Entre as principais tendências em termos de software destinados ao gerenciamento de armazéns estão os softwares na modalidade SaaS

Quais são as últimas tendências no gerenciamento de armazéns?

09 fev 2023

Nos últimos anos, a robotização e a digitalização se converteram nas principais tendências no gerenciamento de armazéns. O surgimento de novas tecnologias na cadeia de suprimentos simplificou os fluxos de informação e proporcionou uma maior agilidade, segurança e confiabilidade às operações logísticas.

Em um cenário onde ocorrem inúmeras interrupções, a cadeia de suprimentos exige soluções que aumentem a resiliência diante dos desafios oferecidos pela logística 4.0.

Cinco tendências no gerenciamento de armazéns

As cinco novas tecnologias com maior projeção nas operações de armazenamento são:

1) Gerenciamento de operações na nuvem

Ao implementar um software de gerenciamento de armazém, cada vez mais empresas optam pela tecnologia software as a service (SaaS), uma modalidade na nuvem que fornece maior flexibilidade à organização das operações logísticas. Com um programa de gerenciamento de armazéns na nuvem, os usuários podem acessar o aplicativo em qualquer computador ou terminal com acesso à internet. O software oferecido como serviço é uma opção que reduz o investimento inicial, dado que a empresa não precisa destinar recursos para hardware ou para a manutenção dos equipamentos. Além disso, a modalidade SaaS facilita a escalabilidade: o cliente tem um número de licenças variável que pode aumentar ou diminuir em função das particularidades do mercado ou da sazonalidade dos produtos.

Outra vantagem de instalar um software na nuvem é que a empresa não precisa de uma equipe de TI própria para fazer a manutenção e segurança do sistema. O fornecedor do software se encarrega de garantir o bom funcionamento do sistema.

A simulação de armazéns é uma tendência crescente no gerenciamento de armazéns
A simulação de armazéns é uma tendência crescente no gerenciamento de armazéns

2) Robotização do armazém

A introdução de sistemas automáticos em logística é uma tendência crescente. A necessidade de ganhar agilidade e precisão em operações como o picking, o armazenamento de produtos ou a expedição de pedidos faz com as empresas incluam soluções robotizadas que melhorem o gerenciamento da mercadoria.

O armazenamento é uma das tarefas que podem ser automatizadas devido à eficiência de soluções como os transelevadores, equipamentos de movimentação que coletam e depositam a mercadoria automaticamente em suas localizações.

A automação dos movimentos de mercadoria no armazém também é outra tendência presente e futura. Existe uma vasta gama de soluções no mercado que se adaptam a qualquer tipo de demanda e necessidade, desde transportadores que interligam diferentes áreas do armazém até robôs autônomos que utilizam a inteligência artificial para aprender a navegar e transportar a mercadoria com autonomia.

3) Tecnologia para uma logística omnichannel

A multiplicação de canais de venda e, sobretudo, a integração entre si, dificulta as operações de armazenamento e preparação de pedidos. Para oferecer uma experiência de compra satisfatória, as empresas devem controlar o estoque de suas instalações logísticas em tempo real.

A logística omnichannel exige uma completa rastreabilidade dos produtos: o gerente do armazém deve saber qual é o status de cada artigo armazenado, assim como de cada pedido pendente. Com a finalidade de maximizar o desempenho da instalação em um meio omnichannel, as empresas costumam automatizar o gerenciamento do estoque com um software de gerenciamento de armazém (WMS). Esse programa coordena todos os processos realizados na instalação e elimina o risco de erros decorrentes do gerenciamento manual da mercadoria.

A implantação de um software de gerenciamento de armazém pode ser complementada com um Distributed Order Management (DOM), um aplicativo que utiliza a análise de dados e a inteligência artificial para sincronizar os diferentes pontos de venda de uma empresa, sejam lojas físicas, plataformas e-commerce, marketplaces ou outros aplicativos de compra online.

A utilização do Big Data é uma das últimas tendências no gerenciamento de armazéns
A utilização do Big Data é uma das últimas tendências no gerenciamento de armazéns

4) Simulação para antecipar necessidades

A tecnologia digital twin consiste em efetuar réplicas virtuais de objetos ou processos cujo objetivo seja simular como seria o comportamento real de seus homólogos. Essa representação digital dos processos logísticos permite simular o layout do armazém, assim como os fluxos dos operadores e da mercadoria. Graças à representação em três dimensões dos fluxos da mercadoria e dos sistemas de armazenagem, o cliente pode visualizar como será sua logística. Além disso, uma vez implementado o sistema, a simulação ajuda a detectar ineficiências e cenários de risco, assim como oportunidades de melhoria que facilitem a tomada de decisões estratégicas.

Com o gêmeo digital, as empresas podem recriar cenários de testes para fazer novas configurações ou alterações no planejamento logístico. Através dessa tecnologia, podem ser introduzidos, por exemplo, novos métodos de picking ou prever como seria o desempenho do armazém caso fossem instalados outros sistemas de armazenagem.

5) Decisões logísticas baseadas no ‘Big Data’

As tecnologias de armazenamento geram uma infinidade de dados que, uma vez estruturados, fornecem informações úteis para melhorar a tomada de decisão. O uso do Big Data na logística permite aplicar estratégias baseadas no desempenho do armazém.

Os programas mais avançados compilam e analisam todos os tipos de fontes de dados, tais como a demanda dos consumidores, a atividade das frotas de transporte que enviam os pedidos ou os fluxos da mercadoria para detectar oportunidades de melhoria na instalação.

No mercado existem programas avançados que utilizam os dados para analisar os processos logísticos visando reduzir custos operacionais, obter estratégias de armazenamento mais produtivas e conseguir uma preparação de pedidos mais eficiente. Por exemplo, o software Easy WMS da Mecalux inclui a funcionalidade avançada Supply Chain Business Intelligence que, a partir da coleta de dados, oferece ao gerente de logística uma fotografia em tempo real do desempenho das operações.

 

Tendências tecnológicas para o gerenciamento de armazéns

A logística 4.0 está vivendo um momento culminante, pois as tecnologias tornam-se cada vez mais importantes. A introdução de soluções robotizadas no armazém abre uma janela de oportunidades para promover o desempenho das operações. A consolidação dos softwares de gerenciamento também elimina erros, reduz custos e proporciona uma completa rastreabilidade dos processos que compõem a cadeia de suprimentos.

Tendências tecnológicas como cloud computing, robotização, gêmeo digital ou Big Data melhoram o desempenho dos armazéns. Caso você esteja interessado em melhorar a eficiência logística de sua instalação, entre em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução tecnológica para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: