Quando instalar estantes convencionais estáticas?

As estantes convencionais estáticas são o sistema mais versátil em qualquer armazém, embora a capacidade de alojamento da mercadoria possa ser menor, em comparação com outras alternativas. 

Graças a essa versatilidade, o uso de estantes convencionais estáticas é interessante para armazéns multicliente, pois na hora de projetar a instalação, o operador logístico não pode prever exatamente o produto que seus clientes vão enviar-lhe. 

Sua flexibilidade também faz com que este sistema seja ideal para alojar paletes de diferentes tamanhos. Da mesma forma, sua utilização é adequada para armazéns onde seja necessário realizar operações de picking diretamente das estantes ou em instalações destinadas a alojar produtos volumosos.

 

 Armazém para operador logístico.

Armazém para operador logístico

Armazém logístico e distribuição de produtos alimentícios.

Armazém logístico e distribuição de produtos alimentícios

 
Detalhe de travessas para paletes.

Detalhe de travessas para paletes

 

Quanto às rotações, este tipo de solução de armazenagem é indicada para instalações nas quais se manuseiam muitas referências e poucos paletes por cada uma delas, assim como para aquelas com muito movimento de mercadorias. Estas estantes também são apropriadas para armazéns de pouco tamanho, onde os produtos de alta rotação (A) não têm uma quantidade significativa de paletes. Por outro lado, caso seja combinado com outros sistemas, este tipo de armazenamento é ideal para alocar produtos de rotação baixa e média (B e C). 

Em todos os casos, é muito fácil controlar a rotação utilizando um programa de gestão de armazéns. Com o WMS é possível trabalhar com vão vazio (sistema caótico), deixando o próprio programa decidir e registrar as alocações, o que faz com que se possa conseguir uma capacidade efetiva superior a 90%.

Quanto ao manuseio dos paletes neste tipo de sistema, devem ser manipulados pelo lado estreito, paralelo aos patins de entrada, pois se forem manipulados pelo lado largo é necessário colocar travessas nos níveis da carga.

 

Other topics in this category