A logística flexível é a capacidade de adaptar as operações às mudanças e imprevistos

Chaves para uma logística flexível

19 out 2023

Atualmente, a logística exige processos flexíveis, capazes de se adaptar às mudanças ocorridas no mercado e às flutuações da demanda de produto. O planejamento logístico das empresas deve estar preparado para enfrentar imprevistos que poderiam afetar operações como o armazenamento, o picking ou a expedição de pedidos.

Fatores como a consolidação da logística omnichannel, a sazonalidade do produto ou o gerenciamento das devoluções têm levado muitas empresas a aumentar a flexibilidade logística para serem competitivas.

O que é a flexibilidade em logística?

A logística flexível é a capacidade que a empresa tem para adaptar as operações e processos do armazém ou centro de distribuição às mudanças e imprevistos sem afetar o desempenho empresarial.

Desde a criação até a venda de um produto, existem várias etapas onde podem ocorrer interrupções que afetem o bom funcionamento da cadeia de suprimentos, tal como um desabastecimento pontual de matérias-primas. Uma interrupção refere-se a qualquer eventualidade ou alteração que afete a correta atividade logística em uma ou diversas fases da cadeia de suprimentos.

A flexibilidade é um atributo logístico relacionado à elasticidade, ou seja, à capacidade de ampliar ou reduzir os recursos de um armazém para se adaptar a mudanças como um maior número de pedidos ou maior atividade nas linhas de produção. Para aumentar a flexibilidade logística e, consequentemente, minimizar o impacto das interrupções no desempenho do armazém, é fundamental garantir uma comunicação fluida entre a organização, seus fornecedores e o cliente final. Diante desse cenário, a digitalização de processos desempenha um papel preponderante. Implementar uma cadeia de suprimentos digital promove a consolidação de operações flexíveis: a empresa compartilha todos os fluxos de informação em tempo real ao longo da cadeia, garantindo a rastreabilidade do produto e facilitando a flexibilidade no controle da mercadoria.

O gerenciamento digital de pedidos através de um programa, tal como o software de gerenciamento de armazém (WMS), permite que o sistema reorganize as dinâmicas do armazém para otimizar os recursos e melhorar o desempenho das operações logísticas.

A digitalização de processos logísticos é fundamental para proporcionar flexibilidade à instalação
A digitalização de processos logísticos é fundamental para proporcionar flexibilidade à instalação

Vantagens da flexibilidade em logística

Contar com uma logística flexível em um armazém oferece vantagens como:

  • Maior adaptabilidade diante das transformações do mercado: a flexibilidade em logística permite adaptar os recursos com agilidade para enfrentar as transformações do mercado como a sazonalidade dos produtos ou flutuações inesperadas na demanda.
  • Picking e produção eficientes: o planejamento logístico e a produção flexível permitem maximizar o desempenho nas linhas de montagem e preparação de pedidos, assim como ter sempre o estoque e a matéria-prima necessários para satisfazer os pedidos.
  • Visibilidade end-to-end: um programa digital de gerenciamento aumenta a flexibilidade e garante a completa rastreabilidade da mercadoria, além de proporcionar a obtenção de informações precisas em tempo real acerca do desempenho das diferentes operações realizadas na cadeia de suprimentos.

Em suma, uma logística flexível permite oferecer um serviço mais eficiente ao cliente final de acordo com suas exigências e necessidades. Os novos padrões de consumo, como o q-commerce (entregas ultrarrápidas) ou a logística omnichannel, impulsionaram a flexibilidade nos armazéns para satisfazer as mudanças ocorridas na demanda dos clientes.

Tipos de flexibilidade em logística

O termo flexibilidade em logística não envolve uma única abordagem, pois também abrange os diferentes processos realizados dentro e fora do armazém. Os tipos de flexibilidade logística mais importantes da cadeia de suprimentos são:

  • Flexibilidade no desenho da cadeia de suprimentos: consiste em ter soluções e sistemas que permitam um planejamento logístico flexível, adaptado aos vários requisitos do mercado. É o caso, por exemplo, de estratégias de abastecimento e produção como o just-in-time.
  • Flexibilidade no gerenciamento dos recursos: exige um controle minucioso da mercadoria e das localizações existentes no armazém para garantir a disponibilidade do estoque quando ocorrem mudanças inesperadas na demanda de um produto. Um gerenciamento digital permite ter um estoque de segurança e evitar quebras de estoque.
  • Flexibilidade nos processos logísticos: refere-se à capacidade de alterar as estratégias logísticas como o picking ou a localização de produtos para se adaptar às mudanças na demanda ou variações na rotatividade de referências. A implementação de um software de gerenciamento promove uma organização eficiente desses processos.

A flexibilidade é um atributo fundamental em todas as fases da cadeia de suprimentos: contar com processos logísticos e produtivos flexíveis garante a disponibilidade de estoque para o cliente final, limitando os custos excessivos de fabricação, transporte e armazenamento.

Um WMS aumenta a flexibilidade dos processos logísticos como o picking ou o recebimento de produtos
Um WMS aumenta a flexibilidade dos processos logísticos como o picking ou o recebimento de produtos

WMS, um pilar para a flexibilidade em logística

A digitalização de processos no armazém aumenta a precisão do estoque e promove operações logísticas mais flexíveis. As instalações logísticas que utilizam um Sistema de Gerenciamento de Armazém avançado, como o Easy WMS, operam com informações em tempo real sobre o status do estoque, os movimentos realizados no armazém ou os pedidos que entram.

Em um contexto de maior complexidade logística promovido pela estratégia omnichannel, a entrega de pedidos em 24 horas ou a devolução de produtos, a digitalização de operações no armazém promove a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade. O WMS permite aumentar a flexibilidade em processos logísticos como o recebimento ou a expedição de mercadorias, além de automatizar o slotting no armazém: partindo de um conjunto de regras e critérios preestabelecidos pelo gerente de logística, o software organiza a reposição considerando critérios como a sazonalidade e a rotatividade do produto.

Uma estratégia de localização flexível é decisiva em setores como o de alimentos ou o varejista, onde a sazonalidade determina o volume das vendas de cada produto. O Easy WMS da Mecalux inclui a funcionalidade avançada Slotting para armazéns, que se encarrega de indicar novas localizações de produto em função da demanda. Além disso, para armazéns com pedidos provenientes do comércio eletrônico, o software inclui o módulo WMS para e-commerce, que permite escalar as operações quando ocorrem picos de demanda.

A implementação de um software de gerenciamento garante o controle da mercadoria em tempo real, assegurando a disponibilidade de estoque, assim como o estoque de segurança das várias referências armazenadas na instalação. Para conseguir uma operação flexível no armazém, o software de gerenciamento também deve ser escalável. Os programas de gerenciamento modernos facilitam a escalabilidade ao oferecer suas funcionalidades por meio da tecnologia cloud computing, software as a service (SaaS), que possibilita um número de licenças variável em função do volume da demanda ou das necessidades particulares do mercado.

 

Flexibilidade logística para um armazém 4.0

A flexibilidade é um atributo indispensável para enfrentar os novos desafios logísticos. A estratégia omnichannel acentuou a complexidade das operações logísticas, aumentando o número de referências no armazém, promovendo a sazonalidade de produto e consolidando o padrão de entrega de pedidos em até 24 horas. Diante desse cenário, um armazém com processos flexíveis é fundamental para garantir um serviço logístico eficiente e melhorar a competitividade das empresas.

A Mecalux dispõe de uma ampla gama de soluções tecnológicas que melhoram o desempenho das instalações logísticas, desde um moderno software de gerenciamento de armazém até as últimas tecnologias em armazenagem e transporte interno de mercadorias. Caso esteja interessado em aumentar a eficiência de sua instalação logística, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo para oferecer a solução mais adequada para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: