A empresa de revestimentos VM Matériaux automatiza seu armazém para agilizar o picking

A empresa de revestimentos VM Matériaux automatiza seu armazém para agilizar o picking

VM Matériaux, filial do Grupo HERIGE, automatizou sua logística para enfrentar à venda anual de mais de dois milhões de metros quadrados de revestimentos.

VM Matériaux

VM Matériaux, filial do Grupo HERIGE, instalou um armazém automático e o software de gerenciamento da Mecalux em seu centro logístico de Herbergement (França). A empresa automatizou sua logística para enfrentar venda anual de mais de dois milhões de metros quadrados de revestimentos.

VM Matériaux é uma empresa do Grupo HERIGE dedicada a comercialização de materiais de construção. Em seus 79 pontos de venda espalhados pelo oeste de França, VM Matériaux distribui materiais de construção e reforma para profissionais e particulares. Para enfrentar aos novos desafios ambientais relacionados com a regulação energética, VM Matériaux desenvolveu uma vasta gama de produtos e soluções, mediante seu programa ecoSOLUTIONS.

  • Ano de fundação: 1907
  • Pontos de venda: 79
  • Showrooms: 35
  • Equipe profissional: +1.150 pessoas
  • Produção anual: +2 milhões de m² de revestimentos

 

DESAFIOS

  • Reduzir o esforço de manuseio de produtos pesados.
  • Melhorar e facilitar a preparação de pedidos de revestimentos.
  • Otimizar o gerenciamento das localizações no armazém.

SOLUÇÕES

  • Armazém automático para paletes.
  • Transportadores automáticos para paletes.
  • Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux.

BENEFÍCIOS

  • Maior velocidade de picking, melhor ergonomia e confiabilidade do processo.
  • Distribuição estratégica e digitalizada de estoque no armazém automatizado.

VM Matériaux, filial do Grupo HERIGE especializada em materiais de construção, modernizou sua logística para responder ao crescimento que tem vivido nos últimos anos. Em 2021, a empresa atingiu 393,2 milhões de euros de volume de negócios.

No município de L'Herbergement, no oeste de França, VM Matériaux possui uma plataforma logística a partir do qual abastece seus pontos de venda em toda a França. “Todos os anos, comercializamos mais de 2 milhões de metros quadrados de superfície de revestimento cerâmico”, explica Céline Marchand, diretora da cadeia de suprimentos de VM Matériaux.

Para administrar tamanha magnitude de pedidos, VM Matériaux substituiu as estantes convencionais para paletes, onde armazenava produtos acabados, por um armazém totalmente automático que garante total disponibilidade da mercadoria. "Éramos conscientes que precisávamos modernizar nossa logística com um sistema de armazenamento automatizado que nos permitisse atender à crescente demanda de nossos clientes, mas, acima de tudo, reduzir o esforço de nossos operadores no manuseio de materiais", afirma Marchand", afirma Marchand.

No momento de iniciar o armazém automatizado, VM Matériaux precisou aliviar as tarefas de picking, já que os revestimentos cerâmicos são produtos pesados e volumosos. Diante deste desafio, a Mecalux montou uma área de preparação de pedidos composta por transportadores, lançadeiras e estações de picking com equipamentos de manuseio que facilitam o trabalho dos operadores.

Além de impulsionar o rendimento logístico de VM Matériaux, a automação também contribuiu para melhorar a ergonomia do operador e minimizar os erros causados pela separação manual de pedidos. Nos postos de picking, os pedidos são preparados de acordo com os critérios "produto ao homem”, ou seja, os operadores ficam esperando que os equipamentos de movimentação automático forneçam os revestimentos necessários. A vantagem desta forma de trabalhar é que os operadores não têm de se deslocar pelo armazém, podendo aumentar a produtividade na preparação de pedidos.

VM Matériaux também implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux para manter um controle rigoroso de todas as referências em estoque. O programa acompanha as entradas e saídas do armazém e mantém um registro em tempo real da situação da mercadoria.

Da mesma forma, o Easy WMS se conecta de forma bidirecionalmente com o software de gerenciamento empresarial (ERP) de VM Matériaux para otimizar as operações do armazém. Por exemplo, quando um dos pontos de venda precisa de mercadorias, o ERP informa ao Easy WMS para que ele organize a preparação do pedido o mais rápido possível. “A comunicação entre os dois sistemas proporciona aos nossos clientes informação em tempo real sobre a disponibilidade de estoque e o estado dos pedidos. Os operadores seguem as instruções do Easy WMS para preparar os pedidos com alta confiabilidade e de acordo com as prioridades estabelecidas com base na ordem de saída dos veículos", explica Marchand.

Logística automática

A automação tem sido essencial para reduzir os esforços de manuseio de materiais e aumentar a produtividade de nossa logística. Também ganhamos eficiência ao reduzir erros durante os processos de armazenagem e coleta de pedidos", comemora o gerente de cadeia de suprimentos da VM Matériaux.

A operação do novo armazém de VM Matériaux é totalmente automática: três transelevadores introduzem e extraem a mercadoria de suas localizações com total autonomia. O armazém, com capacidade para mais de 5.700 paletes, destaca-se pelo comprimento de seus corredores de armazenamento, 95 m. Os transelevadores para paletes podem percorrer essa distância o mais rápido possível para agilizar o gerenciamento da mercadoria. Da mesma forma, as estantes foram customizadas para poderem armazenar paletes de até 1.500 kg com artigos de diferentes alturas.

O software de gerenciamento de armazéns é responsável por distribuir a mercadoria no armazém e atribuir uma localização a cada palete. Easy WMS incorpora regras e algoritmos para organizar os produtos de acordo com suas particularidades e nível de exigência. Os corredores são divididos em três setores de acordo com a rotatividade de estoque: tipo A, B ou C. Assim, por exemplo, os do tipo A (maior exigência) são colocados nas extremidades dos corredores com o objetivo de agilizar as entradas e saídas.

O projeto do armazém considera as perspectivas de crescimento futuro de VM Matériaux. Por isso, foi destinado um espaço no qual podem ser habilitados dois corredores adicionais, caso as necessidades logísticas da empresa assim o exijam.

Preparação de pedidos

“O picking é uma das operações básicas do nosso armazém. Todos os dias nos preparamos 300 linhas de pedidos diários que são distribuídos aos nossos pontos de venda em toda a França. Para absorver a demanda, montamos uma área de picking composta por três estações de trabalho onde os operadores acessam a mercadoria automaticamente graças a um circuito de transportadores”, comenta Marchand.

A operação em si é muito simples: os operadores extraem os revestimentos dos paletes recebidos do armazém automatizado e os classificam em paletes localizados atrás deles, cada um constituindo um pedido.

Para facilitar o trabalho dos operadores e agilizar a operação, Mecalux equipou as estações de picking, onde se realizam até quatro pedidos simultaneamente, com três dispositivos fundamentais:

  • Monitores. Ali, o Easy WMS indica aos operadores o palete de onde retirar a mercadoria e a quantidade de artigos necessários. Seguindo o passo a passo do software, os pedidos são atendidos sem erros.
  • Put-to-light. São dispositivos eletrônicos que indicam aos operadores o local onde deixar a mercadoria. O objetivo principal é classificar a mercadoria de forma ágil e sem erros.
  • Braços manipuladores mecânicos. Ajudam a levantar os revestimentos com peso elevado. Assim, os operadores as manuseiam de forma mais ergonômica e eficiente.

Easy WMS também foi configurado para que os operadores possam fazer picking reverso. Neste caso, em vez de recolher os revestimentos essenciais do palete para preparar o pedido, os operadores retiram os revestimentos desnecessários. A vantagem deste sistema de trabalho é que os movimentos dos operadores são otimizados e a preparação de pedidos é agilizada.

Expedição dos pedidos

Uma vez finalizada a coleta, uma lançadeira coleta o pedido e o envia para a embaladora e rotuladora.

Os pedidos são então transferidos para as docas de carga. "Agrupamos os envios para otimizar o carregamento de caminhões, reduzindo assim os custos de transporte e garantindo os prazos de entrega", diz Marchand.

Os pedidos são atribuídos à doca correspondente, seguindo a sequência definida pelo Easy WMS. O último passo é verificar se a ordem de carga dos caminhões está sendo cumprida. Com a ajuda de terminais de radiofrequência, os operadores leem os códigos de barras nas etiquetas e garantem que as mercadorias sejam carregadas corretamente em cada caminhão.

Aposta pela automação

VM Matériaux beneficiou de uma logística automatizada e digitalizados para enfrentar a venda anual de mais de dois milhões de metros quadrados de revestimentos. O armazém automatizado instalado pela Mecalux sem dúvida dá agilidade ao fluxo de armazenamento e expedição de mercadoria.

Graças aos equipamentos de movimentação automáticos e à organização do trabalho executado pelo Easy WMS, a preparação dos pedidos é realizada de forma rápida, confiável e ergonômica para nossos operadores, alcançando a eficiência logística exigida pelos clientes de VM Matériaux.

Estamos muito satisfeitos com o nosso armazém automático para paletes porque nos permitiu aumentar a eficiência de todas as operações logísticas, especialmente o picking de revestimentos. Melhoramos as condições de trabalho de nossos operadores, promovendo a ergonomia no armazém.

Céline MarchandDiretora da cadeia de suprimentos de VM Matériaux

Fale com um especialista