O picking por radiofrequência consiste em preparar pedidos com terminais de radiofrequência

Picking por radiofrequência: precisão na preparação de pedidos

06 jun 2023

O picking por radiofrequência é um sistema de preparação manual de pedidos muito difundido no setor logístico, pois permite dirigir e otimizar o trabalho dos operadores.

A radiofrequência é um espectro eletromagnético que, com o uso de antenas e transmissores, pode ser utilizado como sistema de comunicação sem fio. No picking por radiofrequência, os operadores utilizam dispositivos wireless para se conectar ao software de gerenciamento de armazém e realizar qualquer operação, desde o recebimento e preparação de pedidos até o kitting e expedição.

O que é o picking por radiofrequência?

O picking por radiofrequência é um sistema de preparação de pedidos onde os operadores utilizam terminais sem fio para receber instruções do software de gerenciamento de armazém. O sistema informático indica, por exemplo, os artigos que devem ser localizados, sua localização exata e a quantidade a coletar. Quando completam a tarefa, os operadores devem apenas confirmá-la no terminal de radiofrequência para receber novas indicações.

A tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) permite efetuar a troca de dados entre dois ou mais dispositivos sem fio. Enquanto um dos dispositivos emite ondas de radiofrequência, o outro responde em função do sinal recebido.

O picking por radiofrequência é a evolução do picking em papel, um método de trabalho que utiliza uma lista impressa onde são especificados os artigos que compõem os pedidos. O papel é um elemento ineficiente para empresas com um grande volume de pedidos, uma vez que ocasiona um alto risco de erros no gerenciamento de dados durante o controle do estoque.

Preparar pedidos com terminais de radiofrequência é uma solução cada vez mais difundida para melhorar a eficiência e produtividade dos operadores do armazém. Segundo um relatório da consultoria McKinsey, a tecnologia de identificação por radiofrequência consegue melhorar em 25% a precisão no controle do estoque.

O picking por radiofrequência exige a utilização de terminais de radiofrequência e de um software de gerenciamento de armazém
O picking por radiofrequência exige a utilização de terminais de radiofrequência e de um software de gerenciamento de armazém

Como funciona o picking por radiofrequência?

Para fazer picking por radiofrequência, as empresas precisam de terminais de radiofrequência e de um software de gerenciamento de armazém. Existe uma grande variedade de terminais de radiofrequência no mercado, desde os embarcados em posições fixas nos equipamentos de movimentação até os de uso manual e individual para os próprios operadores.

Portanto, há ocasiões em que os operadores podem necessitar das duas mãos para manusear determinados artigos. Para tais casos, as empresas podem utilizar wearables, ou seja, dispositivos fixados a elementos pessoais, como cintos, ou objetos utilizados na vida cotidiana, como pulseiras ou óculos. A vantagem desses modelos é que proporcionam uma maior ergonomia ao fazer picking e deixam as mãos dos operadores livres. Entre os wearables mais utilizados em um armazém estão os dispositivos de picking por voz, o leitor em forma de anel (um pequeno dispositivo que é colocado no dedo para capturar e ler os códigos de barras) ou o computador corporal (um computador de dimensões reduzidas que é colocado no braço).

Embora a radiofrequência seja uma solução integral para o gerenciamento do armazém, também pode ser combinada com outros métodos que ajudem a otimizar a preparação de pedidos manual, tais como os dispositivos put-to-light. Trata-se de dispositivos luminosos conectados ao software de gerenciamento que, através de luzes LED, indicam aos operadores a quantidade de referências que deve ser colocada em cada pacote ou caixa. Uma das vantagens do sistema de picking visual é a velocidade proporcionada, pois ajuda a identificar rapidamente as posições de picking e o número de referências a extrair. Portanto, é uma solução adequada quando os pedidos são compostos por produtos de alta e média rotatividade.

Os dispositivos put-to-light agilizam o trabalho de preparação de pedidos em um armazém
Os dispositivos put-to-light agilizam o trabalho de preparação de pedidos em um armazém

Vantagens do picking por radiofrequência

Incluir a tecnologia RFID no armazém é uma forma de otimizar as operações. O picking por radiofrequência não só ajuda os operadores a serem mais ágeis e produtivos, como também permite fazer um acompanhamento preciso dos pedidos em andamento. Algumas das vantagens oferecidas pelo picking por radiofrequência são as seguintes:

  • Redução de custos. Gerenciar a mercadoria de forma correta e minimizar o tempo dedicado para preparar os pedidos contribui para a redução dos custos logísticos.
  • Informação atualizada do estoque. A comunicação permanente com o software de gerenciamento de armazém permite fazer o controle dos produtos disponíveis no armazém, assim como monitorar as diferentes operações realizadas.
  • Eliminação de erros. Ao seguir os passos indicados pelas instruções do software de gerenciamento de armazém, os operadores completam os pedidos mais rapidamente e sem cometer erros.
  • Aumento da produtividade. Através dos terminais de radiofrequência, os operadores conseguem ser mais rápidos e rigorosos em seu trabalho. Ao preparar mais pedidos em um menor tempo, as empresas aumentam a produtividade do armazém e obtêm uma maior flexibilidade e capacidade de reação diante de imprevistos.

A criação de notas de entrega e a localização dos artigos são as duas tarefas mais repetitivas ao preparar pedidos em um armazém. Com a radiofrequência todas as informações são gerenciadas digitalmente. Os trabalhadores também encontram os produtos com maior rapidez seguindo as instruções através de seus terminais. Em suma, o picking por radiofrequência é uma solução projetada para melhorar o trabalho dos operadores e, consequentemente, garantir um melhor serviço logístico.

Os terminais de radiofrequência eliminam o uso do papel no momento de distribuir o trabalho
Os terminais de radiofrequência eliminam o uso do papel no momento de distribuir o trabalho

Picking por radiofrequência: o que é preciso ter em consideração

Os terminais de radiofrequência foram amplamente difundidos nos armazéns devido às vantagens que proporcionam. Embora sejam muito populares, também apresentam alguns inconvenientes.

Passar do picking em papel para o picking por radiofrequência em um armazém exige um processo de transição. É aconselhável utilizar tecnologia de radiofrequência no armazém durante períodos de pouco volume de trabalho para evitar interferências e interrupções no serviço.

Finalmente, os terminais de radiofrequência são dispositivos que também têm um custo de manutenção, uma vez que podem deixar de funcionar e precisar de algum conserto.

Preparação de pedidos rápida, simples e segura

O picking por radiofrequência permite conseguir uma maior eficiência na preparação de pedidos, sobretudo nos armazéns com diversas referências. Através de seus terminais, os operadores seguem as indicações do software de gerenciamento para completar os pedidos mais rapidamente e sem cometer erros.

Para que o picking por radiofrequência seja suficientemente satisfatório é fundamental contar com um software de gerenciamento de armazém. O programa distribui o trabalho entre os operadores e envia instruções personalizadas para cada um deles. A Mecalux tem uma vasta experiência desenvolvendo esse tipo de solução para empresas de qualquer setor. Entre em contato conosco e lhe explicaremos como otimizar a preparação de pedidos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: