados no mundo, o que torna essencial para a indústria garantir transparência de ponta a ponta em toda a cadeia de suprimentos.
IA generativa e chips podem contribuir para a criação de cadeias de suprimentos inteligentes. A tecnologia pode analisar métodos de transporte, prazos de entrega ou opções de embalagem, antecipando as necessidades de todas as partes interessadas para obter envios com o melhor preço e no momento certo.