Um armazém de consolidação é uma instalação de logística que agrupa pedidos individuais em envios de maior tamanho

Armazém de consolidação: qual sua função em logística?

28 fev 2023

O armazém de consolidação é um tipo de instalação logística que permite agilizar os envios das empresas que trabalhem com um grande volume de pedidos, vários centros logísticos ou de distribuição.

A principal tarefa desses armazéns é a consolidação da carga, ou seja, o agrupamento de vários pedidos individuais em um único envio com o objetivo de reduzir o número de expedições e eliminar o excesso de custos no transporte.

O que é um armazém de consolidação?

Um armazém de consolidação é uma instalação cuja função é receber os pedidos individuais de outros centros logísticos ou de diferentes fornecedores, inclusive de vários clientes, como na logística 3PL, e agrupá-los em envios de maior tamanho para facilitar seu transporte.

O processo de consolidação realizado nesses centros logísticos consiste em organizar e classificar os pedidos antes de expedi-los. Essa operação pode ser simples quando os pedidos são compostos por paletes completos, consolidar 33 paletes em um mesmo caminhão, ou de maior complexidade quando a unidade de carga é formada por caixas e o volume de pedidos é muito alto.

Um dos principais objetivos da consolidação de carga é diminuir os custos de transporte de cada pedido. Juntar em um mesmo envio, os pedidos de vários clientes, permite dividir os custos de entrega, assim como conseguir cargas de caminhão completas. Reduzir os custos de transporte é especialmente desejável em organizações que operem com canais de venda e-commerce, onde os usuários estão cada vez mais acostumados a envios gratuitos ou de baixo custo.

O crescimento do e-commerce e dos canais B2C impulsionou os armazéns de consolidação, um tipo de instalação muito recorrente em setores B2B. Por exemplo, cada vez mais operadores logísticos 3PL possuem armazéns de consolidação localizados perto dos centros de distribuição para agrupar de forma eficiente os pedidos de seus clientes de acordo com a expedição ou rota de envio.

O software de gerenciamento de armazém automatiza tarefas próprias de um armazém de consolidação como o recebimento ou o armazenamento de estoque
O software de gerenciamento de armazém automatiza tarefas próprias de um armazém de consolidação como o recebimento ou o armazenamento de estoque

Fases do processo de consolidação

As tarefas de consolidação, realizadas em determinadas áreas do armazém, podem ser divididas nas seguintes fases:

  • Recebimento e classificação dos produtos. Os artigos ou matérias-primas de diferentes fornecedores ou clientes são recebidos nas docas de carga, a documentação é validada e os produtos são classificados em uma área de armazenamento temporária.
  • Armazenamento dos estoques. Uma vez introduzida a mercadoria no software de gerenciamento de armazém, os operadores armazenam o estoque de acordo com os critérios e regras preestabelecidos pelo responsável logístico.
  • Manuseio do produto. O estoque deve superar os processos de pesagem, envasamento e embalagem, entre outros, para facilitar sua distribuição.
  • Agrupamento em um envio. A mercadoria é colocada em um único lote para facilitar seu envio de forma agrupada. Nessa fase também se prepara a documentação pertinente, onde se especifica, por exemplo, os pedidos ou unidades de carga que compõem a carga.
  • Expedição da mercadoria. Uma vez consolidado o envio, os estoques são carregados no caminhão, através de meios mecânicos ou automáticos, para sua entrega ao próximo destinatário da cadeia de suprimentos ou ao cliente final.

As diferentes fases do processo de consolidação podem variar em função do tipo de armazém, das características do produto ou do número de pedidos que compõem a carga consolidada.

O armazém de consolidação pode otimizar os deslocamentos com soluções automáticas como um transportador de caixas
O armazém de consolidação pode otimizar os deslocamentos com soluções automáticas como um transportador de caixas

Vantagens (e desvantagens) do armazém de consolidação

Um armazém de consolidação pode ser uma das possíveis respostas para agilizar a cadeia de suprimentos. Essas são algumas das vantagens de ter um armazém de consolidação:

  • Redução dos custos de transporte. O armazém de consolidação reduz os custos de deslocamento da mercadoria porque permite agrupar as cargas e unificar as despesas de envio.
  • Serviço logístico eficiente. O agrupamento de pedidos ajuda a aumentar a frequência da expedição e transporte da mercadoria, assim como o número de rotas de envio. A consolidação também promove a melhoria na qualidade do serviço para o cliente final.
  • Otimização do espaço de armazenamento. A consolidação da carga permite fazer um maior número de envios e, consequentemente, reduz os níveis de estoque armazenados, o que contribui para otimizar a superfície de armazenamento da instalação.

Pelo contrário, uma das principais desvantagens de um armazém de consolidação é o fato de exigir uma perfeita sincronização entre os fornecedores e as agências de transporte, uma tarefa bastante complexa devido ao grande número de pedidos gerenciados de vários clientes.

Para que não ocorra nenhum erro durante a consolidação da carga, as empresas que optem por esse tipo de armazém também devem dedicar mais tempo ao planejamento logístico para garantir uma coordenação eficiente entre as várias operações realizadas nessas instalações.

Como automatizar um armazém de consolidação?

A expansão do e-commerce aumentou a complexidade na consolidação de pedidos, o que levou muitas empresas a automatizar os processos logísticos em seus armazéns de consolidação.

O primeiro passo para automatizar essas instalações logísticas é implementar um software de gerenciamento para sincronizar as operações e fazer um controle exaustivo da mercadoria. Os armazéns de consolidação se caracterizam por ter um grande volume de referências e destinatários. Um software de gerenciamento de armazém, como o Easy WMS da Mecalux, permite controlar em tempo real o estoque do armazém, indicando passo a passo as tarefas aos operadores de acordo com as necessidades de cada pedido.

O próximo passo consiste em analisar os processos que podem ser automatizados. Em armazéns de consolidação com fluxos de mercadoria constantes ou com uma alta densidade de pedidos, é frequente automatizar uma parte ou o total das operações para otimizar custos, dinamizar os processos e aumentar a eficiência da instalação.

Um exemplo de automação parcial é o centro logístico da Luís Simões na Espanha. O núcleo dessa instalação é composto por um armazém automático que utiliza o sistema Pallet Shuttle com lançadeiras da Mecalux. O armazém automático cumpre uma função essencial na consolidação e expedição dos produtos: acomodar os pedidos preparados provenientes do centro logístico e expedi-los no momento adequado de modo organizado e respeitando o sequenciamento previamente estabelecido.

Outra forma de automatizar uma área de consolidação consiste em substituir os equipamentos de movimentação mecânicos por soluções como transportadores para caixas, que permitem garantir um abastecimento contínuo das estações de consolidação. Um exemplo de área de armazenamento e consolidação de pedidos é a solução logística automática que a Mecalux projetou para a empresa francesa Spartoo. Nesse armazém para e-commerce, um circuito de transportadores percorre os dois galpões que compõem a instalação, interligando os quatro níveis da plataforma e automatizando o aprovisionamento de pedidos para as áreas de consolidação, classificação e expedição da mercadoria.

 

Armazém de consolidação, uma solução para agilizar o envio dos pedidos

Um armazém de consolidação pode ser uma solução adequada para conseguir uma cadeia de suprimentos mais eficiente e eliminar o excesso de custos no gerenciamento de envios de produtos. Esse tipo de instalação logística tem como objetivo agrupar os diferentes pedidos em envios de maior volume visando reduzir os custos de expedição. A consolidação da carga é fundamental em empresas com canais de e-commerce que gerenciam rotas de envio com vários pedidos fragmentados.

Se você deseja projetar sua cadeia de suprimentos com um armazém de consolidação ou otimizar essa operação logística em sua instalação, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado entrará em contato com você para lhe oferecer a melhor solução para sua empresa.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: