Equipamentos de movimentação para transportar mercadorias

Equipamentos de movimentação: quais erros devem ser evitados

27 jan 2020

Como tirar o máximo proveito do orçamento disponível para os equipamentos de movimentação? Sua empresa gasta muito dinheiro com sua substituição de máquinas e quer pôr fim a isso? Não se preocupe porque com certeza você não é a única pessoa que vive essa situação. Para ajudá-lo a economizar dinheiro no longo prazo, apresentamos uma lista com os principais erros cometidos no armazém e que você deve evitar:

A manutenção de seus equipamentos de movimentação de materiais não está sendo feita adequadamente

Um responsável sempre deve zelar para que a manutenção de suas máquinas seja realizada corretamente. Uma revisão deficiente poderia significar a deterioração do equipamento.

Por isso, recomendamos que realize o registro de manutenção de cada dispositivo que tiver no armazém: empilhadeira, paleteira, transelevador, transportador, etc. Dessa forma, poderá detectar rapidamente os dispositivos defeituosos e prever com maior exatidão a vida útil de seus equipamentos.

Exemplo de um registro de manutenção
Exemplo de um registro de manutenção

Seu pessoal não está suficientemente treinado

Como você já deve saber, alguns equipamentos de movimentação de carga, como as empilhadeiras, exigem treinamento especial e uma habilitação específica. Embora esse último requisito não afete todos os equipamentos de movimentação, recomendamos que faça um monitoramento de seus funcionários quando estes aprendam a utilizá-los. É imprescindível cuidar do treinamento de seu pessoal. De fato, tanto se seu funcionário trabalhar em seu posto há anos quanto se fizer parte da equipe há uma semana, ele deverá receber treinamento com regularidade.

Promover a segurança e o bem-estar no trabalho reverte no interesse de todos e evita desastres: um funcionário devidamente preparado executa as operações com maior rapidez do que um trabalhador sem treinamento, além disso, é mais provável que respeite as normas impostas pelo seu setor de atividade e pela sua empresa.

Operadores movimentando mercadorias em um armazém
Operadores movimentando mercadorias em um armazém

Não considerar os avanços tecnológicos

Como mencionamos anteriormente, nosso mundo está evoluindo, assim como nosso setor. Resistir aos avanços tecnológicos pode não ser a melhor estratégia a ser adotada. Pense em analisar essa opção antes de rejeitá-la.

Para aproveitar os avanços tecnológicos sem ter que usar soluções de armazenagem automática ou reformular o layout de seu armazém de A à Z, convém saber que o uso de software para armazéns permite melhorar o desempenho logístico das seguintes operações:

  • Recebimento e envio da mercadoria.
  • Rastreabilidade e gestão de estoque.
  • Otimização dos recursos humanos: planejamento, previsões, relatórios, análise do trabalho realizado pelo pessoal de logística, etc.
  • Preparação de pedidos e picking.

Recusa-se a automatizar seu armazém

Já estão sendo utilizadas muitas soluções de armazenagem e de manuseio automático para melhorar o desempenho das empresas, como os transportadores, os transelevadores ou os carros motorizados. A automatização logística pode significar uma forma eficaz de pôr fim em alguns problemas relacionados ao uso de equipamentos de manuseio.

Esses erros são bastante comuns, no entanto, estão fazendo com que muitas empresas percam dinheiro. Ao considerar os fatores apresentados, suas despesas em relação aos equipamentos de movimentação provavelmente sofrerão uma redução.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: