Os sistemas automáticos e de armazenagem devem ser incluídos nos planos de manutenção preventiva industrial

A manutenção preventiva industrial em armazéns automatizados

31 jul 2020

A manutenção preventiva industrial é parte fundamental nos armazéns automatizados, instalações de alta tecnologia que operam graças à união de três elementos fundamentais: o software de gerenciamento de armazém, os sistemas automáticos (com seu software de controle) e, evidentemente, as estantes industriais. Nos armazéns automáticos convive o trabalho dos operadores junto ao dos robôs que os auxiliam e realizam tarefas sob seu controle.

Uma das preocupações comuns que surgem em torno de automatizar o armazém costuma ser a manutenção preventiva industrial que os novos equipamentos vão necessitar. Como garantir que não vai ocorrer uma interrupção que paralise toda a atividade logística? Que opções de suporte técnico existem para esses sistemas? A resposta a tais questões está no desenvolvimento de um plano de manutenção industrial, como veremos a seguir.

Tipos de plano de manutenção industrial no armazém

Um plano de manutenção industrial é um conjunto de tarefas que é necessário realizar para compensar o desgaste pelo uso dos sistemas a fim de evitar avarias. Evidentemente, inclui um plano de ação caso haja falhas nos equipamentos.

Os objetivos ligados à manutenção industrial se destinam a:

Existem diferentes tipos de planos de manutenção de sistemas industriais:

- Manutenção de conservação:

Focado em minimizar o desgaste dos equipamentos, se divide em dois subtipos:

  • Manutenção corretiva: refere-se aos consertos uma vez ocorrida a falha ou a avaria.
  • Manutenção preventiva, sistemática ou de primeiro nível: se refere a uma série de atuações que se antecipam à falha e procuram preveni-la. Está em consonância com as recomendações do fabricante e, em qualquer caso, é necessário que todas as ações sejam detalhadas em um plano de manutenção preventiva industrial.

- Manutenção de atualização:

Consiste em aplicar melhorias aos sistemas que resolverão as falhas e, por sua vez, melhorar seu desempenho. Esse tipo de manutenção é muito comum quando falamos de software, pois a programação avança com grande rapidez, mas também pode ocorrer no caso das máquinas quando se substituem suas peças ou componentes por outros mais avançados.

A instalação de novas versões do software de gerenciamento de armazém faz parte da manutenção de atualização
A instalação de novas versões do software de gerenciamento de armazém faz parte da manutenção de atualização

Características do plano de manutenção preventiva industrial

Os planos de manutenção preventiva industrial podem ser elaborados de três formas:

  • A partir das instruções dos fabricantes: normalmente é combinado com o seguinte tipo.
  • Baseado em protocolos genéricos de manutenção: esses protocolos consistem na lista de tarefas que é preciso executar em cada uma das tipologias de sistemas, inclusive se estes forem de diferentes fabricantes. Por exemplo, seria realizado um mesmo plano de manutenção preventiva para todos os equipamentos de movimentação que se enquadrem na categoria de empilhadeiras trilaterais.
  • Partindo de uma análise prévia de falhas ou RCM em suas siglas em inglês (Reliability Centred Maintenance, Manutenção Centralizada em Confiabilidade): se baseia em analisar falhas potenciais que a instalação pode ter. As medidas preventivas que devem ser aplicadas são categorizadas e analisadas a seguir. Trata-se de uma fórmula mais complexa em relação às anteriores.

O que deve incluir um plano de manutenção preventiva industrial?

  • As tarefas de manutenção podem ser muito variadas. Geralmente incluem inspeções sensoriais, leituras e anotação de parâmetros de funcionamento, verificações elétricas, mecânicas, limpeza, entre outras.
  • A especialidade do trabalho vai determinar quem pode realizá-las.
  • A frequência em que deve ser realizada e o tempo de duração estimado de cada uma das tarefas de manutenção preventiva.
  • Caso seja necessário parar o equipamento com o objetivo efetuar as verificações necessárias.
  • As obrigações legais em relação à manutenção dos sistemas: estas devem estar em consonância com as políticas de prevenção de riscos ocupacionais no armazém de cada país.
Os transelevadores de paletes devem contar com um plano de manutenção preventiva industrial para se antecipar a eventuais falhas em seu funcionamento
Os transelevadores de paletes devem contar com um plano de manutenção preventiva industrial para se antecipar a eventuais falhas em seu funcionamento

Opções de manutenção dos sistemas em armazéns com a Mecalux

Após elaborar e executar o projeto de armazém inteligente, a Mecalux não se desvincula da instalação, uma vez que programa um monitoramento posterior para confirmar se todos os equipamentos estão funcionando perfeitamente durante os primeiros estágios do armazém robotizado. Além disso, durante a implementação se ministra um treinamento específico ao pessoal para que possa manusear o software e os sistemas automáticos corretamente. Também existe um plano de manutenção para as estantes industriais, como veremos mais à frente.

No entanto, convém ver mais de perto as opções de manutenção preventiva e corretiva industrial para cada tipo de sistema oferecido pela Mecalux:

1. Sistemas em armazéns automáticos: opções de manutenção

Como fabricante de sistemas automáticos para o armazém, tais como transelevadores ou transportadores, a Mecalux executa tarefas de manutenção com grande solvência. Estas podem ser divididas em três ramos diferenciados:

  • Presença de um técnico especializado da Mecalux nas instalações: sobretudo em relação a projetos mais complexos, sendo, portanto, recomendável contar com o suporte operacional de um técnico da Mecalux nas próprias instalações. Sua disponibilidade pode ser previamente marcada. O técnico se encarregará de garantir as condições adequadas para os equipamentos, assim como resolverá imediatamente qualquer problema.
  • Elaboração e cumprimento do plano de manutenção preventiva industrial: como fabricante de sistemas automáticos para o armazém, a Mecalux tem uma vasta experiência na manutenção preventiva dos mesmos. Como cada armazém é um mundo, o plano de manutenção se ajusta a cada projeto e a cada tipo de sistema, sendo possível incluir os sistemas equivalentes de outros fabricantes. A frequência da manutenção será definida junto às ações do plano (as verificações costumam estar entre dois e seis por ano).
  • Suporte técnico eletromecânico: serviço que faz parte das tarefas de manutenção corretiva. Graças a ele, o armazém dispõe de um técnico de suporte remoto que poderia chegar a ser 24 horas por dia, 7 dias por semana, para resolver os incidentes que possam surgir. A solução desses problemas será feita mediante suporte telefônico, com conexão remota aos equipamentos ou através do deslocamento do técnico à instalação.
O software de controle dos sistemas automáticos recebe atualizações periódicas da mesma forma que o WMS
O software de controle dos sistemas automáticos recebe atualizações periódicas da mesma forma que o WMS

2. Atualização e manutenção do software de gerenciamento de armazém Easy WMS

A equipe de P&D da Mecalux Software Solutions realiza atualizações do Easy WMS com periodicidade mensal adicionando novas funcionalidades, melhorando as já existentes ou corrigindo possíveis incidentes do software. Todos os clientes, seja com implementações on-premise ou SaaS, que contratam a manutenção de licença podem se beneficiar dessas atualizações e, consequentemente, dispor de um WMS com mais funcionalidades. A equipe de suporte técnico da Mecalux realizará essa atualização do Easy WMS.

Além disso, é possível contar com um serviço de manutenção adicional graças ao módulo Easy Monitor e ao suporte de assistência telemática. O software monitora o funcionamento do WMS no armazém e detecta incidentes em tempo real para coordenar a atuação corretiva por parte dos técnicos remotos. Estes poderão conectar-se ao WMS através de uma rede privada virtual (VPN) para tal. O nível e o horário de assistência podem ajustar-se às necessidades do cliente e, em qualquer caso, a resposta não demorará mais do que uma hora.

3. Manutenção das estantes industriais: o papel da ITE

Em âmbito europeu, a norma UNE-EN 15635 fixa a obrigação por parte das empresas de manter em excelentes condições seus sistemas de armazenagem, independentemente de estarem integrados em armazéns convencionais ou automáticos. Por isso, é recomendável que as estantes industriais passem anualmente pela Inspeção Técnica de Estantes (ITE).

A Mecalux, oferece esse serviço a clientes de setores muito diferentes há mais de 25 anos. Como parte dessa tarefa de manutenção preventiva industrial, um técnico se desloca ao armazém, faz a verificação dos sistemas de armazenagem e a adequação dos equipamentos de movimentação e emite um relatório indicando o estado de cada estante e as atuações que devem ser realizadas se for necessário. Como fabricantes de sistemas de armazenagem industriais, somos fornecedores, assim como das peças necessárias para seu conserto.

Se quiser adiantar-se aos possíveis incidentes e estar preparado para sua chegada, a Mecalux oferece opções de manutenção preventiva e corretiva para os sistemas industriais e para o software do armazém. Entre em contato conosco e proporcionaremos a você todos os detalhes de cada plano para adequá-lo de acordo com suas necessidades. Ponha em andamento seu armazém estando bem preparado!

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: