O inventário permanente permite visualizar o estoque do armazém a qualquer momento

Inventário permanente: o estoque atualizado em tempo real

28 jun 2021

O inventário permanente é um tipo de registro da mercadoria do armazém que se mantém atualizado em tempo real, possibilitando um controle rigoroso do estoque.

A tecnologia possibilitou o surgimento de sistemas que monitoram de forma automática a entrada e saída de produtos, permitindo que o responsável logístico garanta a todo o momento informações precisas sobre a situação de cada um dos estoques. Esse método de gerenciamento de estoque é especialmente útil em armazéns com inúmeras referências, pois um elevado número de SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) propicia um maior risco de quebra de estoque.

Neste artigo introduzimos o conceito de inventário permanente, suas principais diferenças com a contagem periódica de estoques e, sobretudo, como pode ser implantado em um armazém.

Características de um sistema de inventário permanente

Um sistema de inventário permanente é uma técnica de gerenciamento dos estoques que consiste em ter disponível uma contagem constante do estoque do armazém. Como se consegue? Através da implementação de um software capaz de automatizar o controle do inventário.

Uma das principais características do sistema permanente é o uso de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) que monitora cada movimento da mercadoria. O sistema automatiza o registro no recebimento dos pedidos, em sua expedição e ao armazená-los. O WMS também registra os atributos relevantes do produto (data de expedição ou tipo de unidade de carga, entre outros).

A etiquetagem da mercadoria e os terminais de radiofrequência tornam possível o inventário permanente
A etiquetagem da mercadoria e os terminais de radiofrequência tornam possível o inventário permanente

Os trabalhadores operam com leitores de radiofrequência conectados permanentemente ao WMS. Essa tecnologia possibilita fazer a leitura e identificação rápida das etiquetas de cada produto, que são as que incluem um código de identificação e as características de SKU. Além disso, as localizações e os carros de picking também têm suas próprias etiquetas.

Dessa forma, quando o operador mover um produto e fizer as pertinentes leituras de códigos, estará proporcionando informações em tempo real sobre a situação da mercadoria. Toda essa operação é dirigida pelo WMS, que indica ao auxiliar de armazém o que fazer passo a passo, eliminando qualquer dúvida ou possibilidade de erro.

No caso dos armazéns automáticos, a implementação de um posto de inspeção de entradas (PIE) garante um inventário perpétuo praticamente sem intervenção humana. Os paletes entram no armazém através de um transportador e passam pelo PIE (um scanner com sensores), que comprova se a mercadoria cumpre certas medidas e padrões mínimos de qualidade. Nesse mesmo instante, a leitura da etiqueta é realizada automaticamente para que a entrada fique registrada no sistema. Os movimentos subsequentes são igualmente registrados. Por isso, permite saber a situação de cada produto sem que os operadores tenham que intervir em seu gerenciamento.

Graças a essas tecnologias, o responsável logístico tem uma visibilidade completa dos níveis de estoque. Ter um inventário perpétuo é claramente vantajoso para qualquer tipo de negócio. No entanto, aqueles que trabalham com uma grande diversidade de referências serão especialmente beneficiados. Nesses casos, fazer o inventário unicamente através de contagens anuais ou periódicas envolve um importante risco de ocorrerem desajustes no dia a dia. Com um inventário permanente garantimos que o registro seja um reflexo fiel da realidade.

Diferenças entre o inventário permanente e o periódico

Na falta da tecnologia adequada para manter um inventário permanente, a alternativa é o inventário periódico. Mas quais são as principais diferenças entre um inventário permanente e um periódico? O objetivo de ambos é verificar o número de estoques exato (e sua localização) em uma instalação logística e/ou fábrica.

Ao contrário do inventário permanente, no periódico os inventários são agendados e programados de acordo com um período estabelecido (mensal, bimensal ou anual, por exemplo). Portanto, com o inventário periódico apenas teremos um "retrato" preciso da situação da mercadoria em dias específicos do ano. Isso impede que as empresas tenham dados atualizados dos estoques a todo o momento, que é a única forma de evitar desajustes e quebras de estoque no armazém.

O inventário permanente suprime a contagem periódica de estoques, o que permite economizar nos custos operacionais do armazém
O inventário permanente suprime a contagem periódica de estoques, o que permite economizar nos custos operacionais do armazém

Em um sistema periódico podemos conseguir uma maior precisão aumentando a frequência das contagens (ou priorizando certos produtos, se seguirmos uma estratégia de inventários cíclicos). Mas isso tem um custo, já que nas contagens manuais os operadores devem parar de fazer suas tarefas habituais para se dedicarem à elaboração do inventário. Enquanto no sistema permanente a dedicação exigida ao pessoal é mínima e a empresa não tem que interromper suas atividades.

Vantagens do inventário permanente

As vantagens de implantar um sistema de inventário permanente são claras. Vamos elencar as principais:

  • Controle total do estoque: o responsável logístico tem a todo o momento acesso às informações sobre onde está situada cada referência e a quantidade que é armazenada em cada slot. O gerenciamento automático do estoque realizado pelo WMS é especialmente útil para as operações de devolução ou preparação de pedidos de inúmeras referências.
  • Rastreabilidade completa sobre o produto: o inventário permanente facilita a rastreabilidade total do produto, uma vez que monitora todas as etapas pelas quais passa um produto ao longo da cadeia de suprimentos.
  • Redução dos custos operacionais: esse tipo de contagem de estoques evita quebras de estoque ao identificar erros a qualquer instante, reduzindo significativamente os custos logísticos do armazém.
  • Imagem de empresa: em um ambiente tão competitivo como o e-commerce, um erro no inventário pode comprometer a imagem perante o cliente. Um WMS garante que o dado de estoque que mostramos na loja coincida com o real do armazém.
  • Penalidades: alguns marketplaces, como a Amazon, exigem rigor e eficiência no gerenciamento e entrega de pedidos para poder operar em seu portal. Um WMS garante poder cumprir essas férreas exigências e evitar assim qualquer tipo de penalidade.

Em suma, o inventário permanente se converte em uma condição indispensável junto à consolidação do omnichannel e à logística e-commerce. Tendo em conta que cada vez há mais referências e de menor tamanho, a implementação de um software que automatize o gerenciamento do estoque é absolutamente necessária para evitar desabastecimentos de estoque e pedidos errados.

Considerações ao adotar um inventário permanente

Uma contagem constante dos estoques não elimina por completo a possibilidade de que apareça inventário fantasma ou que se perca estoque pelo caminho. No entanto, com um inventário permanente o controle do estoque é mais rigoroso, o que ajuda a identificar mais facilmente os erros. Assim, as perdas ocasionadas para a empresa serão muito menores em relação ao método de gerenciamento de inventário totalmente manual.

O Easy WMS garante que o responsável logístico possa controlar o estoque permanente
O Easy WMS garante que o responsável logístico possa controlar o estoque permanente

Além disso, embora a implantação de um sistema de gerenciamento de armazém represente um investimento inicial, o WMS oferece um rápido retorno sobre o investimento. Com o software cai a taxa de erros no gerenciamento do recebimento e expedição de mercadorias e, sobretudo, permite assumir um maior volume de pedidos. Dessa forma, o negócio pode aumentar o faturamento ao mesmo tempo que reduz o custo de sua logística reversa.

Exemplos de implantação de um inventário perpétuo

Cada vez mais empresas adotam um sistema de inventário permanente, pois uma quebra de estoque ou um pedido errado podem macular o prestígio de uma marca. Vejamos alguns casos de empresas que implementaram o WMS e que agora desfrutam das vantagens de ter um inventário atualizado em tempo real.

Um bom exemplo é a metalúrgica Alcorta Forging Group, que instalou o Easy WMS com a finalidade de abastecer de forma eficiente suas linhas de produção. “Com essa solução automática, otimizamos o controle do estoque e a preparação de pedidos”, assinala José Antonio Fernández, responsável pelo armazém dessa empresa que a cada ano distribui por todo o mundo cerca de 20 milhões de peças para o setor automobilístico e de autopeças.

Outro exemplo é o do operador logístico Luís Simões. O software da Mecalux proporciona ao responsável logístico um rigoroso controle de estoque em tempo real, automatizando a entrada e saída de mercadoria de um centro logístico que abriga 100.000 paletes e expede 4.000 pedidos diários. Rui Simões, administrador das áreas de logística e inovação, destaca que: “Com as soluções de armazenamento da Mecalux melhoramos significativamente a eficiência das operações".

Sistema de inventário permanente: controle integral do estoque em armazém

O inventário permanente garante a confiabilidade na contagem de itens do armazém, minimizando a possibilidade de que haja quebras ou excesso de estoque.

Um sistema de gerenciamento de armazém é a ferramenta ideal para implantar esse método de contagem de estoques. Ao contrário de outros métodos ou soluções, o WMS automatiza o controle de entradas e saídas de estoque, além de guiar os operadores em todas as etapas para garantir que qualquer alteração no inventário fique registrada corretamente.

Na Mecalux somos especialistas em soluções inteligentes de armazenamento. Se quiser se beneficiar de um sistema de inventário permanente em sua empresa, não hesite em entrar em contato conosco, um assessor de nossa divisão de software terá prazer em assessorá-lo sobre as melhores opções para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: