Automation helps businesses to boost productivity and provide more agile and efficient customer service

Os armazéns automáticos em 5 exemplos

21 abr 2022

Explicar o que são os armazéns automáticos com exemplos práticos é provavelmente a melhor maneira de entender seu funcionamento e sua contribuição para a logística das empresas. Os armazéns automáticos são, muitas vezes, a solução adequada quando um negócio exige um elevado nível de atividade logística. Uma maior agilidade no fluxo de mercadoria, um aumento da produtividade, processos mais seguros, um melhor controle do estoque e uma notável redução dos erros são alguns dos muitos benefícios oferecidos pelos armazéns automatizados

Um claro exemplo de armazém automatizado é aquele em que tanto o transporte quanto o armazenamento e o gerenciamento da mercadoria estão robotizados e digitalizados. Isso significa que são utilizados sistemas como os transelevadores para paletes, transelevadores miniload para caixas, transportadores ou outros equipamentos de movimentação automáticos como o Pallet Shuttle. Todos eles são dirigidos por um software (normalmente, um programa de gerenciamento de armazém). 

A Mecalux tem uma vasta experiência construindo diferentes tipos de armazéns automáticos em todo o mundo. Desde armazéns automáticos com estantes simples e compactas para paletes até armazéns automáticos para caixas, passando por câmaras frias de congelamento e instalações resistentes aos abalos sísmicos. Vejamos o top 5 dos armazéns automatizados da Mecalux:

Exemplo 1: um dos maiores armazéns automáticos autoportantes da Europa

A Hayat Kimya confiou na Mecalux para construir na Turquia um dos maiores armazéns automáticos para paletes da Europa. O armazém do fabricante líder no mercado euroasiático de produtos de higiene e limpeza mede 120 metros de comprimento, 105 de largura e 46 de altura. 

Esse armazém automático é do tipo autoportante, por isso as próprias estantes formam a estrutura que sustenta o edifício. Esse tipo de construção tem a vantagem de ser mais econômica e oferecer uma maior capacidade de armazenamento. Além disso, ao ter sido construído em uma área com uma elevada atividade sísmica, foi necessário reforçar sobretudo sua estrutura e, para tal finalidade, foram utilizadas 10.000 toneladas de aço (incluindo 2.000 toneladas adicionais de reforço antissísmico).

Com espaço suficiente para 161.000 paletes, a empresa centralizou seu elevado volume de pedidos em um único armazém completamente robotizado onde 15 transelevadores movem uma média de 6.500 paletes de entrada e 7.000 paletes de saída seguindo as indicações do Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux. O centro logístico também está interligado a três fábricas da Hayat através de túneis elevados equipados com transportadores e elevadores.

Tarik Demiryakan, chefe de logística da Hayat Kimya, diz: "A Hayat Kimya fez um grande investimento nesse armazém e estamos muito satisfeitos de tê-lo rentabilizado de forma imediata. Economizamos muito dinheiro fechando os armazéns externos, assim como a criação de um armazém centralizado nos permitiu eliminar o transporte entre as diferentes localizações.”

 

Exemplo 2: armazém automático com Pallet Shuttle para gerenciar 100.000 toneladas de batata congelada

Bem Brasil, fabricante de batata pré-frita congelada, apostou no sistema Pallet Shuttle da Mecalux. Nesse tipo de armazém automatizado, um transelevador (parecido a um guindaste) leva um carro motorizado para o início do canal da estrutura. O carro, de forma automática, é depositado em seu interior e extrai ou deposita os paletes.  

O armazém da Bem Brasil, que utiliza esse sistema, acondiciona mais de 33.000 paletes com matérias-primas utilizadas nos processos de produção e com produtos acabados prontos para a expedição. 

O armazém também é de construção autoportante e possui três corredores de 143 metros de comprimento com um bloco de estantes de 25 m de altura. Ao gerenciar alimentos congelados, a instalação também é uma câmara de congelamento e trabalha a uma temperatura constante de -30 ºC. Tal como explica João Emílio Rocheto, diretor presidente da Bem Brasil, o sistema Pallet Shuttle é ideal para reduzir o consumo de energia necessária para gerar frio: “sua operação robotizada nos ajudou a reduzir custos no consumo de energia, melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar a eficiência no manuseio e conservação da mercadoria.”

Armazém automático autoportante da Bem Brasil com o sistema Pallet Shuttle que utiliza transelevadores
Armazém automático autoportante da Bem Brasil com o sistema Pallet Shuttle que utiliza transelevadores

Exemplo 3: um armazém automático para caixas que aumenta em 25% a produtividade

O fabricante francês de ferramentas SAM Outillage transformou por completo seu armazém saturado e desatualizado de Saint-Etienne, que passou a ser um armazém que aproveita cada milímetro multiplicando seu nível de desempenho. Os armazéns automáticos dos exemplos anteriores moviam mercadoria paletizada. Nesse caso, trata-se de um armazém automático para peças pequenas, organizadas em caixas. 

O armazém automático para caixas é formado por três corredores de 40 metros de comprimento com estantes de profundidade dupla. As caixas são coletadas e depositadas nas estantes graças aos transelevadores miniload (parecidos aos de paletes, mas de menor tamanho). Devido a essa configuração, podem ser armazenadas até 20.000 caixas, por isso é uma solução perfeita para compactar o estoque. Tanto é que agora a SAM armazena 80% de suas referências no armazém automático para caixas. Além disso, a agilidade conferida pela automatização permitiu que a empresa registrasse um crescimento de 25% na produtividade de todas as operações, podendo entregar seus pedidos em apenas 24 horas

O novo armazém automático para caixas da SAM é gerenciado pelo Easy WMS, o Sistema de Gerenciamento de Armazém da Mecalux que atende as diferentes áreas de trabalho: recebimento, área de personalização dos produtos, criação de kits, preparação e envio de pedidos.

A SAM Outillage aumentou em 25% a produtividade de suas operações com o armazém automático para caixas
A SAM Outillage aumentou em 25% a produtividade de suas operações com o armazém automático para caixas

Exemplo 4: combinação do Pallet Shuttle e lançadeiras que despacha 4.000 pedidos diários

O operador logístico Luís Simões construiu com a Mecalux um armazém automático dotado do sistema Pallet Shuttle com lançadeiras e gerenciado pelo Easy WMS. Ao contrário do Pallet Shuttle com transelevador que vimos no exemplo da Bem Brasil, o sistema com lançadeiras confere uma maior agilidade e dinamismo ao fluxo de mercadoria. Por que? Em vez de ser um único transelevador que se encarrega de todos os níveis de armazenamento, se instala uma lançadeira em cada nível multiplicando os ciclos/hora. 

No caso da empresa Luís Simões foram colocadas duas lançadeiras em cada nível de armazenamento para dobrar o desempenho e garantir o funcionamento ininterrupto do armazém durante as tarefas de manutenção. Essa instalação cumpre a função de buffer temporário, organizando, sequenciando e programando mais de 4.000 pedidos diários para qualquer tipo de empresa, principalmente de alimentação, bebidas, perfumaria, cosmética e varejo. 

Ao ser um sistema compacto, foi possível otimizar a superfície disponível. Nesse sentido, Rui Simões, administrador das áreas de Logística e Inovação da empresa, afirma que “é evidente que a eficiência de nossas operações melhorou significativamente. Para armazenar a elevada quantidade de paletes que temos necessitaríamos de um espaço de 9.000 m². Com o armazém automático ocupamos apenas 6.500 m².”

 

Exemplo 5: armazém automático do setor médico para lidar com o aumento da atividade causado pela COVID-19

A multinacional Intersurgical, que projeta, fabrica e distribui dispositivos médicos para respiração assistida, aumentou em 50% os fluxos de seu novo armazém devido à pandemia de COVID-19. O resultado? Conseguiu distribuir um milhão de respiradores para o pessoal sanitário da Lituânia em um tempo recorde. Qual o segredo para fazê-lo de uma forma rápida e sem erros? Ter uma logística flexível e operacional 24 horas por dia graças à automatização oferecida pelos sistemas de armazenagem da Mecalux. 

Recentemente, a Intersurgical inaugurou na Lituânia um dos maiores armazéns dos países bálticos devido à sua estratégia de centralização logística. Com capacidade para 50.400 paletes, o armazém automático é composto por oito corredores de 121 metros de comprimento com estantes de 30 m de altura e de profundidade dupla. Essa configuração de alta densidade permite que as estantes possam acomodar dois paletes em um mesmo nível de armazenamento, um atrás do outro. Para acessar o palete mais distante, os transelevadores estão dotados de garfos telescópicos.

A automatização também foi decisiva para conseguir um dos requisitos indispensáveis para a logística farmacêutica e o gerenciamento dos produtos de saúde: a assepsia. Ter uma logística robotizada evita que os operadores manuseiem a mercadoria de modo manual. Além disso, a rastreabilidade dos produtos oferecida pelo Easy WMS permite fazer um acompanhamento da mercadoria em tempo real, ou seja, desde que chega da fábrica até ser expedido, algo básico ao tratar-se de produtos para centros cirúrgicos e hospitais.

O armazém automático da Intersurgical na Lituânia é composto por oito corredores de 121 m de comprimento com estantes de profundidade dupla em ambos os lados
O armazém automático da Intersurgical na Lituânia é composto por oito corredores de 121 m de comprimento com estantes de profundidade dupla em ambos os lados

Automatização, fundamental para uma logística eficiente

Implementar a tecnologia e a robotização nos processos logísticos se converteu em uma necessidade no momento de gerenciar a logística de empresas que tenham um elevado volume de atividade. 

Se você acredita que sua empresa também pode se beneficiar das funcionalidades oferecidas pela automatização, independentemente do produto que manuseie e do setor em que trabalhe, entre em contato conosco. Temos mais de 50 anos de experiência ajudando as empresas a encontrarem o sistema de armazenamento automático que melhor se adapte à sua logística.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: