A análise prescritiva consiste em compilar dados, recomendar ações e prever o impacto das mesmas

Análise prescritiva: um plano sob medida para a cadeia de suprimentos

05 dez 2023

A análise prescritiva, aplicável a qualquer área de negócio, é particularmente importante na cadeia de suprimentos, onde são gerados grandes volumes de dados. Esse tipo de análise empresarial tem o objetivo de coletar todos os dados possíveis e convertê-los em informações precisas para entender o que ocorreu, o que poderia ocorrer e o que devemos fazer para definir um plano de ação ideal para a empresa.

Através do Big Data, da Inteligência Artificial e da mineração de dados, entre outras tecnologias, a análise prescritiva não só ajuda as empresas a otimizar seus planos de fornecimento, como também permite conduzir e automatizar a tomada de decisão para atingir os objetivos definidos.

O que é a análise prescritiva?

A análise prescritiva, englobada na área da análise empresarial, consiste em compilar dados, recomendar ações e prever seu impacto para facilitar a tomada de decisão, identificando a melhor solução entre todas as possíveis. A consultoria Gartner descreve a análise prescritiva como uma resposta à pergunta: "O que podemos fazer para que ocorra X?"

Ao contrário de outros tipos de análise, como a descritiva ou a preditiva, a prescritiva vai um passo além de prever resultados, uma vez que também sugere ações para atingir o cenário que proporcione maiores benefícios à empresa. É o que afirma os autores do artigo acadêmico Prescriptive analytics: Literature review and research challenges, publicado no International Journal of Information Management: "A análise prescritiva busca encontrar o melhor plano de ação para o futuro. A análise prescritiva costuma ser vista como a próxima etapa para atingir a maturidade na análise de dados, levando a uma tomada de decisão otimizada para melhorar o desempenho empresarial".

A análise prescritiva baseia-se na pesquisa de operações, em análises preditivas e técnicas estatísticas para quantificar o efeito das futuras decisões: utilizando dados atuais e históricos, estima o que é provável que ocorra e recomenda, entre várias alternativas, um plano de ação ideal. A análise prescritiva baseia-se em sistemas de gerenciamento e algoritmos que automatizam a tomada de decisão e melhoram a eficiência operacional das empresas.

No estudo Forecast snapshot: Prescriptive analytics software, os analistas de Gartner previram que o mercado de software de análise prescritiva atingiria a cifra de 1,88 bilhão de dólares em 2022, com uma taxa de crescimento anual composta de 20,6%. Segundo Gartner, a análise prescritiva caracteriza-se pelo uso de técnicas como a análise de gráficos, simulações, sistemas de recomendação, heurística e machine learning. Para seu funcionamento, a análise prescritiva gira em torno de um processo de compilação, adaptação e gerenciamento de dados para tirar o máximo proveito dos recursos e aumentar a eficiência operacional.

A análise prescritiva favorece a tomada de decisão em produção e logística
A análise prescritiva favorece a tomada de decisão em produção e logística

Diferenças entre análise descritiva, preditiva e prescritiva

A análise descritiva consiste em compilar e analisar dados históricos para verificar o que ocorreu e qual é a situação atual do negócio. Por outro lado, a análise preditiva combina dados históricos, regras e algoritmos avançados para se antecipar ou estimar o que poderia acontecer, com o objetivo de fazer prognósticos e antecipar-se a situações futuras.

A análise prescritiva é considerada a terceira fase da análise empresarial porque compila informações das duas análises normalmente utilizadas pela maioria das empresas: a descritiva e a preditiva.

A principal diferença entre a análise descritiva, a preditiva e a prescritiva está na intervenção que a empresa exerce após analisar os dados. A análise prescritiva ajuda as empresas a verificar como otimizar seus processos e determinar o que podem fazer e como devem fazê-lo para que os prognósticos sejam satisfeitos ou, caso sejam negativos, evitá-los. Ao contrário da análise descritiva e preditiva, a prescritiva usa técnicas de simulação e otimização para encontrar o melhor plano de ação para uma situação determinada.

Aplicações da análise prescritiva na cadeia de suprimentos

A análise prescritiva favorece a tomada de decisão relacionada à produção e logística otimizando a cadeia de suprimentos das empresas. Entre todas as aplicações da análise prescritiva na cadeia de suprimentos, destacam-se:

  • Previsão de tendências de consumo: a análise prescritiva é capaz de fazer deduções acerca da intenção de consumo dos usuários e, dessa forma, prever o comportamento da demanda para tomar as decisões pertinentes. Calcular as tendências de consumo permite estabelecer o nível ideal de estoque para satisfazer a demanda, prevenir as quebras de estoque e evitar o armazenamento excessivo de mercadoria.
  • Promoção da rastreabilidade do produto. Os conhecimentos prescritivos fornecem informações sobre o produto em tempo real (rastreabilidade) em qualquer ponto da cadeia de suprimentos, desde a localização, condições de transporte ou sobre os processos logísticos e produtivos aplicados à mercadoria.
  • Maior controle das informações na cadeia de suprimentos: a análise prescritiva abre as portas para a manutenção de estoques em tempo real, emissão de ordens de abastecimento instantâneas ou para o rastreamento preciso dos pedidos, entre outros.

Na publicação de McKinsey A more resilient supply chain from otimized operations planning, os autores apontam os benefícios empresariais da análise prescritiva: “A otimização no planejamento das operações consiste em definir as opções ideais para um conjunto de decisões em um determinado ambiente empresarial e um objetivo de negócio específico. Esse tipo de otimização costuma funcionar melhor com modelos prescritivos que proporcionam como resultado um conjunto ideal de decisões”.

Análise prescritiva para mudar o futuro

Em um mercado competitivo em constante transformação, onde as tendências de consumo podem causar interrupções nas cadeias de suprimentos, a aplicação da análise prescritiva se torna uma aliada para ajudar as empresas a se destacarem e liderarem em seus mercados. No passado, as empresas se baseavam em seus conhecimentos e experiência para fazer cálculos aproximados, com maior ou menor precisão, sobre as vendas e a quantidade de produtos necessária para atender à demanda.

Atualmente, a análise prescritiva é uma solução tecnológica para prever futuros cenários logísticos e tomar decisões baseadas na análise de dados. Tal como indica o artigo What is prescritive analytics? 6 examples, da Harvard Business School, "a análise prescritiva é considerada ‘o futuro da análise de dados’, e com razão. Esse tipo de análise vai além das explicações e previsões para recomendar o melhor plano de ação futuro”.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: