Passos para o projeto de um galpão logístico

Os três passos para o projeto de um galpão logístico

02 jan 2020

Para que um galpão ou outra plataforma logística esteja suficientemente otimizado e alcance a máxima eficiência, é imprescindível pensar no projeto. Se este for o caso, contribuirá para otimizar os fluxos logísticos, melhorar o desempenho, aumentar o controle das atividades logísticas e, finalmente, aprimorar o bem-estar e segurança dos funcionários. Agora que você já sabe que chegou o momento de reformular o layout de seu galpão logístico, siga estes três passos fundamentais:

1.º passo: junte todos os dados e suas necessidades

Cada empresa tem necessidades específicas. Por exemplo, quanto maior for a organização, mais importantes serão suas necessidades em termos de armazenamento. Por isso, propomos a seguinte lista para ajudar a ilustrar o caminho. Quando tiver todas as respostas, não esqueça de adicionar qualquer outro dado que possa ser importante para sua empresa.

As características dos produtos:

  • O número de referências por canal.
  • As dimensões de cada mercadoria.
  • O peso de cada item.

Por cada produto, adicione referências naqueles onde for necessário:

  • Um armazenamento ou manuseio específico.
  • Um controle especial ou segurança do ambiente.

2.º passo: faça o esboço geral de seu armazém

Essa etapa é essencial para que seu galpão logístico seja eficaz. De fato, inclusive antes de elaborar o esboço de seu armazém, será necessário identificar cada área de seu edifício. Quando falamos de área nos referimos a cada espaço de seu armazém onde diferentes atividades são realizadas.

Conhecer suas necessidades para cada uma dessas atividades, permitirá avaliar o espaço necessário para cada uma delas. Frequentemente encontramos as seguintes áreas em um armazém:

  • Carga e descarga.
  • Recebimento de materiais.
  • Armazenamento.
  • Preparação de pedidos.
  • Envio.
  • Devoluções.
  • Serviços.

Para que seu espaço funcione de uma forma adequada, é essencial definir a exploração geral do armazém. Defina o tamanho que dedicará a cada área e sua distribuição no galpão.

Analisar os equipamentos de manuseio. O fato de conhecer seus instrumentos de manuseio permitirá construir corredores que não sejam nem muito estreitos, nem muito largos. Uma empresa que utiliza empilhadeiras elevadoras não deve ignorar este fator.

Faça um balanço acerca de seus objetivos. Se quiser automatizar total ou parcialmente seu armazém, é o momento de analisar essa possibilidade.

3.º passo: desenhe a planta exata de seu armazém

Uma vez definido seu galpão logístico de forma geral, faça a planta detalhada utilizando todos os dados que tenha compilado durante o primeiro passo.

Para isso, analise os seguintes fatores:

  • As dimensões de suas estantes e a solução de armazenagem adequada para seu caso.
  • Convém pensar grande, pois se futuramente vai precisar aumentar o espaço de armazenamento, comece já a considerar tais fatores para que a operação seja realizada da melhor forma possível.
  • Pense na fluidez de seus corredores, áreas de trânsito e docas de carga e descarga. A obstrução aumenta o tempo necessário para realizar operações logísticas e, consequentemente, isso acarretará uma perda econômica.
  • A automatização de seu armazém: um armazém automático poderia satisfazer todas as suas necessidades atuais e futuras? Considerando que, em muitas situações, a automatização permite reduzir custos e melhorar o desempenho, que tal dar esse passo? Em qualquer caso, é o momento adequado para pensar nisso.
  • Seu Sistema de Gestão de Armazéns: se utilizar um programa informático, certifique-se de que as alterações efetuadas em seu estabelecimento podem ser gerenciadas de um ponto de vista informático através do programa que usa atualmente.
  • O que pensam seus funcionários nesse sentido? Considerar as ideias de seus funcionários é bastante útil, pois eles podem formular questões das quais em princípio não estamos necessariamente a par e, portanto, adaptar seu projeto às necessidades reais do edifício industrial.

Muitos veem o projeto de um galpão logístico como uma autêntica "corrida de obstáculos". É verdade que pode ser complicado, porém, com um pouco de planejamento e de senso comum, será fácil conseguir resultados satisfatórios. Em primeiro lugar, não esqueça que a união faz a força, e essa máxima também se cumpre em logística: quantos mais profissionais participarem da realização do projeto, mais probabilidades terá de alcançar o sucesso.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: