Passos para escolher um WMS para sua logística

7 passos para escolher um WMS para sua logística

24 jan 2020

Se estiver lendo este artigo, significa que sua empresa percebeu que necessita de um WMS para melhorar o desempenho da sua logística. No entanto, escolher seu futuro WMS é uma autêntica responsabilidade, pois se trata de uma ferramenta informática que determinará a qualidade da gestão de seu armazém. Caso siga estas recomendações, você poderá ofuscar a concorrência:

1. Sua realidade informática atual

Como já conhece a diferença entre um WMS, um WES e um WSC, chegou a hora de fazer um balanço das limitações de seu atual WMS: há algo que não funciona corretamente e que poderia melhorar? O que funciona perfeitamente e não quer mudar?

Faça as perguntas adequadas e comprove se seu sistema de gestão atual necessita de algo mais do que uma simples atualização.

2. Indique um responsável pelo projeto

Para que um projeto seja realizado adequadamente, nesse caso, a implantação do WMS na logística da sua empresa, é fundamental designar, em função da amplitude e do tamanho de sua empresa, uma ou mais pessoas responsáveis pelo seu desenvolvimento.

Cada membro deverá conhecer suas funções e responsabilidades para garantir a fluidez do projeto.

Equipe profissional responsável pela implantação do sistema WMS
Equipe profissional responsável pela implantação do sistema WMS

3. Prepare um caderno de encargos

Faça uma análise sobre suas necessidades atuais e objetivos futuros. Nesse passo é recomendável fazer a compilação dos dados, o que será útil para comparar diferentes sistemas WMS, tais como seus volumes de pedidos, picos sazonais, métodos de envio de mercadoria, tempo de trabalho, etc.

Assegure-se de que os objetivos estão bem definidos para que os potenciais fornecedores entendam suas expectativas e avaliem se o software de logística que oferecem poderá cumpri-los.

4. Lance uma convocatória de licitação

Envie seu caderno de encargos a vários fornecedores de WMS de logística cujos produtos poderiam adaptar-se ao que estiver buscando.

Através desse passo na seleção do sistema WMS, você estará dando oportunidade aos fornecedores para enviarem suas propostas comerciais. Dessa forma, você terá mais detalhes sobre as funcionalidades e serviços oferecidos por cada empresa.

5. Solicite uma demonstração do sistema WMS

Para escolher o Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) adequado, é necessário solicitar uma demonstração a cada um dos fornecedores.

Não se conforme com uma apresentação simples, como um PowerPoint ou um vídeo, é essencial que façam uma demonstração ao vivo para que você possa fazer todas as suas perguntas.

Demonstração de um sistema WMS
Demonstração de um sistema WMS

6. Visite os fornecedores selecionados

Quando tiver assistido às demonstrações dos diferentes fornecedores, selecione os melhores e reúna-se com eles em seus locais de trabalho. Com essas visitas, será possível comparar os diferentes sistemas WMS disponíveis no mercado.

7. Escolha

Após seguir todos esses passos, você poderá escolher uma empresa entre os diferentes perfis avaliados. No entanto, ainda há um aspecto que deverá ser avaliado, o contrato que será oferecido pelo seu futuro fornecedor, assim como suas cláusulas legais. Preste atenção para que tudo coincida com o que foi previamente negociado.

Uma vez superado todos esses passos, deverá começar a implementar o sistema WMS.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: