Mecalux e MIT analisam os principais aspectos da IA nos armazéns após um estudo global

09 jan 2026

O Dr. Matthias Winkenbach, diretor de MIT Intelligent Logistics Systems Lab, e Alejandro González, Software Business Unit Director de Mecalux, apresentaram as conclusões do estudo “A IA nos armazéns: perspectivas globais de líderes da cadeia de suprimentos sobre o impacto da IA ​​na economia e na força de trabalho", em um webinar disponível online.

Os armazéns têm evoluído continuamente nos últimos anos, e essa tecnologia já está presente em seis em cada dez instalações. “Quase todos os armazéns operam agora além da automação básica; a maioria está altamente automatizada”, disse Winkenbach, cuja equipe de pesquisadores colabora com especialistas da Mecalux em uma iniciativa para desenvolver e implementar soluções baseadas em IA que abordem os desafios com maior impacto na logística. “A crescente complexidade operacional torna a IA essencial, e as organizações fortaleceram suas capacidades técnicas, de dados e de integração, o que acelera sua implementação”, acrescentou.

Por sua vez, Alejandro González destacou que, em consonância com a rápida adoção da inteligência artificial, a pesquisa elaborada pelo MIT e pela Mecalux mostra que 83% das empresas aumentaram seu uso no ano passado. Os especialistas concordaram que a IA já está impulsionando processos centrais que determinam a precisão, a velocidade e a produtividade dos armazéns.

O webinar, que terminou com uma sessão de perguntas e respostas para os participantes, analisou os números mais reveladores do relatório e destacou as áreas que devem ser consideradas antes de planejar os próximos investimentos. O Dr. Matthias Winkenbach lembrou que a adoção da IA nos armazéns está se acelerando em todo o mundo, ressaltando que as empresas que a incorporarem com sucesso serão as que liderarão a próxima era do armazenamento.

 

Aprofunde-se no futuro das cadeias de suprimentos e veja o webinar completo aqui.