A marca de moda Rouje aumenta a produtividade em seu armazém em Paris

A marca de moda Rouje aumenta a produtividade em seu armazém em Paris

A marca de moda feminina Rouje simplifica e otimiza a preparação de pedidos omnichannel com o Easy WMS.

Rouje

A marca de moda Rouje digitalizou seu armazém em Palaiseau (França) com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux. A empresa instalou três módulos adicionais do Easy WMS: Supply Chain Business Intelligence, Software para gestão da expedição logística e VAS.

Rouje: mulheres que desenham para mulheres

Rouje é uma empresa criada em 2016 pela influenciadora francesa Jeanne Damas e Jérôme Basselier. É uma marca de moda desenvolvida por e para mulheres que inclui acessórios para destacar o estilo pessoal de cada mulher e permitir que ela expresse sua feminilidade com total liberdade através de coleções de prêt-à-porter e acessórios cuidadosamente pensados.

  • Ano de fundação: 2016
  • Presença: Europa e internacional

DESAFIOS

  • Enfrentar a expansão do negócio.
  • Otimizar a estratégia omnichannel: entregas para clientes online e lojas físicas em todo o mundo.

SOLUÇÕES

  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.
  • Módulos: Supply Chain Business Intelligence, Software para gestão da expedição logística e Value-Added Services (VAS).

BENEFÍCIOS

  • Aumento da produtividade nas tarefas de picking em 20%.
  • Preparação diária de até 900 pedidos omnichannel de forma rápida e sem erros.

Desde que foi fundada em 2016, a marca francesa de moda feminina Rouje criou um universo estético que conquistou o mundo e alcançou grande projeção internacional.

Como uma marca como Rouje chegou tão longe? Graças a um estilo reconhecível inspirado em Jeanne Damas, a um design cuidado e intemporal, à criação de um universo próprio e à comercialização de uma gama de produtos de beleza que inclui maquilhagem e cosmética. Da mesma forma, destaca-se o forte compromisso de Rouje com o meio ambiente: desde 2021, a empresa utiliza embalagens de papel reciclado para economizar 2 toneladas de plástico por ano.

A cadeia de suprimentos participa do sucesso de Rouje. Na cidade de Palaiseau (a poucos quilômetros de Paris), a empresa possui uma loja omnichannel. A partir daí, são distribuídas diariamente 300 pedidos, que podem chegar aos 900 na época alta, destinadas a clientes online, lojas físicas e corners (pequenos espaços comerciais localizados em grandes superfícies).

Para enfrentar tal nível de atividade, Rouje empreendeu um projeto de modernização e otimização da sua logística que começou com a transferência para um armazém de maiores dimensões com vista ao aumento da capacidade de armazenamento. “Aquela que tínhamos antes estava ficando pequena para realizar nossa atividade. Passamos de um armazém de 900 m² para um de 3.800 m²”, explica Marc Joly, responsável de Logística de Rouje. A maior parte da superfície é utilizada para guardar roupas e acessórios, embora haja também uma área reservada para bijuterias e produtos de beleza.

Logística preparada para crescer

Mudando-se para o novo armazém, Rouje decidiu instalar o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux com o objetivo de monitorar os processos e movimentações dos produtos em tempo real. “Digitalizamos as operações de logística para enfrentar o crescimento dos negócios e impulsionar o rápido desenvolvimento de Rouje. É fundamental para nós absorvermos picos de alta demanda em períodos específicos, como no lançamento de novas coleções e, principalmente, tornar mais confiável o processo de preparação e expedição de pedidos”, afirma Caroline de Jaham, responsável de Projeto.

A mudança, para as novas instalações, motivou a marca de moda a modernizar todos os processos logísticos de sua cadeia de suprimentos. “As operações no armazém anterior não foram totalmente otimizadas, desde o gerenciamento da mercadoria à preparação e expedição dos pedidos”, refere Joly.

“Quando pensamos em digitalizar a nossa logística, pedimos a uma consultoria que nos apoiasse e confirmasse a necessidade de instalar um software de gerenciamento de armazéns. A Mecalux apresentou-se como o candidato perfeito para nos ajudar, pois, era um especialista em logística com um software adaptado às nossas necessidades. Estamos muito felizes porque, graças ao Easy WMS, nossos processos melhoraram. E isso é apenas o começo!” enfatiza de Jaham.

Com o Easy WMS, a Rouje deu um passo adiante em desempenho. "Desde que instalamos o software da Mecalux, nossa produtividade aumentou 20%", observa Joly. O programa permite distribuir o trabalho entre os diferentes operadores envolvidos em todas as operações logísticas.

Os operadores utilizam terminais de radiofrequência ou um scanner de anel, um dispositivo eletrônico usado no dedo, para capturar e ler códigos de barras com rapidez e precisão. Com esta tecnologia, o terminal móvel é acoplado ao braço do operador para que as indicações do Easy WMS possam ser facilmente consultadas.

Precisão e ordem nos recebimentos

Diariamente, o armazém recebe cerca de 1.700 artigos de seus fornecedores. “Antes de trabalhar com o Easy WMS, nossos processos logísticos eram manuais, o que poderia levar a um risco maior de erros”, enfatiza Joly.

Com a digitalização dos processos, as operações agora são mais simples e seguras. Os operadores digitalizam cada artigo para que o Easy WMS os registre no banco de dados. Desta forma, a empresa pode fazer um acompanhamento mais rigoroso das rastreabilidade e saber a localização exata dos produtos em tempo real. O software de armazém da Mecalux aplica algoritmos avançados que facilitam uma estratégia de armazenamento inteligente. Graças a uma organização avançada das localizações, o armazém da Rouje aproveita ao máximo o espaço e reabastece-o automaticamente no momento certo.

O gerenciamento adequado do produto também simplificou as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Da mesma forma, o Easy WMS trouxe maior confiabilidade no monitoramento dos estoques.

O armazém de Rouje também gerencia da mercadoria devolvida por alguns clientes. “As devoluções chegam pela manhã. O Easy WMS permite que os produtos sejam repostos no estoque para que, ao longo do dia, estejam novamente disponíveis para venda”, aponta de Jaham.

Preparação de pedidos para atender entregas rápidas

“Com o Easy WMS podemos processar e enviar os pedidos rapidamente para expedi-los no mesmo dia. Se for um pedido para os Estados Unidos feito antes das 14h00, horário francês, o cliente receberá o produto no dia seguinte devido à diferença de horário. Pela manhã começamos a preparar os pedidos e, ao mesmo tempo, o Software para gestão da expedição logística começa a organizar os embarques”, explica Joly.

A preparação de pedidos é uma das operações mais exigentes do armazém de Rouje. Todos os pedidos são preparados por agrupamento, ou seja, os operadores completam vários pedidos ao mesmo tempo. Os trabalhadores percorrem o armazém com um carrinho onde depositam os artigos à medida que são retirados das estantes.

O Easy WMS acompanha os selecionadores durante todo o processo de preparação do pedido, o que elimina qualquer possibilidade de erro. “Os operadores não têm mais dúvidas sobre quais itens retirar das estantes. Antes, os operadores precisam verificar se escolheram o modelo correto, o tamanho adequado e a cor ideal. Graças ao Easy WMS, esse tipo de dúvida não existe mais e o risco de erro desapareceu”, explica de Jaham.

Artigos de cosmética e joalharia são guardados numa área separada e restrita do armazém. Os pedidos que incluam este tipo de produtos são preparados da mesma forma que os restantes pedidos, ou seja, por agrupamento e independentemente dos restantes.

Uma vez recolhidas todas as referências necessárias à preparação dos pedidos, estas são desagrupadas na área de consolidação. O processo de separação de produtos foi simplificado com a instalação de estantes de picking equipadas com dispositivos luminosos put-to-light que indicam, através de um indicador luminoso, em que caixa depositar a mercadoria, cada caixa correspondendo a um pedido.

Antes, os operadores tinham uma lista impressa indicando os artigos que tinham de localizar no armazém. Com o Easy WMS, por outro lado, basta seguir as instruções do software para ser muito mais rápido. “Reduzimos o tempo de preparação de pedidos em 22%. Uma pessoa que antes fazia cerca de 70 pedidos por dia, agora pode fazer mais de 90”, acrescenta Joly.

Também foi optimizado o gerenciamento dos pedidos destinados às lojas e corners, reduzindo para metade os tempos de preparação seguindo uma estratégia de cross docking. Nesse tipo de preparo, a mercadoria que chega ao armazém é distribuída diretamente sem que seja necessário passar por um período de armazenamento prévio.

Consolidação e expedições organizados

Os produtos Rouje são vendidos em diferentes canais (site, lojas físicas e corners) e são enviados para vários destinos e países.

Para Rouje, a experiência do cliente é fundamental e a empresa personaliza alguns dos envios. Para manter um controle mais rigoroso deste processo e evitar erros, a empresa implementou o módulo VAS (sigla para value-added services) da Mecalux. É uma extensão do Easy WMS com funcionalidades para os operadores customizarem os pedidos solicitados.

O módulo VAS envia instruções aos operadores para garantir que cada pedido seja entregue corretamente. Por exemplo, se um pedido deve ser entregue em tote bag, no momento da embalagem, o Easy WMS lembra o preparador de colocá-lo na embalagem.

Rouje também instalou o módulo Software para gestão da expedição logística de modo a gerar etiquetas de transporte e comunicar informações relevantes para documentos alfandegários.

Na área de expedição, todos os processos com o Software para gestão da expedição logística têm um objetivo comum: distribuir a mercadoria no tempo certo e nas condições acordadas. “Se, por qualquer motivo, algum dos pedidos não puder ser despachado, o módulo se encarrega de retirá-lo para evitar que interrompa a entrega dos demais”, enfatiza de Jaham.

Logística sob controle

Para Rouje, era crucial poder analisar dados como localização da encomenda, tamanho, peso e conteúdo, entre outros.

“Antes de digitalizarmos nosso armazém, era muito difícil para nós fazer uma análise de nossos dados logísticos”, comenta Joly. A empresa também incorporou o módulo Supply Chain Business Intelligence da Mecalux, um programa que fornece dados úteis sobre as principais atividades do armazém para melhorar a tomada de decisões.

Num único olhar, os gerentes logísticos podem verificar diversos indicadores, como os tempos de processamento de cada tarefa, a capacidade disponível ou os pedidos enviados, ou recebidos. "Conhecendo a produtividade no picking, podemos antecipar o número de operadores necessários nas operações do armazém e, assim, otimizar nossos recursos", diz de Jaham.

O Supply Chain Business Intelligence oferece indicadores numéricos que mostram o desempenho de uma ampla gama de processos: recebimentos, armazenamento, preparação de pedidos, controle de estoque, expedições, entregas, transporte e gerenciamento de devoluções. “Com a análise de dados do Supply Chain Business Intelligence, implementamos medidas para melhorar e garantir a satisfação total do cliente”, diz de Jaham.

Digitalização para uma empresa em crescimento

No armazém de Rouje, o software de gerenciamento da Mecalux significou um antes e um depois: agora a marca de moda está pronta para evoluir e se adaptar às mudanças nos negócios.

“Com o Easy WMS melhoramos todos os nossos processos logísticos e otimizamos as operações diárias. Isso nos permitirá apoiar o crescimento da Rouje, bem como a realização de novos projetos para a marca”, resume de Jaham.

O Easy WMS nos trouxe muitas vantagens: reduzimos o tempo de preparação de pedidos e ganhamos maior confiabilidade no controle de nossos processos logísticos. Conhecendo detalhadamente o desempenho das operações, podemos aplicar medidas estratégicas para melhorar e garantir a plena satisfação de nossos clientes.

Caroline de JahamResponsável de Projeto de Rouje

Fale com um especialista