A torre de controle da cadeia de suprimentos monitora o desempenho de cada etapa

A torre de controle monitora a cadeia de suprimentos

16 nov 2023

A torre de controle da cadeia de suprimentos é uma ferramenta digital que permite que as empresas monitorem o desempenho de suas instalações logísticas, identifiquem oportunidades de melhoria e hierarquizem processos como o transporte, o armazenamento ou o gerenciamento das devoluções.

Trata-se de uma solução digital que aproveita as novas tecnologias como o machine learning, a inteligência artificial ou o Big Data para proporcionar uma visibilidade completa do supply chain e obter informações para prevenir falhas ou interrupções que alterem seu bom funcionamento.

Em que consiste a torre de controle de logística?

A torre de controle de logística consiste em um painel de controle personalizado que oferece métricas empresariais para monitorar o desempenho das etapas que compõem a cadeia de suprimentos. A consultoria Gartner define as torres de controle como “um conceito resultante da combinação de pessoas, processos, dados, organização e tecnologia. As torres de controle capturam e utilizam os dados operacionais, (praticamente) em tempo real, do ecossistema empresarial para proporcionar uma maior visibilidade e melhorar a tomada de decisão”.

Essa ferramenta digital confere visibilidade imediata ao funcionamento de toda a cadeia de suprimentos, incluindo as etapas onde participam fornecedores, fabricantes ou parceiros. A torre de controle coleta e extrai os dados gerados nas diferentes etapas para fornecer informações atualizadas que permitam que os gerentes de logística possam tomar decisões que aumentem a eficiência da cadeia de suprimentos.

A torre de controle é integrada aos demais programas de gerenciamento da empresa. Por exemplo, estabelece comunicação com um transport management system (TMS), um enterprise resources program (ERP) ou um manufacturing execution system (MES) para coletar informações sobre as operações e garantir a rastreabilidade completa dos produtos.

A torre também se conecta ao software de gerenciamento de armazém (WMS), que envia constantemente informações em tempo real sobre a disponibilidade do estoque, status dos pedidos ou organização da operação de expedição dos produtos. Com a sincronização entre torre de controle e WMS, os atores da cadeia de suprimentos contam com informações atualizadas sobre o status das operações de armazenamento e preparação de pedidos, resultando em uma maior eficiência logística e, consequentemente, em uma maior satisfação do cliente final.

A torre de controle aumenta a resiliência das cadeias de suprimentos
A torre de controle aumenta a resiliência das cadeias de suprimentos

A publicação Control Towers in supply chain management – past and future aponta para a necessidade de as empresas centralizarem as informações em uma única ferramenta: “As torres de controle da cadeia de suprimentos devem fornecer às empresas uma visão centralizada e panorâmica das operações da rede comercial”, afirma Anna Trzuskawska-Grzesińska, autora do estudo e professora do Departamento de Logística da Universidade WSB em Torun (Polônia).

“O gerenciamento do risco global através de torres de controle é uma das dez tendências emergentes que estão moldando as operações da cadeia de suprimentos em todo o mundo”, destaca o relatório. Segundo a autora, eventos que afetam o negócio como interrupções do fornecimento, picos ou quedas na demanda e catástrofes naturais “demostraram a necessidade não só de visibilidade entre redes, como também a capacidade de executar os planos da cadeia de suprimentos em vários níveis da rede comercial.”

No entanto, não se pode confundir a torre de controle com o software SCM (Supply Chain Management). Segundo Christian Titze, vice-presidente de análise da Gartner, "a torre de controle da cadeia de suprimentos não é um aplicativo SCM independente, mas sim uma capacidade integrada a um pacote de programas ou ferramenta SCM mais ampla. Pode ser uma plataforma de dados inteligente que proporcione informações, previsões e sugestões específicas para cada caso."

Benefícios de implementar a torre de controle de logística

A implementação de uma torre de controle que monitora o desempenho global das operações aumenta a resiliência e a elasticidade das cadeias de suprimentos para se adaptar às interrupções. Essa ferramenta digital permite:

  • Melhorar a tomada de decisão: a torre de controle aplica a análise preditiva para se antecipar a futuros cenários e planejar a cadeia de suprimentos com eficiência.
  • Visibilizar e controlar as informações: o aplicativo sincroniza as informações em tempo real entre os diferentes atores da cadeia de suprimentos para atingir a visibilidade completa de todos os processos.
  • Colaborar entre atores: a torre de controle não só aumenta a visibilidade de cada uma das partes, como também fornece ferramentas aos diversos elos para compartilharem dados, indicadores de desempenho e informações com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente final.

Instalar uma torre de controle permite conectar todos os elos da cadeia de suprimentos, digitalizando os processos e multiplicando sua eficiência. É o que indica o responsável pela divisão de logística e cadeia de suprimentos do New York City Transit, Gary Smith, em seu artigo Supply chain controle towers — Benefits & framework for implementation, publicado na revista acadêmica Journal of Business Forecasting: “A torre de controle permite visibilizar a cadeia de suprimentos do início ao fim, proporcionando capacidade para acessar informações essenciais, analisá-las e atuar sobre as mesmas para conseguir uma tomada de decisão e eficiência superiores. Dentre suas principais vantagens destaca-se o equilíbrio do estoque em todas as localizações, a otimização dos estoques de reserva e a redução dos custos de transporte associados.”

O autor do estudo também destaca a otimização das operações: “Dependendo do processo, geralmente entre 50% e 70% das decisões que se baseiam em regras podem ser automatizadas, reduzindo para segundos o tempo necessário para tomar decisões e permitindo que o pessoal se dedique à tomada de decisão de maior nível. A digitalização reduz os custos operacionais ao converter os processos em sistemas sem papel”, afirma Smith.

A torre de controle é integrada a um software como o WMS para monitorar o desempenho do armazém
A torre de controle é integrada a um software como o WMS para monitorar o desempenho do armazém

Torre de controle, ponta de lança da digitalização

A torre de controle da cadeia de suprimentos é uma ferramenta digital que melhora o desempenho das empresas, aumenta a rastreabilidade do produto e promove um melhor produto/serviço para o cliente final. Em um cenário onde as empresas tendem a digitalizar o gerenciamento de suas operações, desde o desenho do produto até o gerenciamento do armazenamento, a torre de controle permite compartilhar as informações geradas em cada fase da cadeia de suprimentos visando a eficiência dos processos logísticos.

Caso esteja interessado em digitalizar as operações de seu armazém e eliminar o risco de erros, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo sobre a melhor solução digital para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: