ETESA digitaliza o gerenciamento de seu armazém com o Easy WMS da Mecalux

ETESA digitaliza o gerenciamento de seu armazém com o Easy WMS da Mecalux

ETESA, distribuidora de peças de reposição de máquinas para obra pública, controla 2.000 referências com Easy WMS.

ETESA

A empresa de peças de reposição de máquinas para obras públicas ETESA digitalizou seu armazém perto de Madrid com o Easy WMS. O software controla todas as referências e organiza as operações para acelerar a preparação e expedição de todos os pedidos diários.

ETESA: mais de 50 anos de inovação

Ativa desde 1968, ETESA é uma empresa espanhola que distribui peças de reposição para máquinas de movimentação de terras (mineração, obras públicas e construção). As peças de reposição são fabricadas em aço de alta qualidade, com ótima relação entre dureza e tenacidade, para serem utilizadas em condições de trabalho exigentes.

  • Ano de fundação: 1968
  • Equipe profissional: 16 pessoas

 

DESAFIOS

  • Enfrentar a expansão do negócio em um novo armazém com maior capacidade de armazenamento.
  • Evitar desequilíbrios de estoque no gerenciamento de mercadorias.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Estantes para paletes.
  • Estantes para picking M7.
  • Estantes cantilever.

BENEFÍCIOS

  • Preparação e expedição de 25% mais pedidos do que antes.
  • Controle de 2.000 referências em tempo real e sem erros.

A mudança e a transformação fazem parte da natureza de ETESA. A empresa iniciou sua jornada em 1968 produzindo aço de primeira qualidade. Nos últimos anos especializou-se na comercialização de peças de reposição e material antidesgaste para máquinas de obras públicas. A capacidade de adaptação às novas exigências do mercado impulsionou a expansão da empresa: “Em 2022 crescemos 15% a mais que no ano anterior”, confirma Juan Puertas de ETESA.

A cadeia de abastecimento de ETESA teve de se transformar constantemente para se adaptar às mudanças do mercado. Uma das mudanças mais recentes que o negócio sofreu foi a inauguração de um armazém de 4.000 m² em Meco (a poucos quilômetros de Madrid). “O centro de distribuição anterior não tinha espaço suficiente para desenvolver a nossa atividade. Tivemos dificuldades em gerenciar todos os produtos e até tivemos que contratar os serviços de fornecedores externos de logística. A falta de capacidade limitou nossas perspectivas de crescimento futuro”, explica Puertas.

Além disso, no armazém anterior, todas as operações eram feitas manualmente. “Utilizávamos nosso software de gerenciamento empresarial e arquivos Excel para acompanhar as mercadorias e organizar operações como preparação de pedidos. Era um método de trabalho muito primitivo”, declara Puertas. O ERP Sage 200c rastreava recebimentos e expedições. “Por veze, o estoque que tínhamos no armazém não correspondia ao registado no ERP e não conseguíamos preparar os pedidos porque faltavam artigos”, acrescenta o CEO de ETESA.

Com o aumento do ritmo de trabalho, a empresa decidiu implementar um sistema mais sofisticado para gerenciar a sua logística, capaz de aumentar a produtividade do armazém. “Instalamos o Sistema de Gerenciamento Easy WMS da Mecalux porque queríamos eliminar qualquer possibilidade de erros nas operações e evitar desequilíbrios no estoque. Também queríamos controlar a mercadoria com maior precisão e rastrear a rastreabilidade de 2.000 referências em tempo real”, declara Puertas.

Três sistemas de armazenamento

ETESA foi muito clara quanto a isso: “A prioridade, na mudança para as nossas novas instalações, foi obter uma maior capacidade de armazenamento para armazenar todos os produtos com diferentes características e rotatividade”, refere o CEO da empresa.

Antes, a empresa tinha dificuldades na organização dos produtos, o que impactava no desempenho das operações. "Por exemplo, os operadores perdiam tempo preparando um pedido porque precisavam mover muitas caixas para encontrar a que precisavam", acrescenta Puertas.

O novo armazém de ETESA está equipado com três sistemas de armazenamento da Mecalux que facilitam uma correta organização da mercadoria: estantes para paletes, estantes para picking M7 e estantes cantilever.

“As referências estão mais ordenadas”, comenta Puertas. Perfis grandes, por exemplo, são colocados em estantes cantilever, enquanto artigos pequenos são colocados em estantes de picking M7.

Ter cada produto no sistema de armazenamento adequado traz outra vantagem para a empresa: os operadores podem localizar os produtos que precisam com mais facilidade.

Gerenciamento avançado de armazéns

O software Easy WMS da Mecalux intervém em todos os processos do armazém, desde o recebimento dos produtos enviados pelos fornecedores até a expedição dos pedidos aos clientes.

O Easy WMS envia instruções aos operadores através terminais de radiofrequência sobre como realizar qualquer tarefa, por exemplo, informando a localização de um produto e a quantidade a ser extraída para fazer um pedido. Seguir as instruções do software passo a passo trouxe inúmeras vantagens para ETESA: "A digitalização do gerenciamento do armazém ajudou os operadores a serem mais rápidos e temos muito menos erros do que cometíamos no passado", diz Puertas.

O programa rastreia os movimentos de mercadorias no armazém e controla o status dos produtos em tempo real. “Antes, ao supervisionar manualmente os artigos, ocorria desequilíbrios de estoque. Pode acontecer de pensarmos que tínhamos um artigo no armazém e, quando precisávamos, descobrimos que realmente não o tínhamos”, comenta o CEO de ETESA.

Com o Mecalux Easy WMS, ETESA experimentou uma melhoria no gerenciamento de inventário, operação que consiste em contabilizar os estoques do armazém, um a um, de forma a conhecer os níveis de produto e identificar desequilíbrios no estoque. O programa envia instruções aos operadores sobre quais artigos localizar para que a contagem geral seja mais eficaz. "Antes demorávamos duas semanas para fazer o inventário e com o software, reduzimos o tempo pela metade", diz Puertas. Além disso, o Easy WMS faz inventário permanente conhecendo os movimentos dos produtos em todos os momentos.

A preparação de pedidos é uma das principais operações do armazém de ETESA. Diariamente, os operadores preparam os pedidos que são distribuídos por todo o mundo. "Graças ao Easy WMS, preparamos e despachamos 25% mais pedidos por dia", diz Puertas. E é que a organização correta da mercadoria resulta em maior agilidade no trabalho.

Os operadores recebem uma área de trabalho no armazém. Seguindo as indicações do software da Mecalux, os pickers percorrem os corredores removendo artigos das estantes que precisam para compor os pedidos. “O Easy WMS é um programa muito fácil de usar, os operadores se adaptaram bem à tecnologia e melhoraram sua forma de trabalhar”, resume Puertas.

Logística em constante transformação

A logística de ETESA está em constante transformação com vista à adaptação às mudanças do mercado. A expansão do negócio tem provocado um aumento do volume de trabalho que só pode ser enfrentado com uma boa organização das operações e um exigente controle de estoque.

O Easy WMS da Mecalux é um pilar que sustenta o crescimento de ETESA. O software oferece flexibilidade para adaptar as operações às novas demandas de negócios. O programa acompanhará a empresa em qualquer novo projeto futuro que se proponha.

Automatizar o gerenciamento do armazém com o Easy WMS da Mecalux nos ajudou a ter muito menos erros do que antes. Podemos preparar e enviar 25% mais pedidos por dia e podemos acessar os artigos com mais facilidade.

Juan PuertasETESA

Fale com um especialista