Rapidez e precisão na movimentação de mercadorias com transportadores terrestres

26 jun 2025

Os transportadores terrestres da Mecalux correm sobre trilhos eletrificados no pavimento

Os transportadores terrestres da Mecalux são uma das soluções mais rápidas para o transporte ininterrupto de mercadorias em um armazém ou centro de produção.

Agilidade no transporte de mercadorias

Os transportadores terrestres consistem em carros automáticos que, acionados por motores elétricos, se movem autonomamente ao longo de um trilho eletrificado fixado ao pavimento.

Na parte superior, cada carro incorpora um transportador híbrido, correntes e roletes, que permite movimentar diferentes paletes, independentemente da sua orientação ou tipo (europeu ou americano, entre outros).

Os carros dos transportadores terrestres transportam mercadorias com peso de até 1.500 kg em altas velocidades, chegando a 2 m/s, facilitando movimentos rápidos e contínuos em longas distâncias dentro de armazéns e centros de produção.

Cada carro dos transportadores terrestres é pré-configurado para se integrar facilmente ao sistema, tornando a instalação rápida e fácil, sem necessidade de ajustes

Os transportadores terrestres, embora operem de forma independente, são interligados

Movimento contínuo em um circuito

Transportadores terrestres operam em um circuito fechado, de médio ou longo comprimento, geralmente instalado na parte frontal do armazém, conectando áreas de armazenamento com áreas de preparação de pedidos ou expedição. Também podem conectar diferentes centros logísticos, um único armazém com a produção ou prédios separados por um túnel.

O circuito inclui diversas estações de carga e descarga de mercadorias distribuídas ao longo de sua rota. É dividido em setores de operação independente, incorporando desvios, mudanças e rotas alternativas que permitem que os carros utilizem trajetos secundários. Isso evita a necessidade de percorrer o circuito completo para chegar às diferentes estações. Essa segmentação oferece múltiplas vantagens: reduz o tempo de deslocamento até os pontos de carga e descarga, diminui a quilometragem de cada carro, minimiza o desgaste dos componentes e garante a continuidade operacional do sistema mesmo em caso de interrupções.

Um código de barras na pista eletrificada permite que cada carro identifique sua posição no circuito com grande precisão

Um código de barras permite que cada carro identifique sua posição no circuito

Software que controla o movimento autônomo

Para o bom funcionamento dos transportadores terrestres, é essencial ter um software de controle que coordene e sincronize o movimento dos carros. Este software integra-se com o sistema de gerenciamento de armazém, que organiza a movimentação de mercadorias, conforme as necessidades logísticas da empresa.

O software de controle planeja e controla as rotas de cada carro com base em um conjunto de regras e parâmetros que otimizam a operação dos transportadores terrestres. Considera variáveis como carga, prioridade das tarefas e congestionamento no circuito para definir a rota mais eficiente e curta para cada deslocamento. Também implementa estratégias de balanceamento, distribuindo o número mínimo de carros necessário em cada zona para evitar acúmulo e garantir um fluxo constante e equilibrado. Deste modo, maximiza a produtividade, reduz os tempos e minimiza o desgaste dos equipamentos.

O sistema também inclui tarefas de manutenção preventiva. Assim que um carro percorre uma determinada distância acumulada, o sistema de controle o desvia automaticamente para a área de manutenção. Nessa área, são realizadas inspeções para verificar o estado de componentes e quaisquer reparos ou substituições necessários são realizados.

Os operadores podem verificar o status de cada carrinho, como a porcentagem de uso das rodas e do motor

O circuito de transportadores terrestres é projetado segundo as características do espaço

Vantagens dos transportadores terrestres

  • Transporte autônomo e inteligente. Os carros operam de forma independente e se comunicam entre si para manter um fluxo de mercadorias constante e coordenado.
  • Alta velocidade de operação. Os transportadores terrestres transportam mercadorias rapidamente, o que os torna uma solução ideal para cobrir longas distâncias dentro ou entre edifícios.
  • Circuito expansível e adaptável. O sistema é projetado segundo as características do espaço, permitindo a inclusão de curvas e desvios. Também pode ser facilmente modificado para adicionar novas estações, áreas de manutenção ou adaptar-se a futuras expansões.
  • Uso racional de recursos. Somente os carros necessários são acionados, reduzindo o consumo de energia e prolongando a vida útil dos componentes.
  • Coordenação em tempo real e balanceamento de frota. O software de controle gerencia as rotas para evitar congestionamentos, distribuir os carros uniformemente pelo circuito e mantê-los operacionais o tempo todo.
  • Manutenção preventiva. O sistema monitora o desgaste de componentes como rodas e motores em tempo real, indicando o momento ideal para a manutenção. A equipe técnica pode acessar essas informações rapidamente a partir de um tablet.
  • Carros de nova geração. Os veículos foram redesenhados para oferecer desempenho superior, tanto em velocidade quanto em eficiência energética e durabilidade.