O sistema de controle de armazém (SCA) controla os elementos automáticos de um armazém

Software WCS: o que é e como funciona

09 nov 2023

O sistema de controle de armazém WCS, na sigla em inglês, é o software que controla e gerencia todos os elementos automatizados de uma instalação logística. Em um contexto no qual os armazéns automáticos são uma solução cada vez mais recorrente, a digitalização é fundamental para coordenar os elementos automáticos, facilitar a tomada de decisão e promover dinâmicas eficientes.

A implementação de um software de controle permite coordenar os equipamentos automatizados, garantindo a segurança e o máximo desempenho. O WCS atua como ponte entre os PCs de controle e os controladores lógicos programáveis dos sistemas automáticos e o software de gerenciamento de armazém (WMS), que organiza a logística da empresa.

O WCS é integrado ao WMS para verificar quais máquinas serão movidas e os movimentos que devem ser executados
O WCS é integrado ao WMS para verificar quais máquinas serão movidas e os movimentos que devem ser executados

Como funciona um software WCS?

O software de controle de armazém gerencia e coordena os fluxos de produtos em um armazém automático, organizando os movimentos dos equipamentos automatizados. O warehouse control system envia as instruções ao sistema que comanda cada equipamento de movimentação PLC ou PC industrial, para executar qualquer movimento.

Portanto, o WCS é o software que se encarrega de coordenar a transferência da mercadoria através de equipamentos automatizados como transportadores, veículos guiados automaticamente (AGV), robôs móveis (AMR) ou transelevadores para paletes.

Para comandar e controlar esses equipamentos de movimentação automáticos, o software WCS se integra e estabelece comunicação permanente com o sistema de gerenciamento de armazém (WMS) e o ERP, o software de gerenciamento empresarial. O ERP comunica ao WMS os pedidos que devem ser preparados e, em seguida, o WMS indica ao WCS os produtos que devem ser coletados de cada localização. A integração entre ambos os programas permite obter o máximo desempenho do armazém, pois o software de gerenciamento envia instruções ao WCS para que coordene o movimento correspondente de cada equipamento para permitir o bom funcionamento da instalação.

Qual a diferença entre o WCS e o WMS?

Em um armazém, os diferentes softwares são integrados e estabelecem comunicação entre si com o objetivo de garantir os fluxos de trabalho adequados. O sistema de controle de armazém executa os movimentos dos equipamentos de movimentação automáticos em coordenação com o sistema de gerenciamento de armazém (WMS), um software de categoria superior que atua como cérebro e comanda todos os processos do armazém.

O software de gerenciamento de armazém não só monitora a rastreabilidade dos produtos em tempo real, sabendo o tempo todo qual é sua localização exata, como também organiza os movimentos da mercadoria. Por outro lado, o WCS se encarrega de colocar em funcionamento os equipamentos automáticos, como transportadores ou transelevadores, com o objetivo de transferir os produtos para o local indicado pelo WMS

O software WCS comanda os dispositivos robotizados do armazém, executando as ordens enviadas pelo WMS. O software de controle proporciona velocidade aos movimentos de mercadoria e, consequentemente, às operações de picking ou reposição de produtos. Instalar sistemas de armazenagem e transporte automáticos, controlados pelo software logístico, elimina o risco dos erros decorrentes do gerenciamento manual da mercadoria, assim como agiliza os processos realizados no armazém.

O software WCS envia instruções aos equipamentos de movimentação como transelevadores ou transportadores
O software WCS envia instruções aos equipamentos de movimentação como transelevadores ou transportadores

WCS: pedra angular do armazém automático

A relação entre o WCS e o software de gerenciamento de armazém é fundamental para garantir o bom funcionamento das operações de um armazém automático. “O WMS não é um sistema independente”, afirmam os autores de um estudo da Universidade de Ciências da Engenharia de Xangai. O software de gerenciamento de armazém é integrado junto a outros programas, como o ERP ou o WCS, para organizar as operações do armazém e garantir a preparação e expedição dos pedidos.

Um exemplo de empresa que utiliza digitalização para impulsionar a eficiência de seu armazém automático é o operador logístico 3PL Nordlogway. Na Espanha, a Mecalux implementou um moderno armazém automático com capacidade para 500 referências que contém produtos industriais do setor de cosméticos, componentes de ventilação industrial e alimentos à temperatura ambiente. O WCS organiza os movimentos da mercadoria em função das necessidades da empresa, por exemplo, emitindo ordens de movimento aos transelevadores de cada corredor para que coletem os produtos de suas localizações. O armazém automático é gerenciado pelo Easy WMS da Mecalux. “O principal benefício obtido é que já não precisamos nos preocupar com a estratégia de localização e relocalização da mercadoria nas estantes. O software decide por nós", explica Jaume Rovira, diretor de Operações dos centros logísticos da Nordlogway.

Outro exemplo é a Idaho State Liquor Division (ISLD). Nos Estados Unidos, a empresa de bebidas possui um armazém automático da Interlake Mecalux que mede 15,5 m de altura e tem capacidade para receber quase 3.000 paletes. A empresa implementou o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS para otimizar o fluxo de movimentos de produtos e garantir a rastreabilidade. O WCS também executa os movimentos dos transelevadores de acordo com as ordens emitidas pelo WMS, determinando o momento exato em que devem ser movidos para depositar ou coletar a mercadoria de suas localizações.

A eficiência do armazém exige um WCS

O software WCS é uma ferramenta essencial nos armazéns automáticos, pois controla os movimentos dos equipamentos de movimentação e otimiza as operações da instalação. Em um armazém automático, o WCS é o programa que recebe as ordens de um software de categoria superior e as transfere para os PC de controle ou para o PLC de cada uma das soluções automatizadas.

A coordenação entre o software WCS e os demais programas digitalizados permite obter uma logística de máxima eficiência no armazém. Sistemas de armazenagem ou transporte como os robôs AMR, os transelevadores ou os transportadores multiplicam a produtividade da instalação.

Para obter mais informações sobre as tecnologias que você precisa para otimizar seu armazém automático, não hesite em entrar em contato conosco, um assessor especializado irá explicar-lhe as particularidades de nosso software Easy WMS e lhe mostrará como se adapta às necessidades de seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: