O armazém digital utiliza a automação e a tecnologia para otimizar processos

Armazém digital: tecnologia que otimiza a logística

03 jan 2023

Um armazém digital é uma instalação que utiliza a tecnologia para otimizar processos e fluxos, assim como para conseguir uma completa rastreabilidade dos produtos.

Em um armazém tradicional, tanto o controle de estoque quanto a organização das tarefas realizadas pelos operadores são executados de forma manual, portanto o risco de cometer erros ou atrasos é alto. Por outro lado, com a digitalização aumenta a velocidade e a precisão nas diferentes tarefas, o que permite controlar os estoques em tempo real e reduzir os prazos de entrega dos pedidos, entre outros aspectos.

O auge dos armazéns digitais

A consultora McKinsey constata que as operações nos armazéns são cada vez mais complexas: “O crescimento do comércio eletrônico aumentou o número de referências e criou a necessidade de oferecer entregas ultrarrápidas.” Para manter um ritmo de trabalho eficiente, as empresas utilizam soluções tecnológicas, por exemplo os digital twins ou o software de gerenciamento de armazém (WMS). Segundo McKinsey, um projeto digital do armazém com a ajuda de um gêmeo digital pode aumentar a eficiência entre 20 e 25%.

Um estudo da consultora Markets and Markets prevê que o mercado global da transformação digital passará de faturar 521 milhões de dólares em 2021  para mais de 1,240 bilhões de dólares em 2026. Os principais motores desse crescimento serão a expansão de dispositivos móveis e a adoção de serviços na nuvem.

As empresas que optam pela digitalização começaram a incorporar o big data e a Internet das coisas industrial (IIoT) em seus processos produtivos e logísticos com a finalidade de obter informações em tempo real sobre sua cadeia de suprimentos, compreender as necessidades dos clientes e reforçar a produtividade. Entre as tecnologias mais utilizadas em um armazém digital estão os programas de gerenciamento de armazém. É o que indica um estudo da consultora Technavio, que revela que a cota de mercado dos WMS terá um crescimento de 1,610 bilhões de dólares entre 2021 e 2025.

Em um armazém digital, a rastreabilidade da mercadoria é absoluta
Em um armazém digital, a rastreabilidade da mercadoria é absoluta

Vantagens do armazém digital

A digitalização ajuda a identificar o potencial da instalação, avaliar o status das operações e introduzir melhorias. Vamos analisar detalhadamente algumas das vantagens de um armazém digital:

  • Controlar o estoque em tempo real. Um armazém digital permite saber, com precisão, o status do estoque graças ao software de gerenciamento, uma vez que faz o acompanhamento das entradas e saídas da mercadoria. Para controlar o estoque em tempo real, é fundamental a correta codificação da mercadoria no armazém: todos os artigos devem estar devidamente identificados com um código ou sinal inequívoco.
  • Melhorar processos. Em um armazém digital, a filosofia de melhoria contínua está na ordem do dia: as empresas aplicam estratégias destinadas a otimizar procedimentos e serviços. O WMS proporciona flexibilidade para se adaptar às mudanças do negócio, tal como a inclusão de novas operações.
  • Aperfeiçoar a preparação de pedidos. É uma das operações que podem ser melhoradas graças à digitalização. Com um software de gerenciamento e com a utilização de sistemas de ajuda como o pick-to-light, o put-to-light ou o picking por voz, os operadores podem preparar pedidos com rapidez e precisão.
  • Reduzir custos. Digitalizar o armazém otimiza a organização da mercadoria e os movimentos dos operadores, que percorrem menos distâncias para armazenar a mercadoria ou preparar pedidos, completando as tarefas com maior velocidade. A digitalização contribui para reduzir os custos de manuseio e gerenciamento dos produtos.
  • Impulsionar o e-commerce. Adaptar o armazém ao mundo digital é essencial para a logística omnichannel e para enfrentar a venda online dos produtos. Com um software de gerenciamento de armazém, uma instalação logística pode se conectar às lojas online para preparar e expedir os pedidos, adaptando os prazos de entrega às exigências do e-commerce.

A transição para o armazém digital

O processo de transição para um armazém digital exige uma perfeita coordenação entre os responsáveis pelo armazém, que conhecem o dia a dia da instalação logística, e a equipe técnica da empresa fornecedora de soluções digitais.

O primeiro passo para equipar um armazém com o Easy WMS,o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux, consiste em analisar as necessidades e operações da instalação logística. Dessa forma, a equipe técnica da Mecalux Software Solutions pode projetar e desenvolver a solução mais adequada considerando questões como os fluxos, as operações ou os tipos de produto.

Ao instalar o Easy WMS, também são realizados outros processos, tais como a etiquetagem das estantes ou dos produtos e o treinamento dos operadores. Ao implementar o Easy WMS, a equipe técnica da Mecalux estará presente acompanhando in loco e, depois, de forma remota durante todo o processo.

O Easy WMS é configurado considerando as necessidades previstas pela empresa
O Easy WMS é configurado considerando as necessidades previstas pela empresa

Exemplos de armazém digitais

A Mecalux digitaliza os armazéns de empresas de qualquer setor. Com o software de gerenciamento Easy WMS, as empresas transformaram sua cadeia de suprimentos para aumentar a produtividade e prestar um melhor serviço aos clientes. Eis aqui alguns exemplos de destaque:

A Yamazen (Estados Unidos)

Nos Estados Unidos, a multinacional Yamazen deixou de fazer o estoque em Excel para fazê-lo com o Easy WMS. "Com esse sistema, podemos verificar a disponibilidade das referências e fazer o estoque em tempo real”, afirma James Hansen, vice-presidente executivo dessa empresa distribuidora de máquinas e ferramentas.

O EASY WMS identifica os artigos assim que chegam ao armazém e lhes atribui uma localização de acordo com o produto, suas características e o nível de demanda. As vantagens para a Yamazen ao contar com um armazém digital são evidentes: rapidez nas tarefas de armazenamento, controle exaustivo da mercadoria e otimização das operações.

Danone (Espanha)

A empresa alimentícia Danone possui um armazém omnichannel na Espanha a partir do qual fornece produtos alimentícios especializados infantil e médico para atacadistas, varejistas e clientes e-commerce.

A empresa optou pela digitalização utilizando o Easy WMS para maximizar o desempenho do armazém e prestar um serviço mais eficiente a seus clientes. Antes, cada operador preparava os pedidos seguindo seu próprio critério, agora, o Easy WMS organiza e otimiza essa operação. Como resultado, os operadores são muito mais produtivos e o armazém expede entre 500 e 700 pedidos por dia.

 

Espace des Marques (França)

A loja de moda francesa Espace des Marques conta com dois armazéns digitais que funcionam com o Easy WMS. O objetivo de adotar essa solução foi organizar, controlar e otimizar os produtos e operações, assim como eliminar erros.

Anteriormente a empresa dependia dos operadores para gerenciar os produtos, portanto o risco de ocorrer erros era alto. Com a digitalização, a Espace des Marques conseguiu uma organização mais adequada dos produtos e, consequentemente, um picking mais eficaz. “Graças à robotização e digitalização oferecida pelo Easy WMS, agora podemos enviar o triplo de pedidos utilizando o mesmo número de operadores”, declara Vincent Beaufreton, responsável pelo Desenvolvimento da empresa.

BASF (Brasil)

No Brasil, a multinacional BASF digitalizou seu armazém com o Easy WMS para controlar em tempo real a rastreabilidade de suas 1.800 referências e garantir que as linhas de produção têm todos os artigos necessários para fabricar sem interrupção.

O WMS foi integrado ao software de produção para verificar os artigos que são necessários para fabricar os produtos. Portanto, o processo de abastecimento da produção é muito mais veloz: os operadores, seguindo as instruções do Easy WMS, localizam os produtos solicitados que são transferidos para a linha de produção correspondente. “Com o Easy WMS, digitalizamos e aperfeiçoamos todos os processos de nosso armazém. Temos certeza de que através do software da Mecalux, continuaremos otimizando todas as nossas operações”, afirma Márcio de Almeida Soares, coordenador de Logística da BASF.

O armazém digital, ao alcance de qualquer empresa

O gerenciamento digital da mercadoria proporciona uma maior segurança e rapidez às tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Por isso, os armazéns digitais se expandem entre empresas que precisam enfrentar mudanças em seu negócio, tais como a imparável irrupção do e-commerce.

A Mecalux fornece soluções de armazenagem e de gerenciamento altamente tecnológicas. O software de gerenciamento Easy WMS está operacional em mais de 1.000 instalações de 36 países. Se você precisa digitalizar seu armazém para otimizar todos os processos, entre em contato conosco e um especialista terá prazer em assessorá-lo.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: