Um centro de distribuição é uma instalação logística voltada para os processos de recebimento e expedição de mercadoria

Centro de distribuição: reduzir prazos de entrega e eliminar erros

01 jun 2021

A complexidade da última milha logística e a logística reversa converteram os centros de distribuição (também conhecidos algumas vezes pela sigla CEDI e em inglês como fulfillment centers) em uma peça-chave da cadeia de suprimentos. 

A necessidade de reduzir os prazos de entrega desencadeou a proliferação dessas instalações nos arredores das grandes cidades ou em áreas com boas ligações rodoviárias. Neste artigo definimos o que são os centros de distribuição, sua função, sua importância na logística 4.0 e as diferenças em relação a um armazém tradicional. 

O que é um centro de distribuição?

Um centro de distribuição é uma instalação logística voltada para os processos de recebimento e expedição de mercadoria. Em outras palavras, o centro de distribuição cumpre a função de fornecer de forma ágil e eficiente os produtos aos clientes finais, a outros armazéns ou mesmo às fábricas. 

De fato, os centros de distribuição surgem como substitutos do armazém tradicional para reduzir custos e prazos na entrega de produtos na última milha logística ou na logística reversa (gerenciamento das devoluções). Por isso, as empresas costumam situar seus centros de distribuição perto dos grandes núcleos populacionais, em polos industriais ou em áreas de atividade logística (ZAL). 

Entre a área de recebimento e de expedição foi disponibilizado um espaço no armazém destinado a armazenar temporariamente a mercadoria

Entre a área de recebimento e de expedição foi disponibilizado um espaço no armazém destinado a armazenar temporariamente a mercadoria

Constituídos por um ou mais edifícios, dependendo da carga de trabalho atribuída, esses centros logísticos estão distribuídos por áreas de acordo com as operações realizadas. Por um lado, se situa a área de recebimento, onde os operadores classificam os produtos e matérias-primas recebidas de outros armazéns ou de fornecedores. E, por outro, a área de expedição, fundamental em um centro de distribuição: nela se organiza a mercadoria de acordo com as rotas das transportadoras para, posteriormente, carregar os caminhões.

Habitualmente, entre ambas as áreas se disponibiliza um espaço no armazém para depositar temporariamente a mercadoria até que esta seja transferida para a próxima operação. No entanto, a redução dos prazos de entrega e a necessidade de fazer um controle integral da mercadoria forçaram as empresas a substituírem progressivamente esses espaços por sistemas de transporte de mercadoria como transportadores automáticos para caixas que garantem a agilidade, a segurança e integridade dos pedidos. 

Também é frequente que os centros de distribuição com maior volume de trabalho implementem classificadores que se encarregam de fazer a classificação da mercadoria, além de docas de carga automáticas que acelerem a expedição da carga na área das docas. 

As empresas de alimentos e bebidas, farmacêuticas e químicas foram pioneiras projetando inovadores centros de distribuição. Um bom exemplo disso são as dark stores, armazéns com aparência de supermercado situados perto das cidades onde os operadores processam pedidos online de alimentação.

Um classificador automatiza a classificação da mercadoria seguindo inúmeros critérios, tais como a rota da transportadora

Um classificador automatiza a classificação da mercadoria seguindo inúmeros critérios, tais como a rota da transportadora

Funcionamento de um centro de distribuição

A missão dos centros de distribuição é receber mercadoria proveniente de diversas origens, organizá-la e expedi-la ao seu destino no menor tempo possível. Portanto, essas instalações mantêm níveis de inventário mínimos e costumam armazenar os produtos durante curtos períodos de tempo, especialmente quando são de alta rotatividade. 

As principais operações (e os sistemas de armazenagem mais utilizados) em um centro de distribuição são:

  • Recebimento: os fulfillment centers recebem mercadoria dos fornecedores, de outros armazéns da empresa, de pedidos errados, etc. Depois de descarregar os caminhões nas docas de carga, com a ajuda de equipamentos de movimentação como empilhadeiras elevadoras e transpaleteiras, os operadores levam a mercadoria para os canais de dinâmicos, que atuam como pulmão temporário (buffer), até esta ser transportada para a área de armazenamento. 
  • Armazenamento: em centros de distribuição sem automação, a mercadoria é situada em estantes convencionais ou compactas, de acordo com a estratégia de gerenciamento de estoque aplicada (LIFO, FIFO, etc.). Em instalações automatizadas, um transportador de paletes ou caixas se encarrega de mover os pedidos da área de recebimento para a de armazenamento, onde um PIE (Posto de Inspeção de Entrada) verifica a mercadoria, que logo será transferida para a localização indicada pelo programa de gerenciamento de armazém
  • Picking: trata-se de uma operação fundamental em um centro de distribuição. Por isso, essas instalações incorporam sistemas de armazenagem como estantes para picking dinâmico e plataformas, para agilizar o fluxo de operadores dentro do armazém. Além disso, nos centros de distribuição 4.0. um posto de picking de alto desempenho complementa os sistemas de armazenagem automatizados, permitindo que cada operador atinja até 1.000 picks por hora. 
  • Expedição: equipamentos de movimentação manuais ou transportadores conduzem a mercadoria da área de armazenamento para a de expedição. Nos centros de distribuição é cada vez mais frequente, devido ao elevado fluxo de mercadorias, instalar um classificador para que se encarregue de classificar automaticamente os pedidos que irão diretamente para a gaiola da transportadora. 

No entanto, os inúmeros tipos de unidades de carga existentes atualmente nos centros de distribuição, que combinam referências armazenadas em paletes com outras em caixas, fazem com que as empresas optem por sistemas de transporte automáticos, que agilizam a circulação da mercadoria no armazém. Nesse cenário, um Sistema de Gerenciamento de Armazém é fundamental para garantir o correto funcionamento do fulfillment center: Um WMS automatiza a atribuição de localizações, coordena as tarefas dos operadores e garante a rastreabilidade do produto ao longo de todas as etapas pelas quais esta passa em uma instalação. 

Diferenças entre um centro de distribuição e um armazém

Embora seja habitual utilizar os conceitos “centro de distribuição” e “armazém” como sinônimos, isso é um equívoco. Ao contrário de um armazém convencional, cuja principal função é armazenar e processar pedidos, um centro de distribuição se dedica aos processos de recebimento e expedição de mercadoria para reduzir os prazos de entrega ao cliente final. Essa é a razão pela qual os centros de distribuição costumam ser relacionados ao cross-docking

Em uma cadeia de suprimentos típica, os armazéns abastecem com mercadoria os centros de distribuição. Estes classificam os produtos seguindo inúmeros critérios ─ rotas da transportadora, estratégias de rotatividade, etc. ─ e fazem sua expedição no prazo e forma estabelecidos.

O normal é ter armazéns tradicionais e que os operadores logísticos ─ particularmente os 3PL ─ tenham centros de distribuição onde recebem os produtos de seus clientes e fazem sua classificação de acordo com a rota de entrega, fornecedor, referência, etc. 

Além disso, os centros de distribuição se converteram não só nos encarregados de gerenciar a complexidade da última milha logística, mas também da logística reversa. Situados perto das grandes cidades, são os primeiros em receber e gerenciar os pedidos errados que foram devolvidos pelos clientes.

Exemplos de centros de distribuição

Atualmente, o centro de distribuição é uma peça essencial na cadeia de suprimentos, pois recebe a mercadoria tanto de fornecedores quanto de outros armazéns, visando garantir uma logística eficiente para o cliente final. Se o centro de distribuição falhar, toda a cadeia logística pode ser alterada. Vejamos alguns exemplos de empresas que souberam otimizar a logística de seus centros para garantir um fluxo contínuo de mercadoria em toda a sua rede.

 
 

É o caso da Havi Logistics. O operador logístico alemão, com 48 centros de distribuição na Europa, confiou à Mecalux a remodelação de seu centro de distribuição em Lodi (Itália). O objetivo, desde o primeiro momento, era ampliar a superfície útil de armazenamento, de 4.870 m2 para 10.000 atuais. Como? Graças às estantes móveis Movirack da Mecalux, ideais para conservar o frio na instalação e aumentar a capacidade de armazenamento. Globalmente, a capacidade do armazém passou de 4.500 para 12.500 paletes

A modernização dos centros de distribuição é liderada pelos 3PL, que necessitam modernizar o recebimento, armazenamento e expedição de mercadorias para reduzir o prazo de entrega. “Para poder entender o quanto a instalação é eficiente, é importante indicar alguns números. Primeiro, o custo de armazenagem sofreu uma redução de 64%. A capacidade de armazenamento registrou um aumento de 55%. Terceiro, o retorno sobre investimento é de 1,2 anos. Finalmente, mas não menos importante, tudo isso foi possível mantendo um elevado nível de produtividade”, garante o diretor da Havi Logistics Itália após a reestruturação de seu centro de distribuição, realizada pela Mecalux. 

Os centros de distribuição se caracterizam por sua rapidez no momento de receber e expedir mercadoria. Isso aumenta o risco de erros, portanto, implantar um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é imprescindível se quisermos reduzir o tempo necessário para cada processo sem que isso cause interrupções no funcionamento do armazém. Essa foi a decisão adotada pela empresa Zaloker & Zaloker, uma distribuidora de material sanitário de Liubliana (Eslovênia) que escolheu o Easy WMS, o WMS da Mecalux, para seu centro de distribuição, conseguindo aumentar em 10% a produtividade sem elevar a taxa de pedidos errados. 

Em suma, o que esses exemplos demonstram é que a escolha adequada dos sistemas de armazenagem e a instalação de um software para coordenar as operações é crucial para garantir a eficiência dos centros de distribuição.

A redução no prazo de entrega faz com as empresas optem pela última tecnologia em docas de carga automáticas

A redução no prazo de entrega faz com as empresas optem pela última tecnologia em docas de carga automáticas

Centros de distribuição preparados para a Logística 4.0?

Os desafios apresentados pela logística 4.0 são uma oportunidade para aqueles que saibam gerenciá-la com eficiência. No entanto, aqueles que não se adaptam às mudanças podem incorrer em erro, o que levará a um excesso de custos e, em última análise, colocarão em risco a continuidade das empresas. Um centro de distribuição é a pedra angular que garante o sucesso da gestão logística. As principais dificuldades desse setor são conseguir entregas mais rápidas, precisas e competitivas, assim como  resolver os  problemas decorrentes  da logística reversa.

A Mecalux é especialista em soluções globais de intralogística para rentabilizar os processos em um centro de distribuição. Desde sistemas de armazenagem equipados com a última tecnologia até um software que exerce de verdadeiro cérebro do armazém, a Mecalux propõe soluções personalizadas para cada cliente. Entre em contato com a Mecalux e um consultor especializado irá assessorá-lo sobre como melhorar a eficiência de seu centro de distribuição.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: