O que é logística empresarial e vantagens de automatizar processos
Diante de um mercado cada vez mais exigente, otimizar a logística empresarial ajuda as empresas a ser mais competitivas e a prestar um melhor serviço. Se o gerenciamento da cadeia de suprimentos não for eficiente, a empresa perde parte de seu potencial de receita.
O que é a logística empresarial?
A logística empresarial envolve o abastecimento de materiais, a organização dos processos produtivos e de armazenamento e, na sua fase final, a distribuição das mercadorias.
Falar de logística empresarial é referir-se a todas as operações que compõem a cadeia de suprimentos de uma empresa. Em suma, todas as ações necessárias para obter e distribuir o produto final.
Existem tantas logísticas empresariais quanto negócios, independentemente do seu setor industrial. Duas empresas hortifrutícolas aparentemente iguais podem ter uma logística empresarial diferente. Por exemplo, uma pode transferir a mercadoria para grandes superfícies e a segunda pode enviar cestas de frutas para clientes finais.
Aspectos comuns da logística empresarial
A maior parte das empresas compartilha alguns aspectos de sua logística empresarial:
- Transporte e distribuição interna. As empresas devem abastecer-se dos materiais necessários para produzir e distribuí-los entre os seus departamentos.
- Planejamento da demanda. Manter os níveis de estoque adequados no armazém permite que as empresas possam atender à demanda dos clientes, assim como evita o excesso de estoque.
- Gerenciamento do estoque. Para ser mais eficientes, as empresas devem fazer o controle dos artigos em tempo real e localizar as referências dentro do armazém baseando-se na demanda e rotatividade.
- Tratamento das informações. Garantir uma correta comunicação e coordenação entre os atores envolvidos na logística empresarial contribui para o bom funcionamento das operações.
- Transporte e distribuição comercial. As empresas também planejam a forma de distribuir e entregar os produtos finais aos clientes.
- Logística ambiental. A logística empresarial maximizada reduz o impacto ambiental dos processos da cadeia de suprimentos.
Tecnologia e automação, aliadas da logística empresarial
Investir na otimização das diversas fases da logística empresarial é a estratégia adequada para melhorar o funcionamento de indústrias e comércios. A automação de processos e a compilação de dados para sua posterior análise se convertem em uma vantagem competitiva.
As organizações podem adotar algumas medidas para que sua logística empresarial alcance patamares superiores, tais como:
- Instalar sistemas de armazenamento robotizados. A automação agiliza as operações de entrada, armazenamento e saída de paletes ou caixas. As soluções goods-to-person ('produto ao homem') reduzem os deslocamentos dos operadores e proporcionam maior rapidez à preparação de pedidos.
- Implementar o gerenciamento digital dos estoques. O Sistema de Gerenciamento de Armazém, como o Easy WMS, monitora o status do estoque em tempo real. Sua utilização gera fluidez às operações, por exemplo, o picking.
- Analisar a produtividade. As empresas também podem fazer um controle pormenorizado do desenvolvimento dos processos logísticos utilizando ferramentas como o Supply Chain Analytics Software. Esse programa monitora tudo o que acontece no armazém para facilitar a tomada de decisão e ajudar a melhorar o desempenho.
- Identificar oportunidades de melhoria nos fluxos de trabalho. Soluções digitais como o Labor Management System (LMS) registram o tempo ideal para executar uma tarefa e o compara com o tempo real, melhorando o desempenho.
- Automatizar o armazenamento. Sincronizar as tarefas entre armazém e pontos de venda, coordenar transferências entre instalações e manter os estoques sempre atualizados evita perder oportunidades de negócio. Sistemas como Store Fulfillment organizam a reposição automática de artigos baseando-se no nível de estoque.
- Conectar logística e área de produção. As empresas com processos produtivos podem automatizar a comunicação entre as linhas de produção e o armazém para garantir o abastecimento contínuo de matérias-primas.
7 elementos-chave da logística empresarial
Segundo a organização internacional Chartered Institute of Logistics and Transport, há sete elementos-chave que permitem "disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, na condição certa, no lugar certo, no prazo certo e para o cliente certo ao custo certo". São os 7 Cs (certos) ou 7 Rs (do inglês Right) da logística empresarial:
- Produto certo. Consiste em ter o artigo ou serviço solicitado pelo usuário, assim como se antecipar a outras soluções que este possa necessitar.
- Quantidade certa. É mais fácil obter a quantidade adequada de produto se o estoque estiver devidamente classificado e a embalagem for apropriada.
- Condição certa. Os produtos devem ser inspecionados em busca de falhas ou danos antes de serem enviados e o processo de devolução deve ser simples.
- Lugar certo. O tracking e a precisão nos endereços de entrega representam uma parte essencial da logística empresarial. Os pedidos que não chegam ao cliente final trazem consequências negativas para as empresas: sua reposição é cara, além de prejudicar o relacionamento comercial.
- Prazo certo. Os atrasos podem impedir o cumprimento dos prazos de fabricação e fazer com que o produto seja devolvido ou deixe de ser necessário para o comprador.
- Cliente certo. As confusões nos endereços de envio ou entre consumidores projetam uma imagem de desorganização por parte da empresa. Contar com um software que automatiza a comunicação entre armazém e agências de transporte minimiza tais erros.
- Preço certo. O preço definido para o produto deve ser competitivo em cada área geográfica e oferecer uma margem de lucro.
Presente e futuro da logística empresarial
O mercado evolui graças à globalização e, cada vez mais, os gerentes de logística devem lidar com um maior número de pedidos. O objetivo é simplificar processos e reduzir prazos, por isso, as novas tecnologias e as soluções do software são aliadas perfeitas para identificar áreas de melhoria e, consequentemente, melhorar o desempenho.
Automatizar e digitalizar a cadeia de suprimentos possibilita obter uma logística empresarial bem-sucedida. A Mecalux desenvolve soluções robotizadas e de gerenciamento que impulsionam a eficiência em qualquer tipo de instalação logística. Se deseja obter mais informações sobre como modernizar seus processos, entre em contato conosco.