Como ter sucesso no comércio ‘online’ com a ajuda das soluções da Mecalux

Como ter sucesso no comércio ‘online’ com a ajuda das soluções da Mecalux

Tradeinn: exemplo de crescimento e sucesso no e-commerce

Como ter sucesso no comércio ‘online’ com a ajuda das soluções da Mecalux

A Tradeinn iniciou suas atividades em 1997 como loja online especializada em equipamento de mergulho. Desde então não parou de crescer ano após ano, até conseguir posicionar-se como um dos grandes varejistas em âmbito internacional na venda online de material esportivo. Desde o início contou com a Mecalux para lhe fornecer soluções integradas de armazenamento e de software, com a finalidade de se adaptar progressivamente ao aumento de estoque e de vendas.

Necessidade do cliente

A Tradeinn tem atualmente 14 lojas online especializadas em diferentes esportes, 1.000.000 de clientes distribuídos por 220 países, mais de 1.000.000 referências à venda e uma média de 7.500 pedidos diários.

Com seu espírito empreendedor, a Tradeinn foi incorporando inúmeras mudanças e melhorias para continuar evoluindo. Desde seus primeiros armazéns equipados com estantes para picking da Mecalux, quando a preparação de pedidos ainda era feita em papel, ou seja, da forma tradicional, a empresa não parou de crescer até chegar a ocupar atualmente instalações modernas de 7.000 m2 em Celrà (Girona).

Com o objetivo de equipar o novo centro logístico e gerenciar de forma eficiente o impressionante aumento do volume de vendas, dados e estoque, a Tradeinn confiou novamente na Mecalux para abordar as seguintes necessidades logísticas prioritárias:

  • Otimizar a capacidade de armazenamento de seu novo centro logístico.
  • Minimizar o número de movimentos necessários para a preparação de pedidos.
  • Dispor de um inventário permanente e controle do estoque.
  • Priorizar o cross-docking.
  • Preparação de pedidos por ondas.
  • Gestão da loja física da Tradeinn, localizada junto de suas novas instalações.

 

Solução proposta pela Mecalux

O projeto desenvolvido pela Mecalux para a Tradeinn abrange dois tipos de soluções que se complementam: por um lado, a instalação do sistema de armazenamento adequada para facilitar o processo de armazenamento e a preparação de pedidos de suas múltiplas referências, enquanto, por outro lado, foi implementado o software de gestão de armazéns (SGA) Easy WMS, desenvolvido pela Mecalux Software Solutions, que lhe permite gerenciar o estoque e controlar todos os processos do armazém, desde o recebimento até a expedição ao cliente final.

David Martín - CEO da Tradeinn
“A Mecalux é uma parceira muito importante em nosso processo de crescimento. Tanto com as estantes de cada um dos armazéns onde estivemos quanto com o Easy WMS, a Mecalux nos ajudou a reduzir os custos de preparação de cada encomenda, algo muito importante no caso de um e-commerce.”

 

Recebimentos

O ERP da Tradeinn estabelece a comunicação com o Easy WMS informando sobre todas as ordens de entrada que serão recebidas. O registro da informação é realizado automaticamente graças à leitura de etiquetas mediante os terminais de radiofrequência. Neste momento o sistema indica ao operador se o produto deve ir diretamente ao cross-docking (quando já estiver atribuído a um pedido) ou à área de armazenamento. Também proporciona uma atualização constante do estoque e um inventário permanente em tempo real.

Área de armazenamento

A Tradeinn segue o método de armazenamento caótico, ou seja, não existem localizações pré-atribuídas e as referências podem ser localizadas em qualquer localização disponível em função de seu tamanho, com a consequente economia de espaço. Para otimizar este sistema o Easy WMS atribui a melhor localização para cada referência e indica ao operador sua localização exata e a quantidade de unidades que existem de cada referência em cada localização das estantes.

Por outro lado, esta área foi equipada com as estantes para picking M7 e estantes para paletes da Mecalux, onde se localiza a reserva de produto e a mercadoria mais pesada ou volumosa. As múltiplas possibilidades de distribuição e os inúmeros complementos das estantes M7 proporcionam a versatilidade necessária para se adaptar às diferentes medidas e tipos de produtos (esquis, peças penduradas, varas de pescar, tênis, etc.). Os artigos de pequenas dimensões são depositados em caixas de plástico de vários tamanhos. As estantes medem 56 m de comprimento por corredor e 9 m de altura, embora, prevendo seu futuro crescimento, poderão ser facilmente ampliadas até os 14,5 m de altura.

Preparação de pedidos e expedição

Com uma média de 7.500 pedidos diários e como em qualquer e-commerce, a rapidez e precisão na preparação de pedidos é o processo mais importante para a Tradeinn, uma vez que o objetivo é entregar o pedido no lugar e no momento indicados pelo cliente. Portanto, nesse sentido, é fundamental contar com a ajuda do Easy WMS. Também foi reconfigurada a operação relacionada com as encomendas, que foram distribuídas em mesas de trabalho da Mecalux com medidas e acessórios adequados para facilitar a preparação massiva de pedidos. As estantes para picking desta área incorporam divisórias verticais para criar múltiplas localizações destinadas a depositar os produtos correspondentes a cada pedido.

O controle de localizações com o Easy WMS otimizou os movimentos dos operadores, de forma que cada um deles pode preparar vários pedidos ao mesmo tempo. Assim, os terminais de radiofrequência indicam ao operador a localização onde se encontram os produtos solicitados e a ordem de retirada adequada para fazer o picking no menor tempo possível. No momento em que o produto seja retirado da estante, o próprio terminal se encarregará de dar baixa no estoque e mostrará ao sistema quantas unidades restam do mesmo.

Quando o último produto do pedido for retirado pelo operador, comunicará a ordem de fechamento e levará o pedido até o canal de saída indicado pelo sistema. No caso do pedido provir da loja física que a Tradeinn possui próximo do seu centro logístico, esta o tratará como um cliente, pois utiliza o mesmo estoque que as lojas online.

A implementação do Easy WMS proporcionou à Tradeinn a possibilidade de trabalhar com pedidos por ondas: atualmente podem ser lançados 600 pedidos ao mesmo tempo, o que representa um notável aumento da produtividade.

Benefícios para a Tradeinn

  • Aumento da produtividade: a agilização do processo de preparação de pedidos, o controle do estoque e praticamente a eliminação de erros são alguns dos fatores que permitiram abranger o crescente número de pedidos diários.
  • Máxima versatilidade: tanto as estantes quanto as mesas, além do SGA Easy WMS, foram configurados de acordo com as necessidades da Tradeinn, oferecendo um amplo grau de personalização e total flexibilidade para futuras ampliações.
  • Gestão e controle de todos os processos: a implementação do Easy WMS proporciona as ferramentas necessárias para otimizar e controlar os processos inerentes ao armazém.

Fale com um especialista 0800 771 8666

Solicitar informação e/ou orçamento