O buffer é uma área delimitada dentro do armazém onde se deposita mercadoria de forma temporária

O buffer de armazém, um pulmão para produção e expedição

30 abr 2021

O buffer é uma área delimitada dentro do armazém onde se deposita mercadoria de forma temporária, tais como matérias-primas. Os artigos são guardados em um sistema de armazenagem específico ou diretamente no piso (armazenagem blocada) durante um período de tempo determinado até serem necessários.

Essa solução é frequentemente utilizada quando o ritmo de abastecimento e de consumo dos produtos não coincidem ou quando o armazém atua como ponto intermediário entre dois processos de produção.

Neste artigo veremos as soluções de armazenagem mais habituais para criar um buffer em um armazém, as vantagens de utilizar esse método de trabalho e como automatizá-lo para obter um melhor desempenho.

Buffer de armazém: definição e aplicações

Um buffer é um espaço destinado ao armazenamento temporário de mercadoria. Trata-se de um pulmão que aprovisiona os materiais necessários para um processo posterior (por exemplo, produção, expedição, processamento de pedidos ou kitting). Sua localização e organização pode variar em função do espaço disponível e dos requisitos de cada armazém.

A aplicação mais estendida de um buffer é a armazenagem temporária de bens destinados a um processo de produção (matérias-primas, embalagens ou produtos semiacabados). Esse tipo de buffer ─ muito frequente nas instalações de empresas cujo ritmo de trabalho é intenso ou que operam com o método just-in-time, como as empresas do setor automobilístico ─ se encarrega de abastecer de mercadoria na hora certa para evitar demoras que poderiam causar atrasos na produção.

Outra aplicação habitual de um buffer consiste em sequenciar e organizar a mercadoria necessária para processar pedidos e kits ou que deve ser expedida diretamente. Nesse último caso, o buffer costuma estar situado na área de expedição de um armazém. Ali também podem ser instalados canais dinâmicos de pré-cargas onde os pedidos permanecem à espera até serem depositados no caminhão que fará sua distribuição.

Como projetar a área do buffer?

No momento de projetar um buffer devemos considerar a superfície disponível, assim como a operação que deve satisfazer. Além de ter espaço suficiente para armazenar a mercadoria necessária também deve estar preparado para garantir um fornecimento contínuo e pontual.

Para que este buffer seja suficientemente eficaz, deve estar localizado onde for necessário. Por exemplo, o mais perto possível dos postos de processamento de pedidos, das docas de carga ou das linhas de produção (caso seja um pulmão de abastecimento).

Estantes dinâmicas que atuam como um buffer, abastecendo a fábrica com os produtos necessários

Estantes dinâmicas que atuam como um buffer, abastecendo a fábrica com os produtos necessários

É muito comum que as empresas depositem a mercadoria no piso, embora, em função do número de artigos e de movimentos, pode ser melhor instalar um sistema de armazenagem, tal como estantes para paletes, estantes dinâmicas ou estantes Push-back. Dessa forma, os produtos ficam bem organizados, o que facilita sua localização. Esses sistemas também garantem a segurança, tanto da carga quanto dos operadores.

Um buffer eficaz deve ser ágil e flexível. O sistema de armazenagem escolhido deve proporcionar a capacidade de armazenagem adequada e, sobretudo, facilitar uma operação eficiente para que as entradas e saídas da mercadoria sejam rápidas e ocorram no momento certo.

Vantagens de ter um buffer de armazenamento

Criar uma área de armazenamento temporário proporciona  as seguintes vantagens:

  • Otimização do espaço. Todo o espaço disponível é aproveitado para acomodar um maior número de produtos. Nessa superfície todos os artigos necessários para os processos realizados no armazém são depositados de forma temporária.
  • Proximidade e coordenação. O buffer está perfeitamente coordenado e interligado às demais áreas de trabalho onde são realizados o processamento de pedidos, de kits ou expedição. Isso proporciona agilidade à produção e aos envios.
  • Disponibilidade da mercadoria. Graças a armazenar com antecedência a mercadoria necessária para um processo, a disponibilidade é total, evitando atrasos e interrupções.
  • Maior produtividade. Aproveitar o espaço disponível e garantir o abastecimento dos diferentes processos desenvolvidos no armazém se traduz em um aumento da produtividade.
  • Redução de erros. No buffer os produtos são organizados seguindo a ordem em que vão ser necessários. Dessa forma, é possível minimizar erros e agilizar o fornecimento.

Automatizar um buffer de abastecimento

Uma das soluções mais frequentes para criar uma área de armazenamento temporário eficaz é a automação. Transportadores, sistemas automáticos com estantes dinâmicas ou armazéns automáticos de paletes e miniloads proporcionam uma grande flexibilidade e agilidade, além de aumentar a produtividade.

A automação é uma solução eficaz para criar um buffer ou uma área de armazenamento temporário da mercadoria

A automação é uma solução eficaz para criar um buffer ou uma área de armazenamento temporário da mercadoria

A automação proporciona um movimento ininterrupto de mercadoria onde for necessário. O processo de transferir os produtos consome muito tempo dos operadores, portanto, fazê-lo de forma automática com transelevadores, transportadores ou lançadeiras diminui o manuseio manual das cargas aumentando a segurança do armazém.

Além disso, dado que tudo está automatizado e digitalizado mediante  um Sistema de Gerenciamento de Armazém, a rastreabilidade do produto é total permitindo fazer um monitoramento em tempo real da mercadoria disponível.

Exemplos bem-sucedidos na implantação de um buffer

Uma infinidade de empresas recorrem a  armazéns temporários para depositar produtos que são utilizados em certos processos. Um buffer eficaz é aquele que aproveita a superfície disponível para depositar os produtos que são necessários e cumpre a função para a qual foi projetado.

A Mecalux tem uma vasta trajetória desenvolvendo esse tipo de solução logística para empresas de todos os setores industriais. Vejamos dois exemplos bem-sucedidos cuja automação é seu denominador comum. Seus benefícios: melhor desempenho e fluxo de movimentos controlado:

  • Luís Simões. O reconhecido operador logístico implementou um centro logístico na Espanha que foi equipado pela Mecalux com um bloco de estantes que utiliza o sistema Pallet Shuttle automático com lançadeiras. Tal instalação atua como buffer e cumpre a função de organizar, sequenciar e programar os pedidos processados que devem ser distribuídos.
  • Yamazaki Mazak UK. A Mecalux instalou um armazém automático em sua fábrica de máquinas industriais em Worcester (Reino Unido). Trata-se de um espaço onde são depositadas as peças recém-pintadas de forma temporária até estarem secas. A solução foi projetada para depositar os produtos que a empresa necessita e garantir que sua entrada e saída sejam realizadas no momento adequado e sem demora.
Armazém automático da Yamazaki Mazak onde as peças recém-pintadas secam em um buffer

Armazém automático da Yamazaki Mazak onde as peças recém-pintadas secam em um buffer

Se estiver planejando instalar um buffer em suas instalações logísticas não hesite, entre em contato conosco. Nossa equipe técnica terá imenso prazer em ajudá-lo e encontrará a solução mais adequada para resolver suas necessidades adaptada às suas particularidades e operações.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: