Palete PBR: medidas e características

O palete PBR surgiu da necessidade de normalizar ou padronizar o uso dos paletes de madeira com objetivo de obter um melhor aproveitamento do espaço. A raiz dessa necessidade determinou as medidas do palete PBR, também conhecido como palete brasileiro, a partir dos critérios da ABRAS, que são de âmbito nacional. A seguir vamos explicar mais detalhadamente o que caracteriza esse tipo de pallet e por que são tão importantes no momento de planejar qualquer cadeia logística.

Medidas do palete PBR

Seguindo os critérios de construção para esses suportes estabelecidos pela norma, são adotadas as medidas de 1.200x1.000 mm. O peso máximo permitido para o pallet PBR é de 42 kg e sua capacidade de carga está entre 2.500 e 3.000 kg para cargas estáticas e 1.500 e 2.000 para cargas dinâmicas. É importante considerar que as capacidades podem variar de acordo com o tipo de madeira e o peso do palete.

Sistema construtivo dos paletes PBR

Tabela de desmembramento do palete

Nº de peças Designação das peças Medidas (em mm)
1 2 Face Sup. Extremidade 1.200x95x21
2 6 Face Sup. Centrais 1.200x95x21
3 3 Ligação (liga-toco) 1.000 x 145 x 21
4 9  Bloco ou Toco 145x145x75
5 3 Face Interior 1.200x145x21
6 126  Prego aspiralado M 2,8x55

 

Vantagens do Pallet PBR

A normatização (ou padronização) do palete PBR surgiu a partir da necessidade de otimizar o uso destes elementos e obter um melhor aproveitamento do espaço. As vantagens de pallet PBR são múltiplas.

  • É um palete que pode ser utilizado em qualquer sistema de armazenagem, mas, sobretudo, é adequado para o uso em armazéns automáticos.
  • Pode ser manipulado, sem restrições, por qualquer empilhadeira ou meio de transporte. 
  • Além disso, as dimensões de 1.200x1.000 mm são múltiplas das caixas de plástico padrão, o que facilita o agrupamento de mercadorias e produtos.

As dimensões de 1.200x1.000 mm são múltiplas das caixas de plástico padrão.

As dimensões de 1.200x1.000 mm são múltiplas das caixas de plástico padrão

 

As caixas de plástico e papelão mais utilizadas apresentam dimensões submúltiplas de 1.200 e 1.000 mm.

A normatização permitiu, da mesma forma, padronizar os espaços nos caminhões e contêineres marítimos. As plataformas dos caminhões de tipo baú admitem o máximo de 24 ou 26 pallets de 1.000x1.200 mm, colocados tal como indicado nas imagens.

 

Distribuição de pallets PBR em um contêiner marítimo.

 

Nos contêineres marítimos a capacidade de acondicionamento de paletes é reduzida, uma vez que as dimensões interiores destes elementos são de 2.300 mm.

 

 

Distribuição de paletes PBR em um contêiner marítimo.

Distribuição de pallets em um contêiner marítimo

  

Características do palete PBR

As vantagens do palete PBR são evidentes, mas quais são as características que os paletes devem ter para serem considerados paletes padrão brasileiro?

Os paletes PBR são paletes do tipo 1 – de 1.000x1.200 mm – construídos com determinados critérios de qualidade. Um aspecto importante dos paletes PBR é a existência de chanfros nos quatro cantos e nas arestas superiores da base biselada para facilitar sua extração.

 

O pallet padrão brasileiro pode ser identificado pelas letras PBR

Barrote

Patim do palete

Patim

 
Conclusão, como podemos ver, é muito importante a existência de uma norma de medidas, pesos e outras características nos pallets brasileiros. É essencial que seus fabricantes sejam responsáveis pelo cumprimento dos padrões de qualidade, pois dessa forma asseguram o desempenho correto dessas peças que são a base (e certamente, nunca melhor dito) de toda a armazenagem e do transporte de mercadorias sobre paletes.
 
< Anterior Seguinte >