Armazém de calçados de Gioseppo: 1,6 milhão de calçados e 3.500 pedidos diários

Armazém de calçados de Gioseppo: 1,6 milhão de calçados e 3.500 pedidos diários

Gioseppo, fabricante e distribuidor de calçados e acessórios de moda, adaptou sua logística ao e-commerce com as soluções de armazenamento da Mecalux.

Gioseppo

Gioseppo, fabricante e distribuidor de calçados e acessórios de moda, adaptou sua logística ao e-commerce com soluções de armazenamento da Mecalux. Em Elche, a empresa instalou um armazém automático, bem como estantes com passarelas e um mezanino onde milhares de pedidos podem ser preparados.

Gioseppo, fundada em 1991, é uma empresa familiar espanhola dedicada à concepção e comercialização de calçado de gama média-alta para homem, mulher e criança. Seu crescimento e trajetória levaram Gioseppo a ingressar no prestigioso Fórum de Marcas Espanholas de Renome, uma aliança formada pelas empresas e marcas líderes em seus respectivos setores.

  • Ano de fundação: 1991
  • Volume de produção: 3 milhões de pares de sapatos por ano
  • Clientes: +5.000
  • Pontos de venda: +10.000
  • Presença internacional: +80 países

 

DESAFIOS

  • Ampliar a capacidade de armazenamento de calçados e acessórios procedentes da produção.
  • Agilizar a preparação de pedidos para satisfazer à crescente demanda.
  • Adaptar a logística à estratégia omnichannel da empresa.

SOLUÇÕES

  • Armazém automático para paletes.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Estantes para paletes.
  • Estantes dinâmicas para paletes.
  • Estantes para picking M7 com passarelas.
  • Mezanino de quatro andares.

BENEFÍCIOS

  • Capacidade para armazenar 1,6 milhão de unidades de calçados em dois centros logísticos.
  • Agilidade para preparar e expedir cerca de 3.500 pedidos diários para clientes online e lojas físicas.
  • Aumento de 300% na área útil de armazenamento.

Adaptar a logística ao e-commerce e ao omnichannel. Atualmente é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam. Gioseppo, fabricante de calçado e acessórios de moda, leva anos a modernizando sua logística para poder comercializar quase 2.900 referências através da sua loja online e dos seus pontos de venda próprios e multimarcas.

“Hoje, algumas características são exigidas de uma logística eficiente e uma delas é ter maior dinamismo. Uma empresa deve ser capaz de adaptar seus processos às mudanças, que podem ser impostas por diferentes canais ou pelas necessidades dos próprios clientes. A flexibilidade logística é outra característica essencial para enfrentar um volume de trabalho variável, como quando ocorrem vendas online ou campanhas comerciais inesperadas”, explica José Miguel Navarro, vice-presidente de Gioseppo.

Em Elche, a cidade que mais produz calçados em Espanha e uma referência mundial, Gioseppo conta com dois armazéns equipados com sistemas de armazenamento da Mecalux: um armazém automático para paletes e outro dedicado exclusivamente à preparação de pedidos com estantes para picking. O resultado, segundo Navarro, não poderia ser mais satisfatório: “A atual capacidade máxima de armazenamento é de 1,6 milhão de unidades de calçados e, na alta temporada, preparamos uma média aproximada de 3.500 pedidos entre o armazém automatizado e o armazém de picking.”

O armazém automático, construído quando a empresa ainda não tinha entrado no setor do e-commerce, perseguia um objetivo claro: maximizar a capacidade para localizar todos os produtos provenientes da produção e automatizar a transferência interna de mercadorias. O segundo armazém, destinado ao picking e inaugurado alguns anos depois, foi projetado para responder à estratégia omnichannel de Gioseppo e foi equipado com soluções de armazenamento que agilizam a preparação de pedidos, como estantes com passarelas.

A logística da Gioseppo teve que se adaptar constantemente às mudanças do mercado. Assim explica o vice-presidente da empresa: “O mercado evoluiu muito desde que inauguramos nosso primeiro armazém automatizado até realizarmos a última ampliação. Agora as compras online marcam o ritmo de nossas operações e o nível de exigência aumentou em outros canais de venda. Tudo vai mais rápido. Os clientes exigem maior excelência logística, mais informações e mais opções. Devemos estar à altura e propor soluções eficazes para as suas necessidades.”

Armazém automático: 1.000 pedidos por dia

“Graças ao armazém automático, conseguimos aumentar a velocidade das tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Além disso, nos permitiu aumentar nossa eficiência e excelência nas funções logísticas”, destaca o vice-presidente de Gioseppo sobre os benefícios da robotização.

De construção autoportante, o armazém automático de Gioseppo tem capacidade para 5.844 paletes em três corredores de armazenamento de 79 m de comprimento. Em cada corredor, um transelevador move os produtos das posições de entrada para a localização atribuída. A área de picking está dividida em seis estações de trabalho independentes onde são preparados cerca de 1.000 pedidos por dia. Os operadores recolhem as caixas de que necessitam do palete e depositam-nas no transportador para caixa localizado atrás de suas costas. Da mesma forma, e para facilitar a preparação de pedidos, cada estação de picking possui uma mesa elevatória para que os paletes fique na altura ideal para cada operador, melhorando sua posição ergonômica.

Navarro explica por que Gioseppo decidiu optar por um sistema de armazenamento automático: “Às vezes temos que tomar decisões para enfrentar determinados cenários. No nosso caso, a automação tem sido um dos projetos mais ambiciosos. Estávamos em um momento de expansão dos negócios e nossas perspectivas para o futuro incluía continuar crescendo. A automação é uma solução eficaz para gerenciar um volume maior de trabalho.”

Uma das peculiaridades do armazém autoportante de Gioseppo é que ele foi construído em um poço de 6 metros de profundidade. O objetivo era duplo: atingir a maior capacidade de armazenamento possível e reduzir o impacto paisagístico, uma vez que as dimensões do centro logístico não podiam ultrapassar uma determinada altura por motivos urbanísticos.

O armazém de Gioseppo é controlado pelo Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux, responsável por coordenar as diferentes operações automatizadas que ocorrem dentro da instalação: entrada e saída de mercadorias, armazenamento, picking e expedição. “Easy WMS nos trouxe muitas vantagens, como a agilidade com que acessamos as informações do armazém, a facilidade que nos oferece para verificar o estoque e a possibilidade de localizar todas as referências em tempo real. Estamos encantados com todas as opções de gerenciamento do software.”

Além do sistema robótico, o primeiro armazém de Gioseppo foi complementado com um bloco de estantes dinâmicas, uma solução que aproveita ao máximo o espaço para acomodar pedidos acabados e produtos de consumo. As estantes dinâmicas são um sistema de armazenamento por compactação, composto por canais de roletes com leve inclinação que movimentam a mercadoria por gravidade. Este sistema de armazenamento é ideal para reduzir os tempos de manobra e acelerar a preparação de pedidos, promovendo a produtividade da instalação.

Armazém para picking: 2.500 pedidos por dia

A nova instalação é composta por diferentes sistemas de armazenamento que agilizam a preparação de 2.500 pedidos diários e otimizam o espaço para acomodar mais de 480.000 caixas de sapatos.

A chave para aumentar a área útil de armazenamento em 300% foi instalar um mezanino e estantes de cargas pesadas para picking (M7) com passarelas com quatro níveis. Cada andar tem um número específico de operadores que fazem picking pequenos produtos. Os pickers percorrem os corredores coletando os artigos que compõem cada pedido diretamente das estantes. O design e o acesso direto à mercadoria, proporcionado pelas estantes, ajudam a equipe de Gioseppo a ser mais ágil, algo essencial na hora de satisfazer os usuários que compram online.

Mecalux também configurou oito canais de estantes dinâmicas onde armazenam um total de 1.100 paletes e cinco corredores de estantes convencionais 10,5 metros de altura. As estantes convencionais destacam-se pela sua resistência, versatilidade e adaptabilidade a qualquer tipo de carga. Da mesma forma, sua configuração permite a colocação de prateleiras aramadas nos diferentes níveis da estrutura para armazenar caixas e outros produtos menores.

Logística omnichannel do presente e do futuro

O e-commerce impulsionou o setor de varejo e moda, obrigando empresas como Gioseppo a modernizar sua logística. A estratégia omnichannel da empresa levou a um aumento do número de pedidos diários, o que tornou necessário simplificar as operações para ganhar eficiência e satisfazer tanto os usuários das lojas físicas como as lojas online.

“Gioseppo está na fase de crescimento e desenvolvimento de seus negócios B2B e B2C. Nossos dois centros logísticos equipados pela Mecalux nos permitem responder a esses planos de crescimento, mantendo nossos padrões de prazo e qualidade de serviço”, afirma José Miguel Navarro.

Na hora de equipar nossas instalações, não duvidamos nem por um momento que a Mecalux seria nosso fornecedor de soluções de armazenamento. E a razão não é outra senão a fantástica relação, profissionalismo e rigor demonstrados nestes dez anos de colaboração. Obviamente, a proposta também tem seu peso, e a relação qualidade/preço que a Mecalux propõe é a melhor do mercado.

José Miguel Navarro PertusaVice-Presidente de Gioseppo

Fale com um especialista