Desempenho da cadeia de suprimentos, o maior desafio para CEO

03 out 2025

A capacidade de antecipação, a previsibilidade e a precisão nas previsões despertaram o interesse dos CEO

As cadeias de suprimentos e seu bom funcionamento ganharam importância para os executivos nos últimos dois anos, passando do 14º lugar em sua lista de prioridades para o principal desafio. Isto é confirmado por dados da pesquisa 2025 CEO Study do Institute de Business Value de IBM e Oxford Economics, segundo os quais o desempenho do supply chain, aquisição e retenção de talentos e inovação do modelo de negócio representam os desafios mais urgentes para os executivos.

Igualmente, a capacidade de antecipação, previsibilidade e precisão nas previsões despertaram o interesse dos CEO. Eles esperam utilizar a inteligência artificial para detectar mudanças de mercado e entender melhor o comportamento do cliente e os resultados operacionais, obtendo assim uma vantagem competitiva.

Os “CEOs de alto desempenho” possuem informações de qualidade, equipes ágeis e nervos de aço

Características dos CEO líderes

A IBM IBV tem identificado seis capacidades e características que permitem que alguns CEO alcancem melhores resultados comerciais, mesmo em contextos onde reina a incerteza. Estes líderes, chamados de “CEO de alto desempenho”, conseguem através do acesso a informações de qualidade e equipes ágeis e manter nervos de aço, além das seguintes características:

  • Possuem fluxos de trabalho altamente integrados que envolvem toda a organização.
  • Atuam de forma ágil, o que lhes permite ter sucesso em contextos incertos.
  • Responsáveis. Gerenciam e cumprem aspectos como regulamentações emergentes relacionadas à IA.
  • Visão do futuro. Dedicam parte de seus orçamentos a investimentos em IA e outras tecnologias emergentes.
  • Antes de dar o salto, eles avaliam o impacto potencial da IA ​​generativa em sua força de trabalho.
  • Livres de obstáculos. São capazes de adotar rapidamente novas tecnologias, processos e fornecedores para impulsionar a inovação e permanecer competitivos.