O hyperloop poderia revolucionar a logística e o transporte de mercadorias

'Hyperloop' na logística: viajará o transporte de mercadorias a 1.200 km/hora?

21 mar 2023

O hyperloop aspira a revolucionar a logística. Este moderno sistema, um híbrido entre trem e avião, pretende transformar o transporte de mercadorias, limitando as emissões poluentes e descongestionando o tráfego aéreo ou terrestre.

A tecnologia hyperloop é um meio de transporte em desenvolvimento que utiliza veículos que levitam magneticamente dentro de um tubo de baixa pressão para rodar em alta velocidade: o sistema visa atingir 1.200 km/hora. Para seu funcionamento de modo a agilizar o transporte de mercadorias, o hyperloop utiliza técnicas inovadoras como sistemas de pressurização, propulsão elétrica e energia magnética.

Devido aos seus potenciais benefícios, o hyperloop pode ser um foco de inovação em logística. O Instituto de Tecnologia Hyperloop afirma que este novo sistema de transporte "é fundamental no transporte sustentável de longa distância e pode dar uma contribuição decisiva para atingir a meta de redução de gases de efeito estufa definida pela Comissão Europeia para 2030 e 2050.” Mas esta tecnologia é viável a curto prazo? Embora sua viabilidade em larga escala permaneça desconhecida, há cada vez mais projetos e protótipos em desenvolvimento.

Aplicações do 'hyperloop' na logística

O hyperloop poderia resolver desafios logísticos como a redução dos prazos de entrega de pedidos ou a poluição gerada pelo transporte de mercadorias. Esta tecnologia moveria cargas entre dois ou mais centros logísticos em alta velocidade, reduzindo o impacto do transporte na logística. As cargas seriam colocadas em cápsulas que viajariam por um túnel a 1.200 km/h.

A tecnologia hyperloop pode se consolidar como uma alternativa de baixo custo energético para movimentações logísticas de longa distância realizadas por caminhões, trens de carga ou aviões. Este método futurista visa revolucionar o transporte de cargas acelerando de 0 a 1.200 km/h em tempo recorde.

Para seu funcionamento, os protótipos do hyperloop criam um ambiente de baixa pressão dentro de um sistema tubular fechado. Nesta estrutura está localizada uma cápsula que flutua usando a tecnologia de levitação magnética. Graças à propulsão com motor elétrico, este sistema de transporte pode se mover em velocidades muito altas devido à ausência de atrito e praticamente nenhuma resistência do ar. E o que é ainda mais significativo: consumindo baixos níveis de energia.

Segundo Mario Paolone, professor da Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça), uma das vantagens do hyperloop é o baixo consumo de energia. "Existe a capacidade de controlar de forma otimizada a pressão em um ambiente confinado de hyperloop [...] Este controle de pressão pode reduzir substancialmente as necessidades de energia para um melhor funcionamento de todo o sistema, tornando-o assim o meio de transporte mais eficiente energeticamente para viagens intercontinentais”, sustenta o autor na publicação acadêmica Design of a hyperloop system mockup.

'Hyperloop' e transporte de mercadorias

Se bem-sucedido, o objetivo do hyperloop na logística é substituir o transporte de longa distância. Em declarações à Mecalux, Paolone destacou a sustentabilidade que esta tecnologia traria para o transporte de cargas: "em comparado a qualquer outro sistema de transporte, o hyperloop para carga tem o potencial de atingir a menor pegada de carbono por unidade de massa transportada e, além disso, sua conexão ponta a ponta de alta velocidade pode ser acoplada a processos eficientes de expedição.”

O hyperloop não apenas reduziria o impacto ambiental, mas também agilizaria o transporte de mercadorias. O artigo acadêmico Hyperloop: The innovative logistic technology, publicado no Journal of Road and Traffic Engineering, compara essa tecnologia com os modos de transporte atuais. “O hyperloop surgiu como uma opção superior aos sistemas de transporte existentes, pois, é duas vezes mais rápido que os aviões e tem um custo comparável ao transporte aéreo.

No entanto, a tecnologia hyperloop ainda é um conjunto de projetos em desenvolvimento, e não uma realidade tangível. No futuro, este sistema de alta velocidade pode se tornar uma alternativa ao transporte aéreo de mercadorias sensíveis, valiosas e perecíveis. A publicação acadêmica Effects of the introduction of hyperloop on existing supply chains, aponta que a velocidade do hyperloop “representa uma boa alternativa para o transporte deste tipo de carga, sobretudo considerando o custo significativo associado ao transporte aéreo face a outros modos de transporte tradicionais. Nesse contexto, o hyperloop representa uma alternativa mais barata ao transporte aéreo.” A opção de consolidar esta tecnologia como substituta do transporte rodoviário parece, a priori, menos viável no momento. Assim afirmam os autores do artigo: “A carga seria transportada e descarregada nas estações de origem do hyperloop, onde também seriam necessários caminhões para carregar e transportar a mesma mercadoria até seu destino.”

O hyperloop pode se consolidar como uma alternativa de baixo custo energético para movimentações logísticas de longa distância
O hyperloop pode se consolidar como uma alternativa de baixo custo ao transporte de longa distância

'Hyperloop' na logística: futuro ou utopia?

O hyperloop pode significar uma revolução no transporte. Agora, em que estágio de desenvolvimento está essa tecnologia? O professor da Escola Politécnica Federal de Lausana, Mario Paolone, prevê que isso pode ser uma realidade até 2040. “Desde um ponto de vista técnico, poderá ver o primeiro hyperloop comercial para carga até o final da próxima década.” No entanto, ainda há dúvidas sobre sua viabilidade no curto prazo. "O primeiro desafio é desenvolver e avaliar diferentes tecnologias de propulsão de cápsulas, com diferentes níveis de complexidade técnica e eficiência energética que precisam ser analisados minuciosamente. O segundo desafio é projetar processos de tunelamento de baixo custo que devem ser mais desenvolvidos e comparados em desempenho.”

Em conversa com a Mecalux, o professor associado da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), Jonas Kristiansen Nøland, destaca que a tecnologia hyperloop ainda está em fase de desenvolvimento: "A chamada de propostas para projetos hyperloop lançada pela Comissão Europa deverá atingir o nível 6 de maturidade tecnológica na Europa no final desta década. Dez anos atrás, quando esses desenvolvedores de hyperloop estavam começando, eles prometeram que agora teriam um sistema comercial totalmente operacional. Mas subir na escada da maturidade tecnológica é um pouco mais difícil na realidade do que no papel.”

Os níveis de maturidade tecnológica são uma classificação internacional que visa calcular em que estágio de desenvolvimento uma tecnologia se encontra. A escala varia de 1(princípios tecnológicos básicos) a 9 (sistema testado em um ambiente operacional e funcional). O nível 6 indica que, nos próximos anos, um ou vários dos protótipos de hyperloop já terão sido validados em um ambiente relevante. Nøland, um dos avaliadores técnicos dos projetos EU-Rail da União Europeia, confirma a existência de uma vasta gama de projetos relacionados com o hyperloop. "Na última década, muitas startups de tecnologia foram criadas e muitos estudos de viabilidade foram publicados sobre essa tecnologia.”

No entanto, o professor associado da NTNU conclui que, para já, esta tecnologia é mais viável para o transporte de mercadorias do que para a circulação de pessoas: “No transporte de cargas, os requisitos de certificação não são tão rigorosos como no transporte de pessoas. Quando se trata de mercadoria, pode ser mais flexível quando se trata de aceleração.”

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: