A tecnologia digital twin usa réplicas virtuais do armazém para identificar oportunidades de melhoria

Digital twin: o uso de réplicas virtuais para ser mais eficientes

19 mai 2021

A tecnologia digital twin nasce com a finalidade de projetar e testar qualquer produto ou operação de forma virtual antes de fabricá-lo ou implementá-lo no mundo real. Essa ferramenta, indispensável na denominada indústria 4.0, serve como base para a experimentação e, dessa forma, detectar possíveis incidentes antes que as consequências no supply chain sejam devastadoras. 

Da mesma forma que ocorreu com a Internet of Things, o big data, a inteligência artificial ou o blockchain, cresce de forma exponencial a utilização do digital twin. Segundo a MarketsandMarkets, o mercado do gêmeo digital atingirá um valor de 35,8 bilhões de dólares em 2025, multiplicando quase por dez o valor de 2019. 

Gostaria de saber mais sobre o digital twin e como aplicar essa ferramenta para melhorar sua logística? Neste post vamos explicar-lhe.

O que significa ‘digital twin’?

Também conhecido em português como gêmeo digital, o conceito digital twin consiste em fazer réplicas virtuais de objetos ou processos para simular como seria o comportamento real de seus homólogos. 

O objetivo de um digital twin é analisar a eficácia de um processo ou de um objeto em determinados cenários. Trabalhar com protótipos virtuais oferece a possibilidade de rastrear, monitorar e validar qualquer objeto ou processo e, portanto, descobrir possíveis problemas para melhorar seu desempenho. 

Utilizar o digital twin também é benéfico para os operadores, pois permite treiná-los em um ambiente virtual onde se simulem diferentes cenários adversos para melhorar sua capacidade de resposta.

Como funciona um gêmeo digital?

Há um elemento imprescindível para que o digital twin funcione corretamente: os dados. Sem eles é impossível que o gêmeo digital possa simular qualquer operação ou elemento físico. É importante observar que os dados utilizados pelo digital twin devem ser extraídos do mundo real

Como conseguimos extrair a quantidade de dados necessários? Graças ao big data e à cadeia de suprimentos permanentemente conectada, se compila uma vasta quantidade de dados em tempo real. Os dados obtidos são processados mediante tecnologias como a inteligência artificial, cloud computing ou machine learning.

Finalmente, com todos os dados convertidos em informação, é possível fragmentar o processo ou elemento e reproduzi-lo de forma virtual.

O digital twin é ideal para delinear e desenvolver projetos de armazéns automáticos

O digital twin é ideal para delinear e desenvolver projetos de armazéns automáticos

Exemplos de aplicações do digital twin na logística

Utilizar a tecnologia digital twin é vantajoso em qualquer setor profissional e, em particular, na logística. A simulação nos permite representar virtualmente todos os processos logísticos pelos quais passa um produto, desde que entra no armazém até ser expedido, obtendo as informações necessárias para identificar os pontos fortes e fracos de qualquer etapa.

Isso é especialmente útil no momento de cumprir um dos desafios mais difíceis que as empresas enfrentam atualmente: entregar os pedidos aos seus clientes no menor tempo possível (os envios realizados em 24 horas). Graças à simulação, podemos observar o funcionamento da cadeia logística em sua totalidade, detectando possíveis incidentes, pontos de estrangulamento e ineficiências que estejam dificultando a operação.

O gêmeo digital não é apenas uma ferramenta muito prática para visualizar o percurso de um produto. Nos últimos anos, se converteu no melhor aliado para delinear e desenvolver projetos de armazéns automáticos, assim como tradicionais. Isso permite à equipe de engenheiros testar o armazém antes de colocá-lo em funcionamento para verificar como reage em função do fluxo de movimentos e dos diferentes picos de demanda. Portanto, é possível tomar decisões adequadas para o bom funcionamento do armazém. 

Finalmente, o digital twin também nos ajuda a ter uma visão geral do estado das máquinas que operam no armazém, como transelevadores, transportadores ou qualquer elemento robotizado. Essa propriedade serve para prevenir falhas e adiantar-nos a eventuais contratempos que nos obrigariam a parar a atividade de nosso armazém. 

Benefícios do ‘digital twin’

Utilizar o gêmeo digital proporciona uma série de benefícios logísticos que melhoram o desempenho de toda a cadeia de suprimentos: 

  • Maior produtividade: o gêmeo digital permite detectar pontos de estrangulamento e dificuldades que prejudicam as demais operações. 
  • Reconhecer oportunidades de melhoria: podemos analisar nosso armazém em um ambiente virtual, introduzir elementos ou mudar estratégias para depois serem aplicados no mundo real visando melhorar os processos. 
  • Prevenir erros: graças ao gêmeo digital podemos adiantar-nos e esquivar os problemas antes de ocorrerem, evitando interrupções na atividade que provocaria um importante custo financeiro e uma reputação negativa para a marca. Em outras palavras, é o melhor aliado para fazer uma análise preditiva de nossa atividade. 
  • Controle do inventário: podemos saber com antecedência como a cadeia logística reagirá diante dos picos de demanda evitando rupturas de estoque.
  • Redução de custos: é evidente que as consequências econômicas são menores se fizermos um ensaio das operações em um ambiente virtual em vez de fazê-las diretamente em nosso armazém.
  • Monitoramento da atividade: o auge da Internet das Coisas (IoT) faz com que todos e cada um dos elementos que intervêm no armazém estejam permanentemente conectados gerando um quantidade enorme de dados (big data) para controlar em todo momento o desenvolvimento da cadeia logística.

Em linhas gerais, a crescente aplicação do digital twin na logística está revolucionando a forma como as diferentes operações da cadeia de suprimentos são desenvolvidas.

Um WMS permite compilar todos os dados gerados por um armazém para posteriormente serem utilizados no digital twin

Um WMS permite compilar todos os dados gerados por um armazém para posteriormente serem utilizados no digital twin

Ferramentas de simulação de gêmeo digital para logística

Existem diferentes ferramentas de simulação que permitem representar o funcionamento de nosso armazém antes de estar operacional e, dessa forma, adaptá-lo às nossas necessidades.

A Mecalux desenvolveu três ferramentas de simulação:

  • Easy S. Destinado ao desenho, configuração, validação e simulação em 3D de um armazém automático ou manual antes de começar sua montagem. A simulação é realizada unicamente com os dados e parâmetros proporcionados pelo cliente para que a instalação resolva suas necessidades específicas.
  • Easy M. Utilizado para simular como será fisicamente um armazém automático, como serão suas operações e como um sistema WMS irá gerenciá-lo. Permite obter informações, tais como o número de movimentos que serão efetuados ou o número de pedidos que poderão ser processados e, só então, tomaremos as decisões que melhor se adaptem às nossas necessidades.
  • Automatic Warehouse Studio (AWS). É utilizado para simular o funcionamento dos equipamentos robotizados de um armazém através de um SCADA (sistema que supervisiona e controla remotamente uma instalação). Dessa forma, é possível testar como será a comunicação entre o WMS e o sistema de controle (WCS) para reduzir o tempo de implementação de ambos os sistemas. 

As ferramentas de simulação são de grande ajuda para ratificar o funcionamento de um armazém e, ao mesmo tempo, executar os testes necessários para atingir a máxima eficiência logística.

Tecnologia para ser mais eficientes

O incessante crescimento e adaptação que a tecnologia digital twin está tendo na logística está revolucionando a forma como as pessoas interagem com as máquinas e transformando o mundo industrial, desde as etapas do projeto até a colocação em funcionamento e seus vários processos de produção.

Se estiver pensando em construir um novo armazém ou quiser modernizar o que já possui para torná-lo mais competitivo, entre em contato com a Mecalux para que possamos ajudá-lo, através do uso da simulação, a reconhecer antecipadamente os problemas que apresenta e a resolvê-los mais rapidamente para tirar o máximo proveito de sua logística. 

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: