Mercadoria armazenada em estantes industriais

Quais são os diferentes tipos de estoque?

19 dez 2019

Para uma empresa de logística, a gestão do estoque no armazém é um autêntico desafio, não só por sua rentabilidade financeira, mas também por garantir a satisfação dos clientes. Existem diferentes formas de classificar os tipos de estoque em função de sua atividade, onde exerce suas funções ou prazo de validade das mercadorias.

Gerenciar o estoque corretamente é imprescindível, especialmente com concorrentes cada vez mais fortes. É fundamental não colocar em perigo a imagem da empresa, entregando os produtos em seu devido prazo e em perfeito estado.

Portanto, para analisar o estoque com precisão, é preciso dividi-lo em várias categorias de acordo com o critério de classificação utilizado. Eis aqui três categorias para mostrar os tipos de estoque possíveis:

1) Tipos de estoque de acordo com sua função

Estoque de segurança

Fundamental para compensar circunstâncias extraordinárias, como um pico de pedidos ou o atraso por parte de algum de seus fornecedores. Você deve dispor de um estoque de segurança.

Estoque de alerta

Tal como seu nome indica, este estoque é na realidade um indicador que avisa quando é necessário repor a mercadoria. Você deverá determinar a capacidade desse estoque, que deve ser imperativamente superior ao do estoque de segurança, uma vez que sua finalidade é diferente.

Estoque sazonal

Este estoque torna possível antecipar-se aos períodos do ano em que a atividade aumenta, ou seja, quando são preparados mais pedidos do que o normal.

Estoque inativo

Nesta categoria são contabilizadas todas as referências obsoletas imobilizadas, que já não podem ser vendidas nem integradas nos pedidos dos clientes (alteração de pacotes, novas normas, etc.).

Estoque em trânsito

Refere-se a todas as mercadorias que continuam estando presentes no processo de produção ou comercialização: em processo de entrega, em processo de embalagem, em processo de fabricação, etc.

Estoque especulativo

Este estoque é constituído ao comprar produtos em quantidade superior à realmente necessária para aproveitar descontos ou preços mais baixos em relação aos preços aplicados habitualmente. Também pode ser necessário criar esse tipo de estoque se seus fornecedores estiverem planejando subir os preços de determinados produtos.

2) Tipos de estoque de acordo com a data de validade

Estoque perecível

Nesta categoria de estoque encontramos todos os produtos e mercadorias que se deterioram com o passar do tempo.

Estoque não perecível

Ao contrário do estoque perecível, o tempo praticamente não tem impacto nos produtos deste tipo de estoque.

Estoque com data de validade

Estes produtos não poderão ser vendidos uma vez superada a data indicada.

Armazenamento de mercadorias perecíveis
Armazenamento de mercadorias perecíveis

3) Tipos de estoque de acordo com a organização das operações

Para classificar o estoque de acordo com a organização das operações as empresas de logística procuram abordar seu estoque de uma forma diferente, considerando seu dia a dia.

Estoque adequado

Trata-se de encontrar o justo equilíbrio que cada empresa tenta alcançar. Permite obter a máxima rentabilidade ao minimizar a totalidade dos custos de manutenção. Graças a esse tipo de estoque, é possível atender favoravelmente à demanda e ao consumo de materiais de sua empresa e de seus clientes durante o período da baixa temporada.

O estoque adequado permite evitar situações como a quebra de estoque ou o excesso de armazenamento. Tudo é calculado para que possamos dispor da quantidade exata dos produtos necessários.

Estoque físico

Tal como indica seu nome, contabiliza todas as referências disponíveis no armazém.

Estoque líquido

Trata-se do estoque físico sem incluir os pedidos dos clientes que ainda não foram processados.

Estoque disponível

Este estoque é a soma do estoque líquido e dos pedidos enviados pelos seus fornecedores que você ainda não recebeu.

Estoque mínimo

Esta é a quantidade mínima de estoque que sempre devemos ter no armazém. Se chegarmos ao estoque mínimo, deveremos repor a mercadoria.

Estoque máximo

Este tipo de estoque representa a quantidade máxima de estoque que não deve ser ultrapassada. É necessário determinar o limite em função das necessidades de sua empresa e para cada um dos produtos armazenados.

Classificar seu estoque por categoria é essencial em logística. Como já deve ter constatado, existem diferentes formas de separar os tipos de estoque: por função, de acordo com a data de validade, conforme a organização das operações realizadas, etc. Também é possível dividir o estoque segundo seu valor econômico (sistema ABC) e sua utilidade para a empresa (comercial ou industrial).

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: